Dia das Crianças | Leia para uma criança

Dia 12/10 é o dia das crianças e mesmo que você não seja mais uma criança e talvez não tenha uma tão próxima a você, ainda assim passa dias escutando falar deste dia tão esperado por elas. As lojas estão lotadas de brinquedos, os pais estão chocados com os preços, mas mesmo assim compram, porque a felicidade estampada no rosto da criança compensa.
Não estou aqui para falar que brinquedos ou computadores e celulares são ruins, claro que não. Isso também é bom. Isso também pode ser importante. Mas o que quero questionar é: "Você dá um livro de presente para uma criança?", "Você lê para uma criança?" 
Infelizmente, pesquisa mostram que mesmo sabendo da importância da leitura na vida de uma criança, são pouquíssimos os que realmente incentivam a leitura na vida da criança. 
Quantos pais de adolescentes reclamam que o filho não gosta de estudar, não se concentra em nada e muitas outras coisas, mas a maioria desses pais, para não dizer todos, não incentivaram seus filhos ainda crianças a lerem. Quando o seu filho ainda é um bebe, você já deve ler para ele. Quando ele está aprendendo a falar e você lê para ele, a criança aprenderá mais palavras. Quanto ele entrar na escolinha e começar aprender a ler, você vai ajudá-lo a se desenvolver melhor. Quando ele passar a ler sozinho, você verá que aquilo partiu de você.

É, claro, se seu filho é um adolescente e infelizmente você não o incentivou a ler, ele pode vir a se tornar um leitor. Existem pesquisa que mostram que o número de leitores jovens aumentou consideravelmente e esse número se deve ao fato do também aumento de escritores para este público. Mas ainda há uma grande quantidade de adolescentes que nunca foi a uma livraria ou a uma biblioteca realmente boa, porque muitas escolas públicas tem bibliotecas precárias. Então vocês, pais, levem seus filhos para conhecerem esses lugares. Mostre o quão maravilhoso é o mundo literário, apresente gêneros com que ele se identifique. E mais, se ele te pedir um livro, não negue porque acha que ele não vai ler.

Falei sobre os pais incentivarem a leitura, sobre eles lerem para seus filhos e para isso, o mais importante é: seja o exemplo. Leia. Mostre para seu filho o quanto você gosta de ler, o quanto te faz bem. Não seja o que fala, mas não faz.
Imagina que maravilhoso o seu filho lhe pedir um livro no dia das crianças. Imagina que maravilhoso é ver que seu filho se diverte enquanto lê. As crianças não diferenciam o que é divertido ou não, são os adultos que as ensinam e infelizmente, muitos adultos não mostram o quão fantástico é o simples ato de ler.
Tire da sua mente que você não gosta de ler ou que seu filho não gosta de ler, todas as pessoas gostam de ler. Algumas pessoas ainda não encontraram o livro que as encantam, outras não são incentivadas, mas o pior, muitos não foram realmente apresentadas a um livro.

Existe inúmeras formas de incentivar seu filho a lê, procure o que possa fazer mais efeito. Além de você ler para ele, além de você ser um exemplo, relacione livro as coisas que ele gosta de fazer. Gosta de séries, apresente livros que foram adaptados para a televisão, com o cinema a mesma coisa. Gosta de música, apresente livros que fale de música, que tenha playlist's para ele conhecer músicas novas. Se seu filho gosta de acompanhar youtubers, mostra canais literários para ele que fala de livros de forma divertida, de uma forma que o encante.
Esses canal, Cabine Literária, além de ser muito instrutivo, incentiva e apresenta muitos livros, falando de uma maneira jovem que mostrará para seu filho a maravilha que é o mundo literário. Mas, claro, existem inúmeros outros e todos podem ajudar.

Talvez você não goste de livros que youtubers lançam, mas se seu filho tem curiosidade, incentive ele a lê-lo. Além de aumentar o vocabulário, despertar a imaginação, este pode ser o ponto inicial para ele se tornar um leitor ou uma leitora. Talvez com um livro que para você não seja bom, seja bom para ele e desperte em seu filho a vontade de ler. Se este livro fizer ao menos isso, ele já é muito bom.
"Uma criança de dez anos que lê como quem respira, que gosta de ler, que lê como quem está usando mais de um, além dos seus cinco sentidos, estará preparada para receber toda a informação de que vai necessitar para enfrentar a vida."
– Ziraldo 
O Banco Itaú realiza um projeto maravilhoso que você já deve ter visto na televisão. O projeto Itaú Criança disponibiliza mais de 3 milhões de livros infantis gratuitamente uma vez por ano, e durante o ano todo tem e-books disponíveis para você ler para seu filho no celular. Além de estar lendo, você estará mostrando que ele pode relacionar a tecnologia com a leitura.
Conheça o projeto do Itaú Criança e veja formas de incentivar a leitura, veja a importância de se ler para uma criança e conheça os livros disponíveis para o seu celular que eles tem no site.

Quero pedir para que se você tem uma criança em sua casa, aproveite o dia das crianças e leia para ela dormir. Mostre para mais pessoas a importância da leitura. E o melhor, não só no dia das crianças, mas mostre para ela, todos os dias, o quão divertido e fantástico é ler um livro.
E agora, para encerrar, assista ao novo comercial da Itáu, no projeto Leia Para Uma Criança, onde mostra claramente que cada livro abre um universo de possibilidades para o futuro de uma criança. Então, enfim, leia para uma criança.

6 comentários:

  1. É algo que nunca tive, nunca vi ninguém à minha volta fazer, mas é algo que quero fazer muito quando tiver os meus filhos é ler para eles, acho que é um momento maravilhoso de partilha, um momento de amor e conexão. <3

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Acho muito importante incentivas a leitura para as crianças, assim elas crescem com o prazer da leitura e não a obrigação. Adorei seu texto.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oioi

    Eu comecei a ler bem cedo, e isso muda completamente minha vida, até hoje. Temos que incentivar mais que nossas crianças leiam, pois com a tecnologia acaba prejudicando. Ainda bem que tive minha fiel e maravilhosa Vó para me mostrar esse caminho dos sonhos haha

    Bjão,
    Querida Cretina

    ResponderExcluir
  4. Você mudou o layout! Amei amei amei! *-*
    Sabe que eu trabalho no itau? Morro de amor por essa ação! Post maravilhoso princesa! Eu amo ler para a minha sobrinha! Acho uma delícia!
    Beijinhos ♡
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi! Eu não tenho filhos, mas sempre que posso leio para os sobrinhos, sou a tia dos livros hehehe eu não conhecia o canal que vc cita, mas vou dar uma olhada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Ahh que post lindo, super concordo. Tem que incentivar a ler desde cedo, é tão bom ler para os pequenos e vê-los gostando da leitura :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir