RESENHA | Agora e Para Sempre, Lara Jean – Jenny Han

Livro: Agora e Para Sempre, Lara Jean
Autora: Jenny Han
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean - aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las - foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito - organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura -, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família - e, quem sabe, o amor de sua vida - para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?
Lara Jean teve todas as suas cartas – aquelas que escreveu para todos os garotos que amou – enviadas para os próprios garotos. Sua vida vira uma confusão, sua irmã vai embora para estudar, ela parece gostar do agora ex-namorado de sua irmã e para fugir disto, começa a fingir um namoro com Peter Kavinsky. Peter era um dos garotos que Lara Jean amou e também recebeu a carta, mas hoje ela não sentia mais nada. Pelo menos era o que achava. Ambos estão neste relacionamento falso com um propósito, porém, nenhum destes propósitos era se apaixonar. Isto não deveria acontecer. Entretanto, ninguém consegue controlar seus sentimentos.
Quando realmente tentam um relacionamento de verdade, Lara Jean e Peter enfrentaram muitas barreias. Medos, inseguranças, a ex-namorada dele e um garoto que está apaixonado por Lara Jean e com tantas inseguranças, ela  poderia facilmente se apaixonar por ele também. Porém, não é só isso, Lara Jean é uma adolescente e está amadurecendo, mas isso nunca será fácil para ninguém. Sofrerá bullying e precisará ser forte para superar tudo e talvez seu relacionamento com Peter não funcione.
Entretanto, eles realmente se amam e estão disposto a fazer dar certo. Em Agora e Para Sempre, Lara Jean vemos que o relacionamento deles realmente deu certo, porém só até ali. Estão no último ano, vão para faculdades e eles tem planos, mas o destino nem sempre está de acordo com estes planos e então, Lara Jean precisará mostrar o quanto amadureceu para tentar escolher. É uma batalha difícil. O coração e a razão estão em lados opostos e ela precisa escolher qual lado irá seguir.

Quem me conhece sabe o quanto eu amei os dois primeiros livros quando li pela primeira vez ano passado, e sabe o quão ansiosa eu estava por esta continuação. Só tive com lê-lo agora e só posso dizer que mais uma vez Jenny Han me conquistou e me fez abraçar esta trilogia com o coração. Eu tinha certeza de que iria amar e isso se confirmou ao ler e no primeiro capítulo já estar maravilhada com o quão magnífica é a história de Lara Jean.
"É assim que acontece? Você se apaixona e nada mais parece assustador, e a vida é apenas uma grande possibilidade?"
Lara Jean é a personagem que realmente merece ter a história contada porque ela é tão maravilhosa. Tão ela. Hoje, de todos os livros que já li, Lara Jean está entre as minhas protagonistas favoritas. Ela é uma jovem que está crescendo e tendo as cobranças da família que uma adolescente tem. As cobranças da sociedade para um adolescente. Você ainda não é um adulto, mas não pode agir como criança. Você precisa ir bem na escola. Você precisa entrar para a faculdade. E com tudo isso, junta-se com as próprias emoções: o medo, a insegurança, a vontade de conseguir tudo o que deseja, os sonhos e principalmente, a paixão forte que se pode ter quando é um adolescente porque tudo é muito mais intenso. Lara Jean tem os conflitos de uma adolescente e a autora consegue trabalhar magnificamente bem com todos.
Acho que neste livro temos uma visão mais abrangente de Peter. Por mais que nos outros livros percebemos o quanto ele se importa, o quanto ele sente e que ele também tem medo, em Agora e Para Sempre, Lara Jean conseguimos enxergar isto melhor e até descobrir coisas sobre ele que ainda não sabíamos mesmo. Explora um pouco mais a questão de como o pai afeta ele, de como ele tem medo de se magoar e isso se reflete muito no relacionamento dele com a Lara Jean. Como já estão há um ano juntos, acho ele mais claro sobre seus sentimentos em relação a ela e o mesmo acontece com a Lara Jean em relação a ele. Sendo um adolescente também, a autora conseguiu explorar e desenvolver bem o que elas tem em comum e as diferenças e não estou falando entre o relacionamento deles, mas em um questão de sentimentos particulares e isso com certeza foi só mais um dos pontos positivos que esta história tem.
"Amor é fazer escolhas corajosas todos os dias." 
Além dos personagens principais, eu tenho um amor muito grande pelos personagens secundários desta história. Todos são muito importantes. É bom ver que o pai da Lara Jean está seguindo em frente, finalmente conseguindo ser feliz em todos os pontos. Todos os personagens precisam evoluir e o pai delas é verdadeiramente o significado que não importa a idade, precisamos correr atrás da nossa felicidade. Não que ele não seja feliz com as filhas, mas era necessário seguir em frente em relação ao falecimento da esposa e talvez a felicidade não estivesse tão longe, só na casa da frente.

Margot é uma personagem que eu sempre adorei e achava que no primeiro livro não tinha sido tão explorada, mas no segundo livro isso mudou e neste principalmente. Ela é a mais velha, já é uma adulta, então precisa agir como tal, mas ainda tem medos e inseguranças e é muito importante como a Jenny Han trás isto para a história. Afinal, quem não tem medo de mudanças? Quem não tem medo de não pertencer mais a algo? Também é muito interessante ver que ela seguiu em frente em relação ao Josh, mas que ainda tem um carinho por ele, afinal ele foi uma parte importante de sua vida. Ela trás um amadurecimento diferente para a história, mostrando sentimentos importantes e superando como os outros personagens.
"Todo mundo sabe para onde vai, e o agora já parece que ficou no passado. De repente, a vida parece mais rápida e mais lenta, tudo junto. É como estar em dois lugares ao mesmo tempo."
Kitty é a personagem que realmente mostra como o tempo passou durante este três livros. Por mais que só tenha onze anos agora, é incrível como vemos as mudanças nela. Contudo, ela não perdeu aquela essência da personagem que nos faz amá-la. Muito pelo contrário, ela ainda é a personagem que faz todo leitor sorrir.

Nas resenhas dos outros dois livros, eu falei sobre como a Jenny Han consegue nos levar para aquela história. Se é uma pessoa mais velha, com certeza se lembrará da sua adolescência, das suas paixões, dos seus medos, das cobranças, das inseguranças e principalmente da vontade de viver. Se é um jovem, um adolescente, é como estar realmente na história porque você está passando por aquilo. Eu sempre me identifiquei muito com a história e tudo que ela representa, mas neste Agora e Para Sempre, Lara Jean, foi maravilhoso ver como muitos dos meus sentimentos são parecidos com o da protagonista e até dos outros personagens. Estou no último ano do ensino médio, com expectativas e medos para a faculdade, existe uma cobrança muito grande em cima disso tudo e com isso a Jenny Han consegue nos mostrar o quão maravilhosamente bem ela consegue trabalhar com todos esses sentimentos porque ou você já passou por aquilo, está passando ou vai passar. Neste livro a Jenny Han conseguir provar de verdade como a escrita dela consegue ser tão magnífica.
"Um dia, tudo isso será uma prova – uma prova de que estávamos aqui, de que estávamos apaixonados. É uma garantia de que, não importa o que aconteça, esta época foi só nossa."
Mesclando todos esses sentimentos que a autora consegue trabalhar bem, ela consegue trazer aquela delicadeza do leve. Do deixar o leitor sentindo tudo, mas que pode sorrir com a leitura e até rir. Muitas cenas, com sutileza, delicadeza e normalidade faz o leitor sorrir e rir e é maravilhoso o quão leve ficamos ao ler este livro leve, mas que trás tantos sentimentos reais.

Jenny fechou uma história maravilhosamente bela do início ao fim. Nos agradecimentos do livro ela diz que este é para os leitores e que a história de Lara Jean realmente chegou ao fim, agora é parte só da imaginação dos leitores. E ela consegue deixar aquela sensação de que você que realmente terminou e que foi magnífico, entretanto, você deseja mais. Eu juro para vocês que se ela publicasse inúmeros livros da Lara Jean, contando cada fase da vida dela, eu leria todos. É muito contraditório a sensação de certeza de que a história realmente acabou e que foi perfeito, mas você deseja mais e mais, só que isso é só para completar e nos mostrar mais uma vez o quão bom foi poder ler esta trilogia.
"Você não pode protegê-lo de se magoar, querida, não importa o que faça. Ser vulnerável, deixar pessoas se aproximarem, se magoar... tudo isso é parte de estar apaixonado."
Agora e Para Sempre, Lara Jean é a conclusão de uma trilogia que começou maravilhosamente bem e terminou melhor ainda. É o livro que vem para mostrar as incertezas, as possibilidades, os medos, as paixões, as inseguranças e as expectativas e, com uma autora brilhante, isto tudo é muito bem desenvolvido. Ao ler este livro, terá a certeza do quão magnifica esta história é agora e de que ela estará no coração do leitor para sempre.
"Quando eu for velha e grisalha, vou pensar nesta noite e vou lembrar dela exatamente como foi. 
É.
Nós ainda estamos aqui. O futuro ainda não chegou."
Adquira

16 comentários:

  1. Oie

    Acho que fui a unica que não curti muito, iniciei o primeiro livro e acho que não era o momento, pois vejo todo mundo gostando. Tenho curiosidade pelos outros livros, quem sabe um dia eu retome a leitura.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada dessa autora. Mas achei bem bonitinha a história.
    Amei sua resenha ;) Beijos
    www.estantedami.com

    ResponderExcluir
  3. Oieee!

    Não li nenhum volume da série ainda, mas sinto uma vontade... Vi tanta gente falando bem, que era um amorzinho, que eu senti vontade rsrsr Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente ,parabéns por essa resenha linda.
    Linos outros dois livros da série e estou ansiosa para ver o finak da Lara Jean.
    Fiquei feliz em saber que o pai da Lara esta seguindo em frente.
    Estou ansiosa para ler logo "Agora e semrpe Lara Jean" e depois da sua resenha o meu desejo só aumentou

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei os outros dois livros e, pela sua resenha, a trilogia fechou com chave de ouro! Eu já tenho o livro e está na minha fila. Em breve lerei!
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Resenha super apaixonada como sempre haha eu quero lê os livros dela mais fico começo de não gostar igual aconteceu com a série brightons!
    Bjosss
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! Estou bem ansiosa para ler a trilogia e conhecer a escrita da autora. A maioria das resenhas fala o quão apaixonante é. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu preciso ler essa série, semana que vem tem um evento aqui perto de casa que reunirá os fãs da série... Fiquei animada a ir!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Ainda não li nenhum livro da trilogia, mas queria ler. Vou ver se agora que já saíram todos os livros eu animo!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem???
    Que resenha completa e maravilhosaaaa! Não conhecia o livro mas admito que fiquei com vontade de ler!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Ah! Eu só tenho o primeiro livro quero muito os outros dois pra começar a ler porque sei que vou amar. Daí nem terá graça ler o primeiro e ficar na ânsia dos próximos HAHA
    Lendo a resenha desse só comprova que já simpatizei com a Lara. Imagino essas coisas do último escolar e logo lembro do meu, e ainda essa questão para o adeus de várias coisas. Ainda curiosa com os boys que receberam as cartas HAHAHAHA Ótima resenha!

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi princesa!
    Que resenha, que fotos! Amei tudo!
    Os trechos são maravilhosos!!!
    Eu já tenho esse livro, preciso conseguir um tempo para ler.rsrs
    Vou priorizar, pois qualquer personagem que te conquiste dessa forma, merece a minha atenção! *-*
    Muitos beijos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha e a forma como descreve a história de forma bem detalhada, já havia ouvido falar destes livros só que ainda não tive a oportunidade de lê-los, nossa adorei essas frases tiradas do livro, super ansiosa para ler :)
    Bjs flor

    ResponderExcluir
  14. Ahhh que bom que a trilogia terminou bem! Eu já li um livro da Jenny Han e amei e realmente ela sabe conduzir a narrativa, a gente termina e nem percebe! Ainda quero conferir esses <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Eu amei o primeiro livro dessa trilogia e até agora não consegui ler os outros hehe. A autora é incrível, amei todos os livros que li dela. Nessa trilogia ela foi ótima criando personagens tão bons que até parecem que são nosso amigos ou parentes e não tem como não se apegar a eles. Assim que der vou concluir a trilogia. Indiquei o blog para o Prêmio Mystery Blogger lá no Prefácio.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. esse livro ainda não saiu cá em Portugal, mas amei os outros dois e estou ansiosa para que saiam. Bom post.

    Beijinhos

    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderExcluir