TOP 5 | Livros Que Vão Te Fazer Chorar

Por mais triste que possa parecer chorar com um livro, acredito que os melhores livros que lemos são aqueles com os quais choramos. Por mais que seja estranho para uma pessoa que não leia entender, nem sempre choramos porque a história é triste, talvez é porque é emocionante ou é tão alegre que nossos olhos se enchem de lágrimas. E sim, muitas vezes o leitor chora só porque a história está acabando.
Eu sou uma leitora que chora muito. A minha mãe ri quando me vê chorar com uma história, só que eu já a vi chorando enquanto lê também. Enfim, livros mexem com as nossas emoções e nos fazem ir de uma gargalhada até estar com os olhos lacrimejados.
Já fiz um post no início do blog com uma lista mais ou menos assim, mas ficou horrível, por isso, resolvi trazer para vocês novamente um Top 5 com livros que vão fazer vocês chorar. Não sei vocês, mas os meus livros preferidos, de alguma forma me fizeram chorar

Se Eu Ficar – Gayle Forman
Eu sei, provavelmente vocês estão cansados de me ouvir falar dos livros da Gayle, mas era impossível fazer esta lista sem ao menos um livro desta escritora que me inspira tanto. Era e é impossível.
Se Eu Ficar é um livro que vocês provavelmente conhece. Tendo um filme baseado no livro que também é muito bom, nós traz a história da Mia que perde toda a sua família em um acidente e entra em coma e, nos comove com a questão de que ela quem decidirá viver ou não. Mesmo que o leitor queira que ela lute pela vida, ele entende que talvez ela não tenha mais forças para lutar e seja melhor desistir. Sorrir com as lembranças do passado e chorar com as possibilidades do futuro é algo inevitável para o leitor. Gayle Forman dá ao leitor uma história que ele nunca mais esquecerá.
"Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."
 Uma Chance Para Recomeçar – Diana Scarpine
O segundo livro que eu li este ano e ainda está entre os meus favoritos do ano (posso arriscar dizer que é o meu favorito) é um livro nacional e a autora nos mostra o quanto a nossa literatura é rica e magnífica.
Narrado entre Carina e Aurélio este livro retrata com primor o preconceito e a luta contra ele, mas não é tão simples assim, porque esta história vem para mostrar o quanto muitas vezes o preconceito contra a gente está em nós mesmo. Como lutar contra o auto-preconceito? Como saber se amar se todos que te amavam se foram? Como permitir que alguém te ame se você mesmo não se ama? Neste emocionante romance, chorar será o de menos para o leitor. Todas as emoções farão o leitor não parar por um segundo de pensar de na história de Carina e Aurélio.
"Nossas principais características não são suficientes para nos definir. O ser humano é muito mais complexo do que isso. É uma síntese mutante do todos os traços de seu caráter, combinada às suas experiências de vida."
 A Escolha – Kiera Cass
Por mais que muitos saibam que eu não goste tanto dos protagonistas – do Maxon mesmo – desta história, eu tenho inúmeros motivos que me fizeram amar esta série e quando cheguei a este terceiro livro, realmente não estava preparada para o que estava por vir.
A Escolha eu li de uma vez só porque a cada capítulo era uma surpresa e no mesmo momento em que estava sorrindo, eu já estava chorando. Talvez isto seja um spoiler, mas preciso falar: Kiera Cass realmente destruiu meu coração com algumas mortes (pelo menos não falei nomes, hein). Uma série muito bem desenvolvida desde o início, mas só entendemos o quão poderoso e maravilhoso é esta história ao chegar neste livro, mesmo que doa ler algumas cenas. Mesmo que o seu coração esteja em pedaços.
"Pode partir meu coração. Mil vezes, se desejar. Sempre foi seu para machucar como quiser."
A Culpa é das Estrelas – John Green
Era óbvio que nesta lista não poderia faltar um livro que todos sabem que vão chorar. A Culpa é das Estrelas do John Green é mais um livro do autor que vem para fazer seus leitores chorarem. Sucesso no mundo todo, Hazel e Gus levam o leitor para uma linda história de amor que começou apenas pela doença que destrói a todos: o câncer. Mas não se engane, como o próprio autor diz, esta não é uma história sobre a luta de alguém contra o câncer. É a história de dois jovens que se entregam um ao outro e principalmente, se entregam a vontade de viver. Talvez o tempo que tenham não sejam infinito, mas vão fazer de cada momento um lindo e maravilhoso infinito.
John Green leva seus leitores para essa história aparentemente tão normal e tão simples, mas então ele vai mostrando a importância de cada momento e a cada um desses momentos, o leitor não conseguirá segurar as lágrimas.
"Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados."
Cartas de Amor aos Mortos – Ava Dellaira
Eu não podia terminar esta lista sem este livro. Recentemente li algumas resenhas de blogueiras que não gostaram de Cartas de Amor aos Mortos e então foi aquele momento em que realmente percebi que cada um tem seu gosto, porque para mim é impossível não amar este livro.
Não sei se foi por causa do momento, da minha idade já que já faz alguns anos que li o livro, mas Cartas de Amor aos Mortos é simplesmente um dos livros que mais me marcaram.
Contando a história de uma jovem que de início parece só sentir a falta da irmã que morreu e tendo a dúvida consigo se ela se matou ou não, Laurel escreve cartas para mortos e nisto vai nos revelando o verdadeiro caos que é a sua vida. Uma história sobre preconceito, abuso, luta e amor, Cartas de Amor aos Mortos com certeza vai te arrancar lágrimas.
"Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos."
Mais um Top 5 para vocês e espero que vocês tirem ótimas dicas de leituras destas listas que estamos preparando.
Me conte aqui nos comentários se você é um leitor que chora lendo e se sim, conte também quais livros mais te arrancaram lágrimas. Gostou da nossa lista? Já leu algum? Comente tudo aqui para podermos compartilhar experiências.

17 comentários:

  1. Olá, Gabi!

    Fico muito feliz de ver Uma Chance para Recomeçar nesse Top 5!

    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi,
    A Culpa é das Estrelas é bem emocionante mesmo, mas não cheguei a chorar.
    Já Carta de Amor aos Mortos eu não curti. Achei a estória um pouco forçada em alguns aspectos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Acredita que nunca chorei lendo um livro? Minha mãe fala que eu sou muito secona, acho que é por isso.
    A Culpa das Estrelas é um livro muito lindo, adorei. Mas acho que o que me impediu de me emocionar de verdade foi pq eu ja sabia oq acontecia no final :(
    Cartas de Amor aos Mortos é uma das minhas próximas leituras, estou super ansiosa <3

    sessão proibida

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabi!
    Menina, eu nunca chorei lendo livro hahahhaha As pessoas dizem que tenho um bloco de gelo no lugar do coração.
    Comassim você chorou lendo A Escolha? Já li esse e A culpa é das estrelas mas não chorei em nenhum.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi,
    A Culpa é das Estrelas faz qualquer um chorar!! Se Eu Ficar também é bem emocionante.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu li "Se eu ficar" e não cheguei a chorar, mas fiquei muito tocada.. Quero ler "Cartas de amor aos mortos", porque parece ser um livro que vai me deixar muito sensível..
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  7. Oi Gabi
    Bem , eu na verdade sou um coração de pedra.
    Da para contar nos dedos os livros que me fez chorar e se abusar precisaria usar só uma mão.
    É realmente muito dificil.Ja li varios desses titulos como .Tirando "Uma chance para recomeçar " eu li todos .
    Otimos livros

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!
    Desses, li só A Culpa é das Estrelas. E atualmente estou numa fase de evitar esses livros de choradeira...
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou me sentindo uma pessoa com o coração de pedra agora, rsrs. Eu sou uma pessoa muito chorona e, desses livros que você citou, eu já li três, só que não cheguei a chorar em nenhum deles. A Culpa é das Estrelas e Cartas de Amor aos Mortos são dois livros muito lindos e emocionantes, mas não achei tão emocionante ao ponto de chorar. Na verdade, eu tive que reler Cartas de amor aos mortos pra ver se eu gostava ou não do livro, porque a primeira vez que li eu não gostei :/ Já A Escolha, eu fiquei revoltada com tudo o que aconteceu e até me desanimei totalmente da série (America era muito chata, mds!). Enfim. Quero muito ler Se Eu Ficar, amo demais o filme <3
    Beijos :*
    Me Cativastes

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi,
    Tudo bom?
    Vim te visitar novamente e já inclui seu blog na minha lista para te acompanhar. Pois olha eu choro sim, às vezes com alguns livros,mas realmente tenho que estar bem no clima para ler livros assim porque eles mexem com nossas emoções mesmo. Dos que você citou eu já li A culpa é das Estrelas, Se eu ficar e A Escolha, esse último eu não chorei não.rs. Não conhecia esse livro nacional que você citou para ser interessante e essa da carta aos mortos. Um livro que me fez chorar horrores e acho que foi o primeiro livro que fez isso comigo foi o livro Diário de uma Paixão do tio Sparks,difícil não se emocionar com os livros dele, eu amo.Enfim, adorei sua lista e já anotei as dicas.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi! Tudo bem? eu meio que fujo de livros para chorar, mas às vezes eles são inevitáveis hehehehhee. Eu não chorei em A escolha, mas fiquei bem chocada com tantas mortes! Adorei a listinha.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Olááááá...
    Birinaaaaaaa, meu Deus! Eu terminei de ler A Elite esses dias e tô já lendo A Escolha, ainda bem que tu não deu spoiler (hihihihihihihi). Cartas de Amor aos Mortos eu comecei a ler e parei na metade, não sei porque, eu tava gostando tanto da história. A Culpa é das Estrelas não me fez chorar, foi pra mim um livro OK, mesmo sendo um dos meus primeiros livros nessa minha vida de leitor. E em relação à Se Eu Ficar, eu tô começando a mudar minha opinião sobre ler ou não esse livro, porque, se tem um livro que eu sempre respondo nas Tag's que eu nunca vou ler, é Se Eu Ficar.

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Chorei no de Gayle Forman e no do John Green! No da Kiera Cass não, mas adorei na mesma :P

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Os livros da Gayle Forman são sempre temas fortes e que nos impactam, fazem pensar, eu adoro e agora faz tempinho que não leio nada dela. Aliás se eu ficar eu ainda não li e tenho ele aqui.
    Adorei as dicas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi
    desses ai os únicos que não li foram Uma Chance Para Recomeçar e A escolha.
    Bom desses que li eu não chorei com Carta de amor aos mortos, mas fiquei bem mexida com a história e terminei ele com uma boa sensação.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Também tenho essa opinião de que os melhores livros são aqueles que nos fazem chorar. Masoquismo, será? hahahah. Eu chorei com o filme de Se eu ficar e A culpa é das estrelas, mas não com o livro, acredita? Vai entender. Mas o livro que mais chorei na vida foi com Como eu era antes de você, já leu? Lindo demais <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, Gabi.
    Sou uma manteiga derretida. Sempre chor nos livros, nos filmes, novelas. Até naqueles programas de vestido de noiva. Choro quando elas encontram o vestido hehe. Dos livros citados eu li ACEDE, A Escolha e Se eu ficar e por incrível que pareça não chorei em ACEDE. Talvez por já estar esperando algo parecido. E também por não ter encontrado no livro e no autor tudo o que o povo estava falando sobre ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir