RESENHA | Mais Perto do Coração – Renata S. Tourinho

Livro: Mais Perto do Coração
Autor: Renata S Tourinho
Editora: Chiado
Páginas: 74
Marina é uma pequena menina que vive em um mundo separado em cores. Um dia a menina recebe de um amigo um presente misterioso que a deixa curiosa.  Ela então decide corajosamente viajar sozinha em seu barco em busca de respostas.
Em seu caminho, Marina faz novas amizades e descobertas, com muitas aventuras que irão colorir e mudar o seu mundo para sempre.
Marina é uma criança cheia de vida e alegria que vive em mundo dividido por cores. Ela não sabia que existia outras cores além do rosa, pois tudo a sua volta é cor-de-rosa, inclusive ela. Mas, em um belo dia, ela descobre que existe várias outras cores pelo mundo e então ela decide partir em um barco denominado de Sonho para conhecer os outros lugares e as outras cores.
Em um novo país, Marina conhece Pedro e conhece também uma nova cor: o azul. Pedro que ficou curioso com a menina cor-de-rosa decide se aventurar com ela nesta viagem pelas novas cores e novos lugares. Em seu próprio braco, denominado de Aventura eles partem juntos.
Eles chegam em um novo país, porém não são tão bem recebidos. As pessoas que ali habitavam não gostavam do novo. Não aceitavam bem o diferente. E Marina e Pedro eram diferentes daquele país lilás com pessoas da mesma cor. Porém, Marília que fazia parte deste país lilás não era como o povo de seu país e estava disposta a conhecer o novo. Conhecer o diferente. Ajudando-os, ela decide partir com eles nesta jornada. Ela denomina seu barco de Tolerância e segue com Marina e Pedro.
Ao contrário do país lilás, juntos, eles chegam em um país laranja e lá todos são carinhosos e se disponibilizam a ajudar uns aos outros. Miguel vive neste país simples, mas que tem muita compaixão e empatia pelo outro. Miguel, um menino de bom coração também decide fazer parte desta aventura e conhecer o restante daquele mundo e daquela cores novas. Ele denomina seu barco de Solidariedade.
O novo lugar que conhecem tem a cor vermelha e transborda amor para tudo e para todos. Isabel vive neste país e logo quando encontra os viajantes fica maravilhada com as cores deles, rapidamente se aproxima e decide partir com eles para conhecer o mundo e principalmente para espalhar amor por onde passa, sendo este o nome de seu barco: Amor.
Os cinco, juntos chegam ao país amarelo, onde vive Eduardo. Um menino educado e carinhoso que espalhava esperança por onde passava. Conhecendo os outros, ele decide ir junto para que eles sempre tivessem esperança e este foi até o nome que deu para seu barco: Esperança.
Porém, nem tudo é tão simples como parece. Uma tempestade separou Eduardo dos amigos e agora eles precisavam juntar forças para se encontrarem. Os medos e as dúvidas podiam tirar eles do caminho certo e era necessário fé para conseguirem continuar sem desistir.

Mais Perto do Coração é aquele livro fofo, inspirador e simples que tem muito conteúdo com uma narrativa leve e em poucas páginas. Conheci este livro através do blog Resenhando Por Marina e já tinha aquele encanto pela obra sem ter lido-a, mas quando eu a li, foi impossível não sorrir e mais impossível ainda não me maravilhar com esta pequena obra que tem tanto a oferecer para o leitor.
"Era tão gostosa a liberdade que experimentava navegando em seu barco e a alegria brotava em seu coração cada vez que pensava na possibilidade de encontrar um mundo novo."
A autora traz um mundo real, porém bem fantasioso para o leitor. O mundo é dividido por cores. No país de Marina tudo é rosa e imaginar isso é fantástico. Imaginar que as árvores são cor-de-rosa, que a água é rosa e principalmente imaginar as pessoas desta cor é surreal. Um mundo que ela cria em poucas páginas faz a mente do leitor florescer e viajar.

Quando a Marina sai para conhecer o restante do mundo, sabemos o que vamos encontrar, contudo, ainda assim é surpreendente. Ela vem de um mundo totalmente cor-de-rosa, onde ela própria é rosa e então se depara com um mundo novo. Um mundo totalmente azul que é uma cor nova para a menina. O leitor consegue ter a sensação de que aquilo é novo para a personagem e passa a se surpreender de novo imaginando tudo azul e depois com as seguintes cores que se vai conhecendo.
"Ela viu que seu barco se aproximava da terra, se aproximava de um novo mundo. Um mundo que era da cor daquela água, um mundo totalmente diferente do seu."
Todos os personagens são amáveis. Por serem jovens, quer dizer, a maioria criança, é bom ver a inocência que a autora trás para a história. Não são personagens que precisavam se desenvolver envolta de um drama, um romance ou um suspense, são apenas crianças com sonhos e vontade de viver e conhecer o novo.
"Eles estavam adorando conhecer um ao outro e começaram a perceber o quanto era especial aquela amizade entre duas pessoas tão diferente, que vinham de mundos tão diferentes."
Mais Perto do Coração é narrado em terceira pessoa, porém a escritora trás algo bem especial para a sua narrativa. Ela conta a história como se realmente estivesse falando com o leitor. É como se ela estivesse sentada ao nosso lado contando uma história que viveu ou conheceu de alguma forma e o leitor ter a sensação mostra o quão leve e simples é a história, porém é aquele simples muito bem composto. É o que vem para mostrar que na simplicidade há conteúdo e tudo o que mais for necessário.
"Será que vocês são incapazes de reconhecer a beleza em algo ou alguém que é diferente de vocês?"
Para mim, este livro tem muito o estilo de O Pequeno Príncipe. Não que sejam história iguais ou coisa do tipo, muito pelo contrário, são bem diferentes, porém ambas vem para o leitor da mesma forma. Como já falei o livro tem uma escrita leve e simples, mas tem muito a oferecer. Em uma história que parece ser infantil, mas na verdade todos deveriam ler, Mais Perto do Coração vai dando várias lições e coloca muitas pessoas para pensar e refletir. É que naquela história que parece tão informal, muito conteúdo se contém e isso faz o leitor se surpreender por ler algo tão pequeno, mas tão cheio de significado.
"Ser solidário é ajudar o próximo sem ter o interesse de ganhar algo em troca, é dar apoio, é ser amigo. É também se colocar no lugar do outro e entender o que ele sente. Isso é bom, torna a vida mais fácil e alegre." 
A escritora, Renata, nos mostra em 74 páginas o quão inteligente e cheia de sabedoria ela é. Escreveu uma obra para as pessoas que traz de tudo o que o mundo está cercado e a forma de se lidar com tudo ao seu redor. A diferença no mundo é enorme e nada e nem ninguém é igual ao outro. Quando aceitamos conhecer o diferente entendemos que tudo tem algo a nos oferecer e que juntando as diferenças só teremos um mundo mais rico e mais bonito. O mundo é enorme e tudo o que precisamos é de um pouco de coragem para se aventurar e enfrentar o medo e principalmente as diferenças. Esta obra sem dúvida alguma é muito rica e mostra com leveza e simplicidade o que verdadeiramente importa no mundo.
"Às vezes as coisas não saem bem da maneira como a gente planeja. Às vezes pode demorar bastante até para acontecer algo que você quer muito. Mas de toda maneira é bom continuar acreditando que você vai conseguir."
Mais Perto do Coração é aquele livro que cada detalhe dele é importante. É aquele livro que em poucas páginas te trás uma magnífica história. Mais Perto do Coração nos mostra que nossos sonhos fazem com que nos aventuremos não importa qual ele seja, mas também nos ensinam valiosas lições. Aventurando-nos por estes sonhos precisamos saber ser tolerantes e solidários. Tolerante porque precisamos estar aberto para o que é novo e diferente, solidário porque não existe nada melhor do que fazer o bem. Com isso, encontraremos o amor e sempre teremos esperança de que podemos continuar porque a fé irá nos fazer enfrentar nossos medos e nossas dúvidas.
"Às vezes as tempestades são necessárias pois elas nos tornam mais experientes, mais sábios e mais fortes. Você só precisa escutar a voz que lá dentro do seu coração diz que você vai conseguir atravessar a tempestade e vai ficar bem. Você precisa acreditar nessa vez, ter total confiança nela e ela vai te levar para o caminho seguro novamente. Isso meu amigo, é ter fé."
Adquira

13 comentários:

  1. Olá,
    Esses tempos atrás eu li um livro cuja premissa era bem parecida. Essa capa é muito linda e só por ela já dá vontade de ler o livro. E depois de tudo o que você falou sobre ele e ainda por lembrar um pouco o Pequeno Príncipe, eu já quero ele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Como sempre sua resenha é um arraso! Eu não conhecia o livro, mas gostei da questão das cores nos países e parece passar uma linda mensagem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Quanto amor! Até eu sorri lendo a resenha... Que livro delicado!
    Não o conhecia, adorei a dica.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai que livrinho mais fofo! E tão desafiador muitas vezes para nós que vivemos tanto em uma rotina que desistimos de muitas coisas da vida! Achei ele fofo demais!

    Eu conheci agora seu blog e estou simplesmente apaixonada por ele! Estou seguindo seu blog, curtindo a fan page e seguindo no google+! Sempre que eu puder estarei por aqui acompanhando. Estou com metas para esse mês, agradeço se puder ir lá e dar uma forcinha! ♥
    Espero você por lá! Beijos,

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderExcluir
  5. Oii
    não conhecia o livro, parece ser ótimo para crianças e adultos, com uma premissa diferente, parece ser um livro bem inocente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei a resenha, e nossa super me apaixonei pelo livro só na resenha. Tá na lista.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas gostei de conhecer e já estou doida para lê-lo. Adorei sua resenha e foto!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Oi princesa! Resenha maravilhosa!
    Fiquei muito feliz que conseguiu ler.
    É um dos meus queridinhos esse livro!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Aaah, gente, que gracinha de livro!
    Eu adoro conhecer livros infantis e apresentar para as minhas sobrinhas.
    Achei a premissa das cores uma delícia, porque eu sou uma pessoa que vive rodeada de cores também.
    Amei!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee!

    Livrinho bem curtinho rsrs Nunca tinha ouvido falar dele, mas legal você o trazer aqui!! Parece ser uma fofura <3 Dica anotada! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da mensagem que a obra traz, a reflexão sobre a divisão das cores e a sociedade que não aceita o novo. Não sei se leria no momento, mas deixei a dica anotada!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Que gracinha esse livro! Ainda não conhecia mas adorei a capa e a mensagem que ele tem.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Me pareceu ser um livro lindo e emocionante, gostei. E que capa mais fofa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir