4 Personagens mais girl power da literatura

Provavelmente vocês já ouviram falar do termo "Girl power" e por si só, esta frase já diz muita coisa. O poder feminino, o poder das mulheres que ainda precisam se impor em uma sociedade machista. Chamamos de Girl Power mulheres que representam a todas e lutam pelos seus direitos, não se permitindo ser submissa de uma sociedade que deseja padronizar a tudo e a todos, com isso, hoje iremos falar de 4 personagens Girl power que representam todas as mulheres e o melhor, todos os livros destas personagens foram escritos por mulheres.

AMERICA | A SELEÇÃO – KIERA CASS

Por mais que eu sempre cite os protagonistas de A Seleção por algum defeito, muitas vezes por causa do romance desenvolvido, é preciso dizer o quão Girl Power é a protagonista. 
America já começa a história lutando pelo que deseja, mesmo que seja viver aquele romance proibido. Ela vê nas castas um problema, que mesmo sendo visível para todos, é ignorado por toda aquela sociedade, mas não por ela. America sabe que aquilo é desigualdade e quando está dentro do palácio, ela se permite ver a realidade e tenta realmente lutar contra ela. E, o que ainda torna ela uma personagem melhor ainda é que ela não se permite ser levada pelo que as pessoas querem que ela seja, mesmo que seja o melhor para todos. Ela acredita no que deseja e luta por tudo o que quer, mesmo que tomar decisões não seja possível para as mulheres naquela sociedade e isso faz dela a nossa Girl Power.
"Por acaso eu desejaria uma vida que nunca quis? Estaria disposta a vê-lo em encontros alegres com outras apenas para se certificar de que não estava errado? A assumir a responsabilidade de princesa? Eu queria amá-lo?"

ÂNGELA | O QUE ME DISSERAM AS FLORES – ALANE BRITO 

Eu queria trazer Ângela para esta lista porque ela é uma Girl Power em um contexto não tão forte, mas ainda tão importante quanto. Sua história se passa em 1933 e, por uma promessa de seu pai, ela teria que se casar com William, filho de um amigo de seu pai que ela nunca tinha visto pessoalmente.
Por mais que não pareça, Ângela era muito forte e mostrava um empoderamento muito grande, ainda mais para a época. Ela não estava lutando por uma sociedade mais justa, porém, estava lutando por uma liberdade própria. Mesmo que William fosse maravilhoso e eles fossem lindos juntos, o leitor consegue entender que ela não está brigando porque o odeia, mas, porque quer ter a chance de escolher e de decidir sobre a sua vida. Mesmo tendo atitudes não tão boas, Ângela mostra a força que tem ao lutar contra uma decisão que era imposta sobre muitas mulheres na época.
"– Se eu tivesse coragem... Juro que se eu tivesse coragem já teria acabado com tudo isso. Encravaria uma faca no meu peito para aliviar-me e o deixaria aqui carregando a culpa de minha morte, porque não teve a decência de agir como o homem de brios que tanto se força a aparentar! – Parou uns instantes para recuperar o fôlego. – Mas seria muito injusto matar-me, porque você não vale esse sacrifício."

EADLYN | A HERDEIRA – KIERA CASS 

Ao contrário da maioria dos dãs desta série, os livros de A Herdeira e A Coroa são os meus favoritos e só tenho elogios em relação a história da Eadlyn.
No início, a autora nos estrega a filha do rei e da rainha, Maxon e America, e ela será a futura rainha e neste começo Eadlyn parece ser arrogante, mas ao decorrer do enredo, é perceptível que a protagonista cria uma armadura para que ninguém duvidasse da capacidade dela, afinal, ela é a filha mulher que assumirá o trono. Quando vemos que ela não quer uma seleção, muito menos um marido, vemos a personagem que tenta trazer todo o empoderamento feminino existente dentro de si. Ela quer ser a melhor profissionalmente e quer mostrar que não precisa de um rei ao seu lado para isso, o que a torna melhor ainda. Eadlyn, não pode viver para si, porque todo aquele governo vem antes dela e isto faz dela uma jovem poderosa, mas, que muitas vezes precisa mostrar que é merecedora de confiança e isso faz com que ela coloque tudo a sua frente, lutando pelo seu lugar como a futura rainha.
"Por isso o amor era uma ideia terrível: ele enfraquecia as pessoas."

TRIS | DIVERGENTE – VERONICA ROTH

Quando se pensa em uma lista de personagens Girl Power é impossível não pensar na Tris, até porque ela é, sem dúvida, uma das personagens mais maravilhosas dos últimos tempos. 
Tris é uma protagonista que vai mostrar a força de uma mulher de todas as formas, seja emocional ou fisicamente, seja no amor ou na perda. Ela já é uma protagonista que luta pelo que deseja desde o início e é possível ver isso quando escolhe a facção que deseja, indo contra os princípios da família e depois, descobrindo que é Divergente, ela mostra a vontade que deseja de lutar não só pela própria liberdade, mas a de todos e neste caminho, é possível ver os impasses que aparecerem na sua frente e por mais que seja difícil, da um orgulho de ver como ela consegue se superar, lutando, mesmo que seja até o fim, pelo que acredita, por justiça e por uma sociedade mais livre. Tris é Girl Power em todos os sentidos do termo.
"Nós acreditamos em simples atos de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar pela outra."
Essas escritoras mostraram que protagonistas mulheres podem fazer parte dos melhores livros e que essas personagens representam inúmeras outras mulheres, que assim como elas, lutam diariamente e todas essas pessoas são Girl Power.

16 comentários:

  1. Adorei a listinha!!! Personagens assim dão o toque especial na leitura.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi! Tudo bem? Apesar de querer dar uns tapas na America em alguns momentos eu gosto bastante dela kkkkkkkk e gosto bastante da Hermione, ela com certeza estaria no top girl power! Aliás, excelente tema de post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Amei o post :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabi!
    Dessas, só não conheço a Ângela.
    Já as outras, realmente são girl power, mas alguns detalhes das personalidades delas me estressaram demais!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  5. "Ao contrário da maioria dos dãs desta série, os livros de A Herdeira e A Coroa são os meus favoritos e só tenho elogios em relação a história da Eadlyn." OBRIGADA SENHOR, ALGUÉM QUE PENSA IGUAL A MIM! HAHAHAH Eu amo a Eady bem mais que a América! hahah
    E A TRIS, MARAVILHOSA <3
    Adorei a lista!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente encontrei alguém também!!! Sério, a Eadlyn é maravilhosa mesmo, não é? Pelo menos não estamos mais sozinha entre as que gostam de A Herdeira e A Coroa.
      Tris é realmente maravilhosa!
      Adorei saber que você também gosta da Eadlyn.

      Beijos!

      Excluir
  6. Oiii Gabi

    Da sua lista, apensar de ter gostado da America, achei que em muitos momentos ela ficava meio perdida. Foi natural, até necessário para a história. A Eadlyn ainda não "conheço", acabei lendo a série até a terceira parte só, por enquanto.
    TRis é muito Girl POwer, assimcomo a Katniss de Jogos Vorazes. A TRis da primeira parte, Divergente é minha favorita, depois ela muda bastante e fica voluvel, mas na primeira parte está muito "kick ass", foi uma das protagonistas que mais amei quando comecei a ler.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabi.
    Gostei da sua lista. Eu não gostei das continuações de A Seleção, achei desnecessárias depois que li, mas não odiei a protagonista como todo mundo hehe. Acho que a Hermione e a Feyre se encaixariam nessa lista.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Adoro história com personagens femininos poderosos, "A Selecção" é todo um amor! <3

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi, tudo bem?
    Achei muito legal o seu post! Em toda a História, sempre existiram mulheres que fizeram a diferença e que sempre devem ser lembradas por nós. Também acho muito legal quando os autores colocam as mulheres desta maneira mais atuantes e determinadas a lutar por aquilo que acreditam.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não li nenhum desses livros, mas eu acho tão legal quando as personagens femininas "fight like a girl". Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi,
    Tris e Katniss.
    Para mim, as duas são MUITO #GirlPower!!!!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi.
    Adorei sua lista, dos livros mencionados só li Divergente e concordo com você, Tris é uma personagem forte.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    AAAAAA "divergente" é incrível e realmente a Tris é incrível! É aquele tipo de personagem que nos inspira!
    Os outros livros infelizmente não conheço :(
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=b7Wm9ShHyI4&t=2s

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Adorei o post, e os livros citados. Alguns aí que eu não li até me deu vontade de ler e fiquei curiosa. Gosto de protagonistas fortes.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acho que mais do que todas essas, eu diria que a Katniss é bem girlpower, uma das maiores. Adorei o post, é ótimo ver protagonistas femininas girlpower assim!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir