Resenha | Apenas Uma Garota Comum – Heloísa Galindo

Livro: Apenas Uma Garota Comum
Autora: Heloísa Galindo
Editora: Novo Século
Páginas: 136
Serena é uma garota normal, que vive em uma cidade na Califórnia com sua irmã Sierra e seus pais. Como toda adolescente, frequenta a escola com sua amiga Aísha. Outro detalhe comum da idade: não é a melhor aluna em matemática.
Na manhã do seu aniversário, coisas estranhas começam a acontecer com Serena, e, junto com sua amiga, ela tenta encontrar um modo de voltar ao que acredita ser normal.
Serena é uma garota normal, como qualquer outra. É uma adolescente preste a completar dezesseis anos, frequenta a escola, tem uma melhor amiga, Aísha e não é tão popular. Ela é o estereótipo de uma adolescente normal, comum.
Sua família é também como qualquer outra, seu pai, sua mãe e sua irmã mais nova, porém, eles, principalmente sua mãe, nunca se lembram de seu aniversário e sempre nesta mesma data, eles viajam, deixando Serena sozinha em casa.
Na escola, por não ser tão popular, eu diria que nem um pouco, Serena só tem uma amiga que é Aísha, amiga essa que ao contrário de Serena é popular. Mais um fato provando que sua vida é muito comum, Serena tem sua inimiga, Caise, a garota mais popular do colégio. Caise é linda e boa em tudo o que faz, e sem um motivo aparente, não gosta de Serena e faz de tudo para infernizá-la. Serena tem também uma pessoa da qual confia muito, que é a professora Mitch de mitologia.
Seguindo sua vida comum normalmente, a família de Serena viaja na semana de seu aniversário (novamente) por causa de sua avó que está doente, sendo assim, a garota fica sozinha em sua casa. Seus pais, principalmente sua mãe, não liga para ela com frequência e nem dão algum sinal de que talvez lembrem-se do seu aniversário. Mas tudo bem, isso é normal na vida de Serena e ela teve que aprender a conviver com isso. Porém, na manhã de seu aniversário de 16 anos coisas estranhas começam acontecer. Coisas que não são comuns começam a acontecer com Serena, uma garota que até então é comum.

Acho que a primeira palavra que posso usar para resumir esse livro é surpreendente. Surpreendente de todas as formas. Pela sinopse eu esperava que o livro fosse uma fantasia e tal, mas sei lá, alguma não me deixava acreditar que era uma fantasia de fato e ao ler o livro eu ficava: Como a autora está fazendo isso? Ela é uma garota normal, mas os olhos mudam de cor, mesmo assim, ainda é normal. Um ponto muito interessante é que a autora não criou um suspense propriamente dito, a personagem precisa saber o que é, então até certo ponto a autora conseguiu me deixar naquela confusão boa que deixa o leitor intrigado e instigado, mesmo assim, não parece um mistério ou suspense criado propositalmente. A escritora não precisou criar um suspense, porque a história por si só, já é um suspense. 

Serena é uma adolescente normal e esse é o ponto principal da história. Percebemos que é uma menina que sente um pouco a falta do amor de família que ela sente não ter por alguns fatores. A escritora deixa claro a falta que ela sente da família lembrar-se do seu aniversário e alguns outros pontos. Achei essa parte o melhor ponto, porque a escritora não criou uma personagem comum só nas atitudes, como também nas emoções, e isso representa a normalidade dela. Quando as coisas estranhas começam acontecer com ela, como os olhos mudando de cor e alguns poderes surgindo é legal acompanhar os sentimentos da personagem, porque uma coisa que odeio em livros de fantasia e que, ainda bem, não acontece nesse, é quando o personagem fica recusando os seus poderes, procurando uma solução, criando um drama que não existe. É claro que Serena está preocupada, se as pessoas perceberem seus olhos mudando do azul para o rosa, vão chamá-la de aberração, mas quando começa a sentir seus poderes, ela entende também que pode ter algo de interessante, algo de legal nisso. Serena, é garota comum que coisas estranhas começam a acontecer. Ela está amadurecendo, precisa aprender a lidar com seus sentimentos, sua vida e é encantador acompanhar esse crescimento dela.
"A vida dela havia se tornado um inferno. Ela se tornará uma aberração e não fazia a miníma ideia de por que isso aconteceria."
Aísha é aquela personagem coadjuvante que trás uma leveza para a história. Deixa a história mais alegre e é maravilhoso ler as cenas dela. Ela acha encantador o que está acontecendo com a amiga, mas mesmo assim não deixa de viver a sua vida, fazer os seus trabalhos e tudo mais. Percebemos uma personagem coadjuvante que não está ali apenas para acompanhar a protagonista, mas que sim, também tem a sua vida. Sierra, irmã mais nova de Serena é um amor, com poucas cenas, ela ganha o coração dos leitores. A professora Mitch é uma personagem que me surpreendeu, ao mesmo tempo que eu achava que ela tinha as respostas para as perguntas da Serena, eu nem sequer imaginava a ligação dela com toda a história. Esta sem dúvida foi uma personagem surpreendente.
Caise é uma personagem que faz meus sentimentos oscilar. Eu não gosto do que ela faz com a Serena, mas gosto da forma que a escritora desenvolve a personagem. Caise é aquela típica personagem popular, linda e que todos adoram, sentem inveja e tal, porém, ao contrário de muitas personagem deste esteriótipo, ela é muito inteligente e dedica no que faz. Eu acredito que na continuação da história a autora vai desenvolvê-la bastante, só não sei se para o bem ou para o mal. Não tenho certeza, mas acredito que ela é uma personagem com muito mais a oferecer.
"Você tem poderes incríveis que qualquer um gostaria de ter! Seus olhos mudam de cor, como um anel de humor gigante. Você é incrível, mas só sabe reclamar e enxergar o lado ruim de tudo."
A escrita da Heloísa é muito simples e acabou sendo o que mais gostei na história. Muitos livros que abordam algum tema mitológico é composto por muitos detalhes que muitas vezes são desnecessários e acabam tornando a leitura lenta e entediante, Apenas Uma Garota Comum não é assim pois é real ao que realmente quis trazer e por justamente não ter aquele monte de detalhes é que digo que a escritora não precisou criar um suspense, pois a história em si já é um.
O desenrolar da história é fascinante. Quando descobrimos o que Serena realmente é (queria muito contar para vocês!!!) é uma surpresa, mesmo que eu esperasse algo do tipo pelas dicas que a história vai lhe dando, ainda assim é um surpreendente o mundo que a Heloísa criou.
Entrando na questão do mundo que a escritora criou, mais um ponto positivo da história é que a história não se baseia só na protagonista e a escritora não precisou trazer personagens de fora para criar esse mundo mitológico. Os personagens também comum que convivem com Serena podem estar diretamente ou indiretamente ligados com esse mundo e isso é surpreendente, porque juro, até certo ponto da história, você não desconfia de certas pessoas, certos personagens.
"Minha vida virou essa loucura sem pé nem cabeça. Tudo está uma droga. Como eu queria poder voltar no tempo."
Comecei dizendo que esse livro é surpreendente porque, claro, superou todas as minhas expectativas. Por ser um livro relativamente pequeno em um número de páginas, eu tive aquela insegurança, achando que a escritora não conseguiria desenvolver a história, mas muito pelo contrário, é difícil encontrar escritores que sejam tão verdadeiros ao que deseja escrever como foi a Heloísa. Ela criou essa história que trás a questão do amor, afinal, aquela família parece não amar tanto a filha mais velha, porém, a mãe pode ter algo a ver com o que está acontecendo. Que envolve a amizade verdadeira entre duas ou mais pessoas e o quão importante é essa amizade nas momentos difíceis e nos bons também. A escritora conseguiu trazer atitudes e emoções de uma adolescente comum que vive em mundo comum, ao mesmo tempo em que trás algo que aparentemente não é normal.

O final é maravilhoso. É fantástico. Da mesma forma com que começou a narrativa do livro, tudo flui levemente e de forma simples, explicando e fazendo com que muitas coisas se encaixe na sua cabeça, ao mesmo tempo em que a escritora consegue deixar perguntas na cabeça do leitor, tornando-se assim um gancho para o segundo livro que estou ansiosa para começar a ler.
"Ela abaixou a cabeça e começou a chorar. Sua vontade era de fugir. Correr para longe e nunca mais voltar."
Simples e leve, esse livro vai te surpreender. Enquanto acredita está lendo apenas uma história comum, Apenas Uma Garota Comum, trás um novo mundo e junto com os personagens da história você o desbravará, sendo assim, será levado para uma narrativa envolvente que não te deixará largar o livro até a última página.
Em uma história que envolve o mundo real com o fantasioso, Apenas Uma Garota Comum te leva também por uma história permeada por sentimentos que envolvem esses dois mundos. Sentimentos que mostram o quão comum é a história, ao mesmo tempo em que mostram o quão não comum é também.
"Já havia lido todo tipo de livro, então era como se ela vivesse em um mundo de fantasia."
 Adquira

15 comentários:

  1. Puxa, eu não conhecia o livro e confesso que apesar de achar bonita a capa, não esperava que a história fosse uma que surpreendesse. A resenha super em convenceu! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  2. Olá... tudo bem???
    Nossa gostei muito de sua resenha... o título do livro me chamou atenção, mas a capa nem tanto... sabendo o que acontece no enredo me deixou bem curiosa para querer conhecer a história de Serena, porque de uma garota comum, vai acontecendo coisas incomuns e ela vai tendo que se adaptar nestes novos fatores e foi exatamente isso que me chamou atenção para querer ler o livro... Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee, tudo bom?
    Eu também não conhecia o livro, mas a sinopse me deixou com aquela famosa pulga atrás da orelha, com todo esse suspense e essa sinopse que não entrega nada eu fiquei na maior curiosidade hahaha' Como assim os olhos mudam de cor? MEU DEUS EU TO PIRANDO hahahaha que maldade essa resenha, eu fiquei muito na expectativa de saber mais e você me enrolou, fez atiçar a vontade apenas u.u Quero, mas não tenho dinheiro, como podemos lidar? hahaha

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  4. Só da personagem principal não ficar de mimimi querendo recusar seus poderes eu já fiquei interessada na história. Já foi essa dos poderes aparecerem e a galera ficar de frescura haahaha
    Adorei a capa desse livro. Me lembra umas aquarelas que vejo na internet.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  5. Essa capa toda colorida é muito linda. Nunca tinha visto esse livro antes, mas pelo pouco que li dos seus comentários, vi que vale muito a pena, principalmente pelo final :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acho que a capaa pra esse livro poderia ser outra, mas mesmo assim a historia me agradou muito. Adoro esse selo da editora porque tem nacionais maravilhosos <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adoro livros com uma pitada de suspense. Fiquei curiosa com o desfecho final, qual é o motivo de serena ser assim e se os pais sabem disso. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Uau, não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa para ler ele, principalmente por saber que tem suspense... Adorei a resenha e a capa do livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Não conhecia o livro ainda, mas parece ser bem misterioso. Fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com a Serena.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Fiquei de coração apertado quando disse que não só esqueciam o aniversário dela, como a deixavam sozinha. Acho que vou gostar da irmã dela. Acho lindo quando os autores retratam a amizade nos livros. Isso me toca. Fiquei muito curiosa para descobrir o que ela é e gostei de saber que temos uma história envolvente e muito bem escrita mesmo que em poucas páginas. Não conhecia, mas agora não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Achei essa capa bem da feia e a sinopse é bem clichê. Mas depois as coisas mudam né? hehe. E agora vou ter que ler esse livro só para descobrir o que ela é porque sou dessas que não me aguento de curiosidade, muitas vezes leio o final do livro antes hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem??
    Adorei a resenha! O livro parece ser incrível, e adorei saber também que nos prende até a última página, adoro livros assim... Fora que esse mistério me fascina!
    A capa é linda também!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gosto de livros que trás personagens mais realistas, amei a recomendação, vou anotar a dica bjs

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, amei sua resenha. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito bom, já fiquei com vontade de ler.
    Beijos
    http://blogeufloroficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir