Resenha | O Jogo da Verdade – Kézia Martins

Livro: O Jogo da Verdade 
Autora: Kézia Martins
Capítulos: 50
Até onde vai uma verdade feita em pedaços?
Melissa é uma garota de 17 anos feita de mentiras, ela se muda para outra cidade junto com seu pai e irmão mais novo para tentar recomeçar. Esquecer o passado e todo o mal que ele fez. Ela estava conseguindo tudo isso, já tinha quase um namorado, ótimas amigas, tirava boas notas e fazia parte do time de vôlei da escola. Estava tentando ser uma pessoa melhor, nova, diferente, mas tudo desanda quando Fernando, um velho amigo do seu passado, aparece de surpresa na cidade. Depois de quase dez anos sem se verem, ela imagina que agora eles passariam a se tratar como desconhecidos.
Ou seria ela que acabou se tornando uma?
Sua vida vira de cabeça pra baixo. Fernando fica cada vez mais próximo. Matheus, o cara que pediria ela em namoro estava a traindo. Seu pai parece estar escondendo algum segredo. E ainda tem aqueles sonhos, aquelas perturbações noturnas que insistem dizer como ela era uma garota ruim. Uma filha ruim. Alguém que não merece confiança porque ela mesmo mente todos os dias. O problema é que ela já não sabe se as mentiras são para si ou para as outras pessoas. Agora ela terá que descobrir da pior maneira que nem tudo é o que parece ser.
Melissa, uma adolescente com a vida aparentemente normal e simples. Morando com o pai e o irmão de treze anos, ela tem duas melhores amigas: Adriana e Fabiana. Tendo personalidades diferentes, elas formam um grupo de amigas normal de um colégio.
Porém, nem tudo parece estar tão normal na vida de Melissa porque a adolescente tem pesadelos constantes sobre algo do qual ela se sente culpada, mas ninguém sabe. Esse é o seu segredo. É o segredo de sua vida. O que Melissa pode e deve fazer é continuar, ela terá que aprender a viver com essa culpa e talvez possa ser realmente feliz, afinal tudo está dando certo.
Entretanto, nem tudo está dando tão certo, quando Melissa acredita que vai ser pedida em namoro por seu ficante, Matheus, isso não acontece. Com rosas e chocolate, seu ficante vai na direção de outra garota e parece pedi-la em namoro, mas isso não é o que mais intriga a Mel, o que prende atenção dela é Fernando, o garoto novo no colégio.
Lindo, Fernando chama a atenção das garotas, mas os olhos dele parecem estar vidrados na Melissa enquanto a mesma o encara de volta, claro, ele era lindo, mas não era isso o que lhe chamava atenção. Mel tinha a impressão de já conhecer Fernando.
Melissa não estava errada. Ela realmente conhecia Fernando. Ele era parte do seu passado. Ele fazia ela se lembrar do que queria esquecer. Com Fernando de volta à sua vida, o segredo de Melissa parece cada vez mais aterrorizá-la e até quando ela poderá escondê-lo de todos? O que é este segredo? Até quando ela conseguirá se esquivar da verdade?

Bom, quem me conhece sabe que não posso de forma alguma ler livros online, eBooks e tudo mais por alguns problemas de saúde, mas sério, eu não aguentei a minha amiga falar tanto desta história e precisei ler. Eu li um capítulo aqui, outro ali, para não forçar tanto, porém no final eu acabei lendo tudo de uma vez e tive que tomar alguns remédios (minha mãe está furiosa), mas o que posso dizer é que valeu a pena. Por mais que tenhamos algumas partes consideradas fortes, eu achei O Jogo da Verdade um livro leve, rápido e que flui bem.

Melanie, é uma protagonista que trás o mistério por meio de seu segredo (é a parte principal, óbvio), por mais que eu não tenha achado o segredo algo tão forte, porque até certo ponto é só uma suposição, é compreensível o medo, a culpa e a angustia que a personagem carrega consigo. Sem dúvidas Melanie é uma ótima protagonista, mas não acho a história dela tão encantadora, porque em muitos pontos achei ela dramática, principalmente em algumas atitudes com as amigas. Porém, o principal para mim que me fez ficar meio frustrada com a Mel, foi o Fernando.
Fernando, entra no quesito do que já falei aqui no blog, é um personagem que me desagrada por ser tão perfeito. É lindo, romântico, fala a coisa certa no momento certo, não erra em nada. Sério, isso me irrita demais. Ele é um personagem do qual não gosto, mas não posso dizer que ele mal desenvolvido porque acredito que ele nem história tem, só fica envolta da Melissa e só pensa nela. Isso sinceramente me irritou.
"Para mim era certo pensar que o que eu fazia fosse certo, mesmo não sendo."
Por eu não gostar principalmente do Fernando, é meio óbvio que o romance da história não me encantou. Porém, não quero trazer este ponto como crítica literalmente, porque acredito que esta seja a parte mais subjetiva da história.
Eu não gostei, achei um pouco clichê demais, pra mim era muito óbvio como eles iriam terminar porque por mais que fosse criado impasses naquele relacionamento, ele não tinha emoção e sinceramente, muito mesmo química. Entretanto, digo que isto é muito subjetivo, porque tenho como base o meu gosto pessoal. Um exemplo disto é que esta minha amiga que leu também o livro, é completamente apaixonada pelo Fernando e acha o romance entre ele e a Melissa maravilhoso. Então, a escritora conseguiu criar algo bem interessante onde ela divide opiniões, mas mesmo assim não deixa de ser interessante porque ela criou um conflito de interesse e gosto pessoal que leva o leitor a querer chegar ao final para ter certeza de como tudo vai terminar.

As amigas da Melissa são maravilhosas. Adoro a Fabi, toda fofa e romântica, porém eu acho que ela vai se desenvolver mais no próximo livro da Kézia, então ela não tem tanto destaque neste. Porém, deixei até para falar separadamente da minha personagem favorita, Adriana. Com essa personagem a escritora conseguiu realmente me fazer amar a história.
Adriana trás aquela parte da menina linda, mas trás também a menina forte e que enfrenta tudo e todos – literalmente –, ao mesmo tempo em que é engraçada e o melhor nela é: sabe que é maravilhosa, não é prepotente, mas também não se faz de coitada e sabe seu lugar no mundo.
Pelo que sei o próximo livro vem para contar a história de Adriana e estou bem ansiosa para lê-lo, por mais que eu pretenda imprimir todos os capítulos para ler, pois não estou com tanta vontade de ter outra dor de cabeça da que tive. Brincadeirinhas à parte, o que quero dizer é que a Kézia trouxe uma personagem coadjuvante muito forte e marcante e que pode rapidamente roubar o lugar da protagonista como destaque e sinceramente, achei isso maravilhoso. Adriana é a melhor e merece muito destaque.
"Pode ser bobo, mas de mentira em mentira a gente acaba por esconder uma grande verdade."
Claro, o título do livro já se refere a revelação de verdades, desvendando mistérios e acho que a autora conseguiu desenvolver essa parte muito bem. Ela conseguiu realmente criar um mistério e uma curiosidade sobre o que era o segredo da Melissa, por mais que quando realmente descobrimos o que é e o que aconteceu, eu pensei que fosse ser mais forte. Só que este ponto a escritora conseguiu compensar com a revelação de segredos de outros personagens, como o que o pai da Mel escondia.

Por mais que tenha alguns pontos que não foram os meus preferidos, acredito que O Jogo da Verdade tenha muitos pontos positivos. O Jogo da Verdade entra naquele núcleo adolescente, como nos filmes e nas séries adolescentes americanas, entendem o que quero dizer? O livro trás uma história jovem, com uma linguagem jovem, com personagens jovens e é voltada para os jovens. São adolescentes e a escritora consegue trazer os sentimentos deles e é bem gostoso de ler, porque por mais que o livro traga acontecimentos fortes, você vai sorrir em partes da história porque de alguma forma você já sentiu aquilo, já viveu aquele mundo, já passou por aquelas sensações.

É um livro bem leve de ler. A linguagem jovem dele é o ponto principal para que a história flua tão bem. Você vai sorrir, rir, ficar triste, talvez até chorar e é natural, sabe? É uma história simples mas que traz aqueles sentimentos meios bobos, mas que são sentimentos e de alguma forma nos tocam.
"As vezes ser fraco é o melhor jeito de vencer."
O Jogo da Verdade é aquele livro que você vai ler com calma, que vai te levar para a sua infância, para a sua adolescência. É aquele livro que tem personagens que de alguma forma te representam, que fazem seus sentimentos mais bobos aflorar, é aqueles sentimentos que você deixou para trás porque já era velho demais para sentir. Com simplicidade e leveza você viaja por uma história jovem e cheia dos mais variados sentimentos.
"Eu acredito no amor, mas não em histórias de amor."
Adquira
Pessoal, o melhor de tudo é que este livro, O Jogo da Verdade, está disponível no Wattpad. Então para você começar a ler agora mesmo é só clicar aqui

13 comentários:

  1. Oiiii sua lindaaa! Eu tô aqui toda boba com sua resenha. Muito feliz por ter gostado do livro, msm com os pós e contras e principalmente os contras. Aliás, muito obrigada pelos contras. Isso me ajudou muito para desenvolver melhor o livro da Adriana. Quero que vocês amem esse é me desculpa por fazer sua mãe brigar com você kkkkk tô em sentindo culpada agora mas muito feliz por causar isso, até porque é um sinal que a história realmente te prendeu e isso é maravilhoso! Muito obrigada <3

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeee! Estou maluca pra saber o que te fez fazer a leitura ao ponto de passar mal.haha Vou procurar!
    Estou te seguindo em tudo! Amei seu blog! A forma como te expressa com as palavras é única! Amei amei!
    Beijos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  3. Oi, sua linda, tudo bem?
    A Kézia é uma amor de pessoa. Essa é a primeira resenha que leio, que pena que o personagem não lhe agradou e por isso você não conseguiu se envolver com o romance deles. Engraçado, você me deixou curiosa para descobrir não o segredo dela e sim qual a relação dele com esse passado dela. O que ele sabe? Ela vai conseguir ficar com ele sendo que ele a faz lembrar de algo que ela quer esquecer? Mesmo com as ressalvas parece um bom livro. Gostei muito da sua resenha sincera, ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu conheci esse livro aqui no seu blog e até adicionei ele no wattpad para ler. mas quando fui ver no skoob ele não está cadastrado e só leio livro que estão cadastrados lá. Sou dessas hehe. Mas achei o enredo interessante. Pena que o mocinho é do tipo que você não gosta. Eu sou assim com badboys dos new adults. Já leio com aquela implicância e não aprecio tanto a leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oiiii

    Não conhecia esse livro, parece ser bem interessante. Pela sinopse não me chamava tanto a atenção, mas conforme eu fui lendo a resenha, me convenceu. Fica anotado na minha listinha

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Eu acompanho o blog da Kézia, mas ainda não consegui ler o livro dela. Parece muito bom!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Que pena que você não gostou cem por cento.Te entendo.também não curto muito personagens ahahahaha. gostamos de histórias que nos aproximem da realidade né? que possamos nos identificar :)
    mesmo assim, fiquei curiosa para saber o desenvolvimento da história!
    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já li algumas resenhas do livro e fiquei realmente curiosa.
    Principalmente porque a autora conseguiu desenvolver uma belas história de mistérios e ainda inclui um romance em poucas páginas.
    Vou querer dar uma conferida em breve.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  9. Oieee!! Eu nunca li nada da Kézia, mas já tenho empatia porque gosto muito do blog dela rsrsrsrs Tb gosto de clichês, mas entendo perfeitamente que vc não tenha gostado, mas de todas as forma,s sendo uma leitura leve e fluída, acho que vale a pena!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou com esse livro para ler, só me falta tempo!
    Já li um livro da Kézia antes e gostei muito, minhas expectativas estão altas para este.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A Kézia é uma fofa e escreve super bem. Apesar de eu não ter lido nenhum livro dela ainda, as postagens que leio sempre no blog são lindas. Quero me aventurar em breve nas histórias dela.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Eu recebi o livro da autora para ler e estou super curiosa... Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Estou com muita vontade de ler esse livro, pois estou curioso a respeito do segredo da Mel, mas gostei do que você disse também das amigas, com certeza irei me encantar com elas. Já sobre o Fernando, preciso ler para saber. Portanto, irei adicionar o livro na minha lista de leituras e em breve te conto o que achei. ❤️

    Com amor,
    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir