16 de julho de 2016

Resenha – Depois de Você

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Tradutora: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 320
Adquira: AmazonAmericanas, SaraivaSubmarinoLivraria Cultura
Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de vocês conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Cark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obrigada voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo o trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedorias, risadas, frustações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

(Leia a resenha do livro Como eu era antes de você)

Leitores, já vou começar dizendo: Me surpreendi muito com esse livro.
Depois do final de Como eu era antes de você [Alerta Spoiler], com a Lou em Paris e tecnicamente, vivendo como Will pediu, eu não esperava que a vida dela tinha se transformado naquilo. Ela volta no início de tudo e eu não imaginei isso de forma alguma.
Ela se transforma, desde suas roupas até seu estado de espírito. Clark tenta se encontrar, achar seu lugar no mundo, mas acaba se perdendo ainda mais.
Então digo, se vocês acham que ela conseguiu continuar vivendo intensamente, precisam ler Depois de você, o mais rápido possível.

“Falhei com você, Will. Falhei com você de todas as maneiras possíveis.” Página 35

Para ajudar ou atrapalhar a Lou seguir em frente, tem a Lily, essa adolescente do passado de Will, surge, não vou dizer quem é, mas, juro, eu li várias vezes para ter certeza de que não estava imaginando coisas. 
Particularmente, amo a Lily, e por mais que eu estivesse louca para saber que rumo tomaria a vida da Lou, estava muito mais desesperada para saber sobre a Lily e o que aconteceria com ela.
Uma das coisas que acho melhor nesse livro, é que a autora não se prendeu só aos personagens que vem de Como eu era antes de você, muito pelo contrário, ela trouxe vários novos personagens. Com alguns você ri, outros você chora e assim, vai. Isso, sem dúvida é o melhor.

“De que adianta se aproximar de uma pessoa se vamos perdê-la?” Página 234

Outra coisa muito boa em Depois de você, é que os personagens secundários, tiveram mais espaço. Não tem como não rir e não se apaixonar (principalmente naquele final) da Josie e o Bernard, os pais da Lou.

“Não quero que toda a minha felicidade dependa de outra pessoa, não quero ser refém de destinos que não consigo controlar.” Página 187 

Bom, falei sobre outros personagens, mas vou focar na Louisa.
Lou para com a sua vida, fica sempre na mesma rotina e então seu mundo se encontra com o de Lily. Elas são diferentes, desde a idade até a forma de viver. Uma complementa a outra, mas tudo se mistura com o passado perturbado de Lily e a Lou tentando se encontrar. 
E para melhorar ainda mais, aparece Sam, o que pode dar a Lou uma luz no fim do túnel ou pode atrapalhar ainda mais, fazendo as decisões se tornar mais difíceis.
Na minha opinião, Lou se perde muito, e ela faz dos problemas dos outros, como os da Lily, desculpa para não seguir em frente, mas ao mesmo tempo, entendemos ela, e em como deve ser difícil continuar.
Em Depois de você, temos uma nova versão da Lou, por tudo o que ela trás e ela está tentando se encontrar, mesmo que, aparentemente, não se esforce para isso.
Bem, eu sofri com essa fase nova da Lou, pois a Jojo conseguiu transmitir para o leitor o quão perdida Clark estava. Por mais que eu tenha me surpreendido no início com o estado que se encontrava a personagem, fui entendendo-a ao passar das páginas e com isso, eu compreendi o que ela estava passando. 

“Viu? Estou aqui, viva, bem no limite. Estou fazendo o que você mandou!” Página 12

A histórias trás novos personagens. Trás passados até então não descobertos. Trás mundos diferentes. Trás a mistura de pessoas tentando juntar seus mundos. Trás novas perspectivas de vida.
Depois de você é tão bom quanto Como eu era antes de vocêDepois de você é sem dúvidas a continuação perfeita. Depois de você é o que cada um pode sentir um dia se perder alguém que ama, não importa se é um namorado, um parente ou um amigo. Eu já senti o que Clark sentiu e isso é o melhor da história, Jojo Moyes conseguiu trazer verdade para todos os sentimentos da Louisa e de todos os outros personagens. 

Se deixar, não paro de falar sobre esse livro. Expressar o quão maravilhada estou com essa obra é impossível, nunca terei palavras o suficiente. Só digo a vocês: leiam! 

“Amei um homem que me mostrará o mundo, mas que não me amara o suficiente para permanecer nele.” Página 265
Mostrar Comentários
Ocultar Comentários

2 comentários:

  1. Nossa eu já queria ler esse livro, agr com essa resenha...Pft preciso comprar logo MDS....

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu já queria ler esse livro, agr com essa resenha...Pft preciso comprar logo MDS....

    ResponderExcluir