TOP 5 | Melhores Atores em Adaptações Literárias Para o Cinema

Não há como negar que falar sobre adaptações literárias para o cinema gera discussões e muita polêmica, porém, também não há como negar que algumas vezes, mesmo a adaptação não sendo tão boa, alguns atores interpretam tão bem seus personagens que parece que eles nasceram para aquele papel. Por isso, hoje vamos falar desses atores e de seus personagens.

Theo James (Quatro) | Divergente – Verônica Roth
Vamos começar por essa adaptação polêmica que acabou sendo cancelada após o fracasso do segundo filme. Mesmo que o segundo filme realmente não tenha agradado aos fãs, o primeiro acabou sendo bem aceito e ainda assim, em ambos, podemos ver que o elenco do filme é muito bem escolhido, principalmente pela escolha do ator Theo James para interpretar o protagonista Quatro (Four).
Como falei, o elenco em si é muito bem escolhido, mas o Theo James realmente parece perfeito para o papel de Quatro.
Podemos ter a clara certeza de que se o leitor assistir ao filme primeiro, ele lê o livro imaginando o ator como o personagem e isso é raro de acontecer. O ator parece ter tantas características físicas e expressivas do personagem que ao assistir outro filme que ele tenha feito, é impossível não se lembrar de seu personagem em Divergente, Quatro.
Theo James interpreta o personagem Quatro (Four) em Divergente.
Sophie Nélisse (Liesel) | A Menina Que Roubava Livros – Markus Zusak
Essa é uma adaptação que não causou tanta polêmica, não tanto quanto outras que foram bem mais discutidas, mas que também dividiu seu público, porém, teve também uma ótima escolha de elenco e arrasaram principalmente no momento de escolher a protagonista. Sendo uma boa adaptação, tudo fica ainda melhor com a jovem atriz Sophie Nélisse interpretando a Liesel que é a nossa amada protagonista.
Sophie sendo uma atriz muito jovem, que na época tinha entre 12 e 13 anos, ela mostrou o quão bem faz seu trabalho, mas fora isso, ela realmente parece ser descrita pelo autor na narração do livro. Ela traz uma realidade em características, expressões e emoções que permite o leitor enxergar a real personagem do livro e além de não ser sempre que isso acontece, o desenvolvimento da atriz é real durante a história passando todas as sensações para o leitor, o que nos mostra que sem dúvida alguma, Sophie Nélisse nasceu para interpretar Liesel Meminger.
Sophie Nélisse que interpreta Liesel Meminger em A Menina Que Roubava Livros.
Shailene Woodley (Hazel Grace) | A Culpa é das Estrelas – John Green
A Culpa é das Estrelas está entre as melhores adaptações literárias dos últimos anos e não só pelos fãs, mas a crítica especializada que elogiou muito o filme, elogiou também o bom desempenho da atriz Shailene Woodley que da vida a protagonista Hazel Grace.
O livro é maravilhoso, os personagens são ótimos, mas a protagonista é sensacional e encontrar uma atriz que conseguisse tirar do livro e levar para as salas de cinema a emoção, a complexidade dos sentimentos de alguém que tem câncer terminal e conseguir transmitir tudo isso para quem estivesse assistindo não era uma tarefa fácil, mas eles simplesmente encontraram a Shailene e como o próprio diretor disse, era olhar para ela e ver a Hazel. A Shailene é uma atriz sensacional e que interpreta todos os seus personagens maravilhosamente bem, mas é como se ela tivesse nascido para interpretar Hazel Grace e durante toda a trajetória dela, ela será lembrada por essa personagem que foi feita para ela.
Shailene Woodley que interpetra Hazel Grace em A Culpa é das Estrelas.
Chloë Grace Moretz (Mia) | Se Eu Ficar – Gayle Forman
Escolhendo mais uma adaptação que foi mais adorada do que criticada, Se Eu Ficar ficou tão reconhecido por sua ótima adaptação que a capa do livro passou a se tornar a mesma capa do filme.
Mas essa boa adaptação se deve muito também a escolha do elenco, que foi muito elogiada na época das filmagens. No final do livro, em uma parte de entrevistas para os fãs, a autora nos conta que sempre quis a atriz para interpretar a protagonista e que ficou feliz pela demora da produção do filme, assim a atriz envelheceu alguns anos para poder interpretar a personagem, já que antes era muito nova para interpretar a Mia na adaptação.
Como a própria autora já confirmando o que é visível, Cloë prova ser realmente uma maravilhosa atriz, pois se entrega de corpo e alma ao personagem e isso é muito visível e palpável com ela interpretando Mia. A atriz consegue passar para quem está assistindo todas as emoções e sensações que uma personagem que está sofrendo tanto pode passar. Ao ler o livro, o leitor consegue imaginar a atriz como a personagem principal e ao assistir o filme percebemos que não podia ser mais ninguém, além dela para interpretar a nossa protagonista, Mia.
Chloë Grace Moretz interpreta a personagem Mia em Se Eu Ficael.
Emilia Clarke (Louisa Clark) | Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes
Para encerra esta lista, vamos falar de uma adaptação um pouco mais recente que as outras e que movimentou o ano de 2016. Como Eu Era Antes de Você foi uma adaptação desejada, aguardada e aceitada pelo público.
Muitos dizem que a ótima adaptação é devido a própria autora do livro ter escrito roteiro, e mesmo que talvez seja isso, a escolha de elenco para esta adaptação foi sensacional, principalmente na escolha da protagonista, Lou.
Emilia Clarke já era uma atriz conhecida pela série Game Of Thrones, mas após atuar neste filme, ela ganhou ainda mais visibilidade, até porque a atuação da atriz no papel da mocinha trazia a alegria, o amor e esperança da personagem do livro. Com expressões e emoções a atriz mostrou tudo o que sua personagem tinha para mostrar e não deixou nada de lado ao que se referisse a personagem do livro que é tão amada pelos leitores. Emilia Clarke, além de mostrar como consegue diferenciar seus personagens, mostrou o quanto se doa para que cada um deles sejam o mais verdadeiro possível.
Emilia Clarke interpreta a personagem Louisa Clark em Como Eu Era Antes de Você.
Este post chega ao fim, mas você pode complementá-lo comentando aqui. Comentem o que vocês acharam e comentem também quais atores e atrizes que não estão nesta lista e são ótimos em papéis literários, porque assim conhecemos mais trabalhos de bons atores e talvez bons filmes.

12 comentários:

  1. Só li verdades!
    Me apaixonei pelo livro "Se eu ficar", mas acredita que ainda não vi o filme?? Vou tentar ver esse final de semana!!

    papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi. Eu não lembro da última adaptação de Divergente ter sido cancelada, porque minha irmã lembra de ter assistido no cinema... agora fiquei confusa. Eu adorei A culpa é das estrelas e a entrega dos personagens na hora de fazer os papéis, mas não curti tanto Como eu era antes de você, gostei mais do Will do que da Lou.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi!
    Dessas, eu amei as adaptações de A Menina que Roubava Livros, A Culpa é das Estrelas e Como Eu Era Antes de Você. Ficaram super fieis ao livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Eu não assisti a maioria dos filmes que você citou mas o que vi concordo que a atuação foi de excelente qualidade.
    Para uma adaptação ficar boa, deve haver bons atores. Eu incluiria na lista a nova adaptação de It - A Coisa porque eu estou apaixonada pela atuação dos atores.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi por incrível que pareça eu não vi A culpa é das estrelas rsrsrs mas vi Como eu era antes de você a achei a escolha do elenco perfeita. E concordo que o fato da autora ter feito o roteiro ajudou bastante sim! Adorei o tema do top <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. oiiiii Gabi!!!

    Acredito que os personagens que faz a diferença em uma adaptação e todos eles tem que ser quase igual a descrição do livro. Eu amo o Quatro apesar de amar o filme eu assistiria todas as vezes, porém eles estragaram o filme a partir do dois e simplesmente não gostei.

    A Culpa é das estrelas eu ameiiiiiiiiiiii, apesar de não assistir muito pois choro demais kkkkk eu achei ele bem fiel ao livro e na época que eu li ele eu já assisti o filme e não deu outra, amoooo os dois.

    Se eu ficar eu não li o livro mais assisti o filme dos 30% em diante, não assisti o comecinho, mas foi incrivel e chorei, amei os autores e acredito que eles conseguiram tocar nossos corações, pelo menos o meu.

    Agora os outros eu não assisti e um dia assistirei. Amei o post.

    Um grande beijo da sua Fã.

    Jhenny

    sussurrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Não canso de olhar este filme Como eu era antes de você, ficou muito bom e sempre me emociono.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Gabi

    O Theo é exatamente como eu imaginava que seria o Quatro, achei que ele encaixou mesmo no papel.
    A Sophie Nélisse é uma fofa e realmente nasceu pra interpretar Liesel, nem sabia que ela era tão novinha quando fez o filme, ela arrasou

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Eu fico muito ansiosa pra ver o filme quando eu amo o livro e geralmente eu me frustro, mas concordo com você em quase todos aí. Acho que as minhas preferidas da sua lista são a Chloe, a Shailene e a Emilia. Parece que as personagens foram escritas pra elas!
    Beijosss
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi! Nossa, o Theo James é um sonho, amo demais <3 Ele é o Quatro, definitivamente! Tanto a Tris qnt o Quatro eu imagino como a Shai e Theo nos livros *-*
    Mas a Shai e o Ansel tbm fizeram a Hazel e o Gus perfeitos!
    A Emilia na minha opinião melhorou e muito a personagem que a Lou é no livro XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi,
    É inegável que o Theo James é o Quatro perfeito.
    E a Shailene honrou a Hazel Grace. É impossível não se emocionar com ela!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabi,
    Assisti a maioria dos filmes que você citou e concordo completamente.
    Theo James arrasou como quatro, melhor escolha possível e era exatamente como eu imaginei quando li o livro. Uma pena que a produção tenha se perdido um pouco no segundo filme.
    É incrível como a Shailene consegue incorporar tanto os personagens que ela faz, uma das minhas atrizes favoritas!

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir