TOP 5 | Personagens Coadjuvantes que Roubam a Cena

Quem não ama os personagens coadjuvantes? Eles, que muitas vezes são deixados de lados, conquistam, com poucas aparições, os leitores. Alguns ficam tão conhecidos e amados pelos leitores, que ao ter uma continuação da história, ganham mais destaques. Muitos, verdadeiramente, roubam a cena e os protagonistas das histórias perdem lugar para eles. Temos personagens coadjuvantes valorizados e outros desvalorizados, mas mesmo assim, eles conseguem ganhar o coração do leitor.


Aos que acompanham o Magia é Sonhar sabe o quanto eu sou apaixonada por personagens coadjuvantes. Tenho um sério problema com protagonistas porque acredito que muitos autores ao desenvolvê-los idealizam um personagem perfeito e acaba criando uma pessoa que não é verdadeiramente uma pessoa, que ao ser tão perfeito, sem qualquer defeito, faz com que o leitor não se identifique. Enquanto o autor ou a autora idealiza o protagonista, eles trazem, muitas vezes, o coadjuvante como alguém normal, porque tem qualidades e defeitos, não vive um conto de fada como muitos protagonistas e claro, muito coadjuvantes ganham o leitor por suas histórias paralelas que trazem um pouco de drama, alegria ou romance. Enfim, o que importa é que é muito difícil lermos um livro e não gostarmos de um personagem coadjuvante, muitas vezes, não gostamos dos protagonistas, mas lemos o livro, trilogia ou série só pelo nosso amado personagem coadjuvante.

Pensando nestes personagens, quis trazer para vocês 5 personagens coadjuvantes que roubaram a cena e se destacaram. Chamaram a atenção de um grupo de leitores e se tornaram amados.
Lembrando que eu sou uma leitora completamente apaixonada por personagens coadjuvantes e sempre que posso, falo deles nas resenhas, tentei trazer os personagens de alguns livros que eu não tenha falado muito ou que li há um tempo e não tenha feito resenha. Se eu fosse colocar  todos os personagens, esta lista não teria fim.
Mas, vamos ao que importa: Os 5 personagens coadjuvantes que roubam a cena.
1 – Gabriel | Trilogia Halo
Eu não conheço uma pessoa que tenha lido Halo e não tenha amado o Gabriel. Um anjo enviado a terra para salvar o mundo que se passa por ser humano, mas que realmente não se envolve com os humanos. É fechado e sua única preocupação é salvar o mundo e não ter nenhum sentimento humano ou por um humano.
Halo é uma trilogia que amo, acho muito bem desenvolvida. É fascinante, mas não gosto do romance entre os protagonistas. É muito amor à primeira vista, lutando contra tudo e contra todos e em muitos momentos, estes protagonista se tornam egoístas justificando suas ações como algo bom e claro, são perfeitinhos demais. Ter destaque nisso é muito fácil para o personagem Gabriel, porque é um anjo que entende a diferença entre ele e os humanos e por mais que seja lindo, não se preocupa com as mulheres que se encantam por ele, pois ele é um anjo e nunca se envolveria com um ser humano.
O crescimento do personagem é muio grande durante os três livros e é impossível não chorar com ele. Acredito que ele é o personagem que por mais que negasse, acabou sendo mais "humano" na história porque ele seria capaz de perder as suas asas pela irmã. Ele seria capaz de tudo, até de entrar no inferno. Sinceramente, não gostando do Xavier, o protagonista, junto com a Betty, li esta trilogia amando do início ao fim por causa do Gabriel.

2 – Molly | Trilogia Halo
Molly é outra personagem de Halo que ganha o coração dos leitores. Ela tem ainda menos destaque que o Gabriel, mas acho que a escritora percebeu a importância que tinha a personagem, tanto que ela se desenvolve muitos nos outros dois livros, principalmente no último.
Molly é aquela típica adolescente do ensino médio que está preocupada com o baile de formatura e nada mais. Ela se torna amiga da Betty, e a amizade entre elas é muito maravilhosa porque são diferentes e se complementam.
Quem leu os livros sabe do interesse da Molly pelo Gabriel e isso torna ambos interessantes, porque ele nunca iria se relacionar com ela, porque não sente este tipo de sentimento e por ser um anjo, e ela por não saber disto, acaba se interessando cada vez mais e quando descobre e tudo realmente passa a se desenvolver, ela amadurece e deixa de se tornar a adolescente fútil para vir a ser uma pessoa madura que precisa entender a realidade e que passa a compreender que nem tudo será como deseja, sendo que ela é também uma parte importante para o desenvolvimento de Gabriel.

3 – Ariane | Série Fallen
Acredito que todos conheçam Fallen e eu, particularmente, adoro vários personagens coadjuvantes desta história, mas não quis trazer todos para não ficar muito grande e queria um personagem que estivesse presente desde o primeiro livro. Por isso, é claro que seria a Ariane, que sem dúvida é uma personagem que chama a atenção do público e se desenvolve muito bem.
É complicado falar dela porque para explicar tudo o que esta personagem é, eu teria que contar algumas coisas e poderiam ser spoilers. Mas, Ariane é uma personagem que chamoua atenção desde o primeiro momento e ela é surpreendente, porque na primeira aparição dela, não imaginava que ela fosse um anjo caído e saber de que lado ela está também é surpreendente, porque dá para se ter dúvidas com esta personagem.
Entretanto, não é só isso. Muitas vezes vemos o lado mais alegre, a amiga e então somos levados para a verdadeira história dela que é realmente triste ao saber e ao entender tudo, porque acho que o leitor se apega tanto a personagem que sente a dor, a tristeza e é como se ele também tivesse as cicatrizes dela. Sem contar que ela se desenvolve muito e no spin-off, Apaixonados, temos uma curta história só dela que nos aproxima mais da personagem. Eu achei surpreendente a história dela em Apaixonados e não sei se fui única, mas durante os quatro livros, eu sequer imaginei aquilo tudo.
Ariane sem dúvida é uma personagem que roubou a cena muitas vezes e ganhou o coração dos leitores, mostrando a importância de uma personagem coadjuvante.
4 – Marlee | Série A Seleção
Quem leu as resenhas sabe que amo A Seleção, mas não gosto muito dos protagonistas por diversos motivos, mas não vim falar disto. Marlee foi uma das personagens coadjuvantes que amei em A Seleção e foi uma das que me fez realmente ler esta série. Verdadeiramente, gostei de vários personagens, mas esta foi uma personagem que acredito que a maioria dos leitores amou e sofreu junto, né?
Marlee já ganha a atenção do leitor ao ser uma das selecionadas que não está disposta a tudo para ficar com príncipe, ela queria ser a escolhida, mas estava ali com alegria, carinho e amor. Faz amizades e se torna a melhor amiga da America. Ela no início acaba sendo só isso, mas logo se desenvolve para algo maior e é impossível não se apaixonar por ela e por sua história.
Sem dúvida, ela faz parte de um romance da história que agrada a muitos leitores, alguns chegam preferir a história dela em vez da dos protagonista (eu sou uma dessas que prefere) e traz também uma parte triste para a história e que vai fazer muitos leitores chorar. Mas se tem algo que eu admiro nesta personagem é a coragem, a força e a persistência. Marlee é uma personagem que fará o leitor devorar esta série só para saber mais sobre ela.

5 – Celeste | Série A Seleção
Celeste é amada por muito e odiada por outros, mas o que não se pode negar é que ela é uma personagem que rouba a cena. E rouba mesmo. Celeste é uma personagem que eu gostei desde o início, porque aquele jeito exibido dela e tudo mais me fazia até achá-la engraçada. Claro, algumas vezes ela passava do limite e até por ter estes altos e baixos ela chama muito a atenção.
Acredito que nenhum leitor espera pela história dela em si. Todos acabam vendo-a como a garota capaz de tudo pela coroa e tudo o que vem com ela. Mas, quando a autora desenvolve a personagem e nos mostra sua verdadeira face, é maravilhoso. Eu realmente senti aquela felicidade de saber que gostei da personagem desde o início e sempre soube que ela muito a oferecer.
Eu acredito que quando os leitores veem a verdade sobre ela, passam todos amá-la, até os que não a suportavam. Linda, ela traz aquele tipo personagem onde acreditamos que a única coisa que ela tem para oferecer é a beleza, mas quando na verdade, quebrando esses padrões, ela tem muito mais por trás da sua beleza. É uma personagem que me fez chorar muito no livro A Escolha e acho que muitos também irão chorar com ela. Roubar a cena foi o que esta personagem maravilhosa mais fez.

Estes foram os 5 personagens coadjuvantes que roubaram a cena nestes livros. Me contem aqui nos comentário o que acharam desta lista. Se concordam ou se não concordaram. Conte quais são os seus personagens coadjuvantes preferidos. E talvez, daqui há um tempo eu faça outra lista, com outros personagens, porque se tem algo que sempre vai ter é personagens coadjuvantes roubando a cena e nos fazendo amá-los.

15 comentários:

  1. Oi, tudo bem??
    Infelizmente não conheço os livros :(, uma vergonha né? afff hahahaha, mas realmente, existem vários personagens que roubam a cena mesmo e crescem absurdamente durante os livros, filmes, séries, etc...
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando li Halo e gostei do Gabriel, pena que ele apareceu pouco, de Fallen só li o primeiro livro, mas tenho vontade de ler os outros e quero ler a seleção também, muitas vezes personagens secundários roubam o nosso coração, já terminei livros querendo um com o personagem secundário como protagonista.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Eu tb adoro quando os autores trabalham bem os coadjuvantes <3 Marlee e Celeste realmente roubam a cena na trilogia A Seleção <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Adorei o post, super criativo, mas ainda não li nenhum dos títulos citados!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gosto muito da Marlee também, uma personagem muito companheira e fiquei feliz por ela acompanhar a série até o fim.
    Tentei ler o livro Halo, mas não rolou comigo, acabei abandonando na metade.
    Ótimo post!! Bem criativo.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei a lista! HAHA muitos coadjuvantes me conquistam mais que protagonistas.
    Acho que foi contigo que conversei que não curti muito O Teorema Katherine, um bom exemplo, preferi mil vezes o Hassam haha
    Essas sagas ainda não li nenhuma, mas tenho muita curiosidade com Halo.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Existem personagens coadjuvantes que nos fazem desejar que existisse um livro onde eles são os protagonistas né? Personagens por quem simpatizamos com facilidade. Tive a mesma experiência com a série Magisterium. Já li Fallen e Halo, mas faz tanto tempo que não lembro direito hahaha adorei a ideia do post!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Celeste arrasou no livro A Seleção kkkkkk Ela conseguiu despertar odeio na gente e no final um amor imenso kkk vai entender kkkkkkkk. Amo ela e Marlee também, sofri muito com ela, tadinha. Teve final feliz isso é o que importa.


    Amei o post.

    Um beijo

    Jhenny

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Realmente tem vários personagens coadjuvantes que a gente acaba gostando mais do que os principais.
    Dos livros citados eu li Fallen e A Seleção, mas faz tanto tempo que nem lembro mais dos personagens :(

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Adorei a postagem! Realmente, tem uns coadjuvantes que dão de 10 a 0 no protagonista, hahaha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Oii, flor. Tudo bem?
    Ameiii o post!
    Também amei o Gabriel!♥
    Tenho um carinho especial pela série Halo... :)
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Aiii que difícil... Eu amo tantos personagens secundários, rs.
    E gosto ainda mais quando eles se tornam protagonistas de seus próprios livros!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Adorei o post, muito legal. Dos livros citados eu só li A seleção e concordo com você. Ai, eu adoro esta série.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amei o post :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee!

    Desses eu já li A Seleção e Fallen. Confesso não ter gostado muito dessa última, mas A Seleção me deixou caidinha hahaha Pena o final não ter sido aquela maravilha... Olha, adoro a Marlee, e realmente, a Ariane rouba a parada toda hahahah Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir