RESENHA| O Segredo dos Becker – Alane Brito

Livro: O Segredo dos Becker
Autora: Alane Brito
Editora: Arwen
Páginas: 366
Sarah sempre acreditou que os pais mantinham Michael isolado do mundo para o seu próprio bem. Até que estranhos acontecimentos começam a perturbá-la e mostrar evidências que a levam a descobrir um passado sombrio, envolvendo seus pais e a verdadeira história por trás do sequestro de Mike.
Com a ajuda das únicas pessoas em quem pode confiar, ela embarcará em uma investigação perigosa e cheia de mistérios. Em O Segredo dos Becker, nada é o que parece e somos levados a uma trama complexa, onde cada passo em falso pode resultar em uma queda brusca. E você, está preparado para desvendar esse segredo?
Sarah parece ser só mais uma adolescente normal, que mora com os pais e vai à escola, mas algo não é tão normal: sua família esconde uma garoto em casa, isolando-o do mundo. Porém, mesmo sabendo que isso não é algo simplesmente normal, não é algo que acontece com todos, Sarah acredita realmente que seus pais salvaram a vida daquele garoto e que hoje o que fazem é só para mantê-los a salvo.
Mike é um garoto que está, literalmente, preso desde quando era apenas um bebezinho. Crescendo dentro de um quarto, isolado do mundo, ele vem sofrendo muitas coisas calado, afinal, não pode realmente contar com ninguém. Ele sabe que pode contar com a Sarah, mas todas as suas chances se esvaem porque contar a ela pode realmente colocá-la em perigo e tudo o que ele puder fazer para protegê-la, ele fará.
Enquanto Sarah vai a escola e Mike fica em casa, a garota vive uma vida comum de quem tem amigos e justamente por causa desses amigos, principalmente Noah, ela será levada a uma verdade sobre sua família que poderá fazer ela pensar ou perceber que os segredos e as mentiras são constantes em sua família. Com Mike sempre machucado e com sempre a mesma justificativa, Sarah está caminhando para um mundo obscuro que cerca as pessoas que mais ama e ainda assim, ela terá que ser forte para enfrentar o que tiver que enfrentar, afinal, as consequências de não ter enxergado o que estava em sua frente podem ser desastrosas.

Aguardei ansiosamente o momento em que leria este livro. Desejava a todo momento ler o que Alane Brito traria desta vez. Depois de ler os outros livros da autora, tinha a certeza de que amaria este. Minhas expectativas estavam altíssimas. E o que posso dizer é que mais uma vez, a autora conseguiu se superar. Alane Brito sai novamente do óbvio e surpreende o leitor, mostrando o quanto domina qualquer gênero.
"Cresci assim, tendo que aceitar que uma das pessoas que eu mais amava não existia para o resto do mundo."
Sarah é uma adolescente que acha que faz parte da verdade de sua família, que realente acredita que a sua família mente para os outros, mas não pra ela. Vemos uma adolescente que se esforça para ver uma normalidade inexistente em sua família e que por mais que a verdade possa estar na sua cara, ela demora a enxergar ou finge não ver. No início, achei que a protagonista fosse ser irritante por não ver uma verdade que é explicita para o leitor, mas acaba sendo o contrário. O leitor consegue ver a verdade que a protagonista não vê, o que deixa a história mais interessante, afinal, enquanto desejamos que ela veja a realidade de tudo, nossa mente começa a procurar respostas que ainda são impossível de saber. A protagonista tem um crescimento, um desenvolvimento, muito grande ao decorrer de toda a história e depois, quando ela começa a descobrir tudo, podemos ter a noção de que talvez ela realmente não quisesse enxergar a verdade e a autora consegue fazer o leitor entender isto, afinal, é realmente difícil para ela ver a realidade de sua família, por eles serem exatamente a sua família e então desconstruir a imagem de tudo o que imaginava ser e construir outra, era completamente difícil e até doloroso para ela.
 "– Quando nos negam o comum por muito tempo, ele acaba se tornando algo bastante estimado."
Mike é um personagem que prende o leitor porque traz o sofrimento e a esperança para a história. Como a história é narrada por Sarah, só vemos o que ela vê, mas como disse, o leitor tem noção da verdade antes da personagem, o que faz ele entender o que realmente acontece com Mike e mesmo sendo chocante, o leitor busca por resposta enquanto ainda se encanta com a fé e a esperança que o personagem tem de que um dia tudo aquilo vai acabar e se resolver. Se desenvolvendo muito, o personagem traz para o leitor a beleza da simplicidade que existe no mundo, como sentir a textura do tronco de uma árvore ou só o fato de sentir o calor do sol tocando a nossa pele.

A história traz personagens coadjuvantes que são extremamente importantes e que se desenvolvem muito. Além dos pais de Sarah, temos Rebecca, Florence e Noah, que são os meus personagens favoritos e que além de trazerem todas as suas histórias, são como o leitor que vê a verdade primeiro porque estão de fora de tudo aquilo. E, claro, de formas diferentes, cada um traz a amizade para a história, mostrando a importância de se ter pessoas em quem confiar.
"O que acabou me fazendo achar que a vida aqui nesse mundo não tem tanta importância, pois é delicada, efêmera demais, se comparada a uma possível eternidade."
Por mais que a verdade seja explicita ao leitor desde o início, não quis trazer para vocês porque perderia a graça do primeiro impacto da história. E mesmo que essa verdade seja visível ao leitor, ela nos leva para diversos outros segredos desta família que ainda precisaram ser revelados e que posso dizer, mesmo você achando que não pode se surpreender com mais nada, a autora vai te mostrar mais uma vez que pode sim, por tudo isso, tentei ao máximo não trazer spoilers para vocês.

O Segredo dos Becker traz mistério, suspense, amizade e amor, tudo bem desenvolvido para não se perder em momento algum, mas o que este livro traz de melhor e que nos faz pensar é: "Como você seleciona as pessoas em quem pode confiar?" Eu não paro de pensar nisto e é bem esta proposta que o livro traz, afinal como podemos saber que a pessoa em quem confiamos não queira nos matar. Existem tanto casos de irmão matando irmão, pais abusando de seus filhos, falsos amigos e muitos outros e é interessante como a autora vai desenvolvendo a história que parte da confiança e da falta dela e posso dizer que tudo isso, além de levar você é um questionamento próprio vai fazê-lo passar horas com o livro, sem parar de lê-lo.
"Se todos que perdessem alguém desistissem de seguir em frente, a raça humana já estaria extinta. Ela se foi porque o seu tempo acabou e se você ainda está aqui, é porque ainda tem que viver neste mundo." 
Na resenha dos outros livros da autora, eu elogiei a escrita dela e mais uma vez, isto é algo que precisa ser falado: a escrita de Alane Brito é realmente fantástica e mostra o quanto de conhecimento a autora deve ter dentro de si. Porém, mais do que isso, o que preciso falar é da forma como a autora consegue se desenvolver em qualquer história, de romance, drama, suspense ou mistério e aposto que em muitos outros, a autora traz para seu público a variedade do que escreve. Ela não se coloca como a escritora de algum gênero literário, mas sim de todos porque eu sei e imagino que nem a metade de todos os outros conseguem sair da sua zona de conforto e se aventurar por um novo gênero, mostrando assim do que pode ser capaz e Alane Brito é capaz de muitas coisas, principalmente de encantar seus leitores.
"Para acreditar nesse amor, é necessário enxergar as coisas com uma perspectiva diferente. E é o que tenho feito."
Se O Segredo dos Becker já começa maravilhosamente bem, a autora faz uma crescente durante a história e termina de uma forma de deixar qualquer leitor extasiado, mas mais que isso, ela ainda nos mostra existirá uma continuação da história, o que deixa qualquer leitor ansioso.

É necessário falar sempre soube o autor quando um livro é tão bom, porque sem ele aquela história não existiria, literalmente e, hoje eu sei que sem Alane Brito, o mundo literário ficaria triste por não poder compartilhar histórias tão fascinantes.
O Segredo dos Becker é um livro que encontrar palavras é complicado, e novamente, não porque elas me faltam e sim porque são muitas e acabamos nos perdendo em todos os adjetivos que podem existir para esta história. Uma história que mostra a realidade de se ter segredos e ainda mais, mostra a realidade de se manter calado perante a eles e quanto essa realidade pode trazer consequências graves. E mesmo em meio a todos os segredos e consequências, a esperança cercada pela amizade se mostra forte, dando uma bela e verdadeira lição de como mesmo no seu pior momento, buscar pela melhora é importa e necessário. O Segredo dos Becker traz tudo isso e muito mais, mas para você saber terá que ler o livro porque é segredo. Se aventure a descobrir a verdade destes segredos.
"Naquele dia, enxerguei de maneira escancarada que todo ser humano tem o mesmo valor. Não sinto, não necessito de cuidados e não mereço mais atenção que ninguém. A diferença, o que enobrece alguns e rebaixa outros, é o modo como cada um se posiciona com relação ao próximo. O que fica, quando nos tornamos passados, são as recordações do que fizemos. E seria maravilhoso se todos se esforçassem a ser lembrados por seus atos bons..."
Adquira

6 comentários:

  1. Oi, Gabi!! Ler suas resenhas é viciante! Só estou triste porque não tenho mais livros publicados pra você ler e resenhar. kkkkk Você sabe expor tudo o que pensa claramente, sempre me mostra algum ponto de vista novo e, melhor ainda, compreende tudo que quero transmitir com os meus livros, e isso é maravilhoso! Mais uma vez, fiquei encantada por suas palavras e cada vez mais lisonjeada! Acho que fico até vermelha com tantos elogios. kkkk Obrigada novamente, suas resenhas entraram para a minha lista de preferidas pra sempre!!

    Beijossss!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi,
    Não conhecia a autora, mas se você diz que ela arrasa na escrita, eu super acredito.
    A temática abordada me agrada muito, fico curiosa para conhecer melhor a obra.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabi.
    Eu não li nada da autora ainda. Mas depois de tantos elogios assim eu preciso ler hehe. E o enredo do livro é muito interessante. Já preciso saber quais são esses segredos que essa família tanto esconde. Vou anotar aqui para ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem??
    Amei a capa do livro e adoro histórias com segredos, fico mega curiosa! E parece q isso foi mt bem explorado durante a história! Já anotei esse livro aqui!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=9R-CfNfOPwI

    ResponderExcluir
  5. Uau!!! Não sei nem o que dizer depois dessa resenha! A capa já havia me chamado a atenção, mas essa premissa é espetacular! Quero muito desvendar o mistério acerca do menino que os pais dela mantem preso. De início achei bem ingênuo da parte dela acreditar que os pais tinham a intenção de apenas protegê-lo, mas depois que ela percebe que a realidade é outra, as coisas devem ficar frenéticas. E essa questão da confiança é muito pertinente, ainda mais no caso dela, quando não se pode confiar nem mesmo na própria família! Fiquei super interessada na leitura, já adicionei nos desejados no skoob. A resenha ficou maravilhosa, desejo muito sucesso também pra autora!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi, achei interessante o leitora saber a verdade de um modo mais explícito, acho que só autores bons conseguem prender a gente quando isso acontece. Não li ainda nada da autora, mas pelas resenhas a escrita parece ótima! E a foto ficou linda.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir