TOP 5 | PERSONAGENS LITERÁRIOS INFANTIS QUE NOS ENCANTAM

Eu não tenho um grande número de livros infantis, mas amo personagens mais novos. Crianças mesmo. Muitas pessoas não sabem disso, mas quando qualquer gênero literário traz uma criança, não precisa necessariamente ser o personagem principal, mas quando é um personagem bem desenvolvido na história, eu provavelmente irei amá-lo. Seja comédia, drama ou romance, adoro o personagem mais novo seja por trazer uma inocência ou falar coisas muitas vezes sem pensar.
Pensando nisto, resolvi trazer para vocês cinco livros que trazem personagens mais novos que eu amo. Necessariamente não serão cinco personagens, porque alguns tem mais de um, mas será cinco livros. Além das histórias extremamente interessantes, as crianças destes livros irão encantar qualquer leitor.

O Pequeno Príncipe | O Pequeno Príncipe – Antoine De Saint-Exupéry
Começar com este clássico era necessário porque ele nos traz um protagonista mais novo que com a sua inocência vai permitindo reflexões extremamente importantes.
Adoro aquele início do autor pedindo desculpa por não dedicar este livro às crianças, mas sim aos adultos, pois eles já foram uma criança. E esta é justamente a proposta do livro, ver o mundo com os olhos de uma criança é mais bonito, é mais justo, é mais puro, é melhor em tudo e O Pequeno Príncipe realmente nos mostra isto e nos coloca para refletir.
“As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, ficar toda hora explicando...”
Bruno e Shmuel | O Menino do Pijama Listrado – John Boyne
O Menino do Pijama Listrado tem duas crianças como protagonistas, sendo narrado a partir do ponto de vista de Bruno. Por se tratar de um drama, Bruno e Shmuel não só nos encantam, como também nos emocionam.
A história, para mim, traz o próposito de como a crueldade humana destroí a inocência de uma criança e isto é muito vivido por este dois personagens, que separados por uma cerca não entendem o que realmente está acontecendo a sua volta e acabam sendo vítimas deste mundo de ódio em que os adultos criou. Com certeza, Bruno e Shmuel são duas crianças que me fazem sorrir, chorar (muito) e sempre estará no meu coração.
"O ponto que virou uma mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino."
Ruby | Sempre Foi Você – Carriel Elks
Este romance que comprei porque gostei da capa foi um livro que gostei, mas não amei. É leve e foi simples de ler, protagonistas bons, mas não tão impactantes. Eu não amei o livro, mas amei uma personagem e até hoje desejo um livro só sobre ela: Ruby, a irmã criança do protagonista.
Ruby talvez não apareça tanto ao decorrer da história, mas ela se desenvolve muito, afinal começa a história com 10 anos e sua última aparição já tem mais de 30 anos. Ruby traz alegria para a história e sua inocência de criança permite o leitor rir e claro, é maravilhoso ver a menininha que medo do seu primeiro dia de aula se tornar uma mulher linda, independente, mas ainda alegre e totalmente divertida.
“Tudo parecia diferente e ao mesmo tempo, tudo era igual”
Kitty | Para Todos Os Garotos Que Já Amei – Jenny Han
Vocês provavelmente já estão cansados de me ver falar desta trilogia, mas gente, eu amo. Se a escritória quisesse escrever milhares de livros da Lara Jean, sobre todas as fases da vida dela, eu leria todos. Amo os personagens desenvolvidos pela Jenny Han e nesta trilogia temos a Kitty que sem dúvida é uma personagem que encanta todos os leitores.
Kitty, diferente da Lara Jean é um pouco mais, como posso dizer, fechada. Ela não demonstra tudo com tanta facilidade, ela tem a pose de durona e isso a torna muito divertida. Ver a interação dela com todos os outras personagens é realmente fascinante. Ela é muito inteligente, persuasiva e divertida. Ver o desenvolvimento e o crescimento dela durante os três livros é extremamente interessante e encantador.
“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”
August, Summer e Jack | Extraordinário – R.J. Palácio
Eu não podia encerrar esta lista sem Extraordinário que é um livro realmente extraordinário. Crianças é o que não se falta neste livro, mesmo algumas não sendo as mais gentis do mundo, ainda assim, temos muitas para amar. August é o protagonista que todo mundo ama. Você sorri, se emociona, ri e chora com ele. Não podia falar só dele porque temos muitos outros que nos encantam nesta história, como a Summer e o Jack. Essas duas crianças que provam o amor, a lealdade e o carinho de uma amizade são extremamente necessários para a história e fazem o coração do leitor se encher de esperança de que o mundo realmente possa ser mais gentil. Extraordinário é extraordinário com suas crianças extraordinárias.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

Estes foram os cincos livros com personagens literários infantis que me encantam e provavelmente vão encantar você. Ultimamente os livros que tenho lido não tem tantos personagens infantis que se desenvolvem na história, então se vocês tiverem alguns livros com crianças para me indicar, por favor comentem aqui porque quero ler mais livros com estes personagens.

10 comentários:

  1. Belíssima partilha, eu particular simplesmente gostei e compartilhei em minha página no Facebook com o link para o seu belo site...

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei o tema e realmente, não tem como não se apaixonar pelo Auggie de Extraordinário.
    Ele é um dos meus personagens favoritos da vida!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Li todos esses livros.Quer dizer...acho que eu li todos.Esse "Sempre foi você"a capa é familiar e eu tenho quase certeza que o titulo é o mesmo,mas a escritora parece que não é.Esse livro é nacional?
    Bem ...dor restante dos livros concordo que todas essas crianças é encantadoras .

    Alguns livros cujo os personagens são crianças , mas nâo são infantis que eu li e posso te indicar são Heidi,Pollyanna e A invenção de Hugo Cabret"
    "O menino do dedo verde" também , é um livro curtinho e muito bonito.Recomendo 💕💕
    Tenho a ousadia de citar "Anne de Green Gables",mas só assisti a série.

    (Amo esse quote que você destacou de "Extraordinario")

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi.
      "Sempre Foi Você" não é nacional, mas já vendeu muitos exemplares aqui no brasil.

      As crianças são encantadoras mesmo.
      Adorei as suas dicas e já anotei aqui no meu caderninho, espero poder comprá-los em breve.

      Extraordinário só tem quotes maravilhosos, mas esse é demais, mesmo!

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Olá, Gabi.
    Eu amei O menino do pijama listrado. É de uma leveza ver a história por olhos tão inocente. A Kitty também é incrível. Livros com crianças que gostei bastante foram O Sol é para todos, Quarto e Passarinho. São todos fortes, mas lindos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Amo o do pequeno príncipe, comecei a ler extraordinário e já tô amando tbm rsrs. Os demais ainda não li

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Oi
    acredita que desses ai eu só li extraordinário, preciso ler o pequeno príncipe até tinha o livro, mas minha mãe deu. Quero muito mesmo ler o menino do pijama listrado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ameiiiii! Só não conhecia ainda do livro sempre foi você! O resto já li todos!
    bjo
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Adorei sua seleção, ai eu adorei o August, este livro é lindo e não vejo a hora de assistir ao filme.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabi,

    Gostei da seleção, de todos o único que li foi O Menino do Pijama Listrado e é um livro sem palavras, belo post...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir