5 Livros para ler e relaxar depois das provas

Quando o final do ano vem chegando, é impossível não ouvir falar de provas, seja de final de bimestre/semestre, vestibulares e o tão conhecido ENEM. A ansiedade toma conta de todos que esperam desesperadamente os resultados, mas para se acalmar e deixar que aconteça quando tiver acontecer, nada melhor do que ler livros.
Então se você está encerrando seu ano escolar, está fazendo vestibulares e se fez a primeira prova do ENEM e já está se preparando para a segunda, anote estas dicas de livros que com certeza vão te ajudar a relaxar e deixar que tudo flua naturalmente.

O PEQUENO PRÍNCIPE – ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Sendo já um clássico da literatura e provavelmente tenha sido lido por muitos de vocês, O Pequeno Príncipe não é só um livro para ler, é um livro para reler. 
Com uma linguagem simples, não é segredo para ninguém que em poucas páginas a história traz uma sabedoria surpreendente para o leitor e o melhor de relê-lo é que a cada vez que você o lê, você percebe que tem algo novo. Você viu algo que dá primeira vez não tinha visto. Sendo uma leitura curta, fluída e cheia de conhecimentos, este é um livro para reler após uma prova e simplesmente relaxar.
“É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se conseguires fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”

SOB O OLHAR GREGO – BELLA CRESTAN

Primeiramente, o que torna este livro tão maravilhoso é que ele não é pretensioso. Não faz uma propaganda maior do que é e consegue entregar para o leitor a sua proposta principal.
Um livro não só sobre romance, mas muito fofo, Sob O Olhar Grego é uma história sobre amor. Amor de forma romântica, amor entre amigos e o principal, amor próprio e isso é o melhor. A autora não romantiza uma amizade e nem se perde ao desenvolver um romance e principalmente, ela trabalha com a simplicidade ao mostrar a importância da personagem se amar e isso envolve o leitor, é simples e é lindo. 
Sem dúvida alguma, além de uma breve viagem pela Grécia, é um livro que faz qualquer um relaxar e simplesmente ler.
"Rir de si mesmo é uma grande dádiva, é saber reconhecer humildemente o que é um ser humano, e que errar é divertido, faz parte do aprendizado, do caminho."

RIO DE TINTA – ANA LATTARULI 

Provavelmente os seguidores do Magia é Sonhar já me viram falar deste livro inúmeras vezes, mas vou dizer: só vou parar quando vocês o lerem porque realmente merece ser lido por todos.
Rio de Tinta é leve, mas não tanto quantos os outros desta lista, porque a história tem um mistério, um suspense em si. E com uma protagonista tão conflituosa dentro de si mesma, a leitura se torna algo surreal. Você vai parar o que estiver fazendo para continuar lendo, porque esta história faz isto com você. Sabe aquela inquietação boa que você tem ao querer saber o final de uma história? Rio de Tinta proporciona isto ao leitor de início ao fim.
Por estarmos falando de esquecer um pouco as provas, este livro é perfeito para isso, porque ao lê-lo, você só vai conseguir pensar nele.
"– Você não é louca, só é triste. – Essas palavras perfuraram meus pulmões. São a mais pura verdade. – E eu espero que você seja verdadeiramente feliz um dia."

O SENHOR DA LUZ – GRACIELE RUIZ

É claro que nesta lista não podia faltar um livro de fantasia, não é? Além de ser um gênero que quando bem desenvolvido absorve qualquer um na leitura, faz o leitor se entregar para a história e esquecer do resto é só consequência. E, bom, um livro de fantasia que é tão bem escrito e tão bem desenvolvido, sem dúvida alguma é O Senhor da Luz.
A autora realmente desenvolve a proposta do livro e leva o leitor para um mundo novo, com criaturas fantásticas, inimizades, alianças e guerras. Ela não se perde ao estragar tudo porque precisa de romance na história, muito pelo contrário. Ela traz uma protagonista que você se identifica porque é jogada em uma realidade e que precisa aprender a se virar. 
Como disse no início, essa fantasia vai te absorver para dentro da história e o resto, não será lembrado.
"Os fantasmas do passado ainda avassalavam sua mente, deixando seus olhos embaçados constantemente e enchendo seu pensamento de tristeza, mas ela não poderia fraquejar ou desistir. Não poderia voltar."

TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO – JOHN GREEN

É óbvio que este livro estaria nesta lista. Além de ser magnífico, é um livro que desejo que todos leem, até aqueles que não gostam tanto da escrita do John Green vão gostar deste livro.
Pelo menos para mim, ninguém retratou o transtorno obsessivo-compulsivo como John Green trata neste livro. Além de trazer uma realidade existente, onde ele joga na cara da sociedade que isso não é frescura, Green mostra que é necessário tratamento e mostra como essa doença pode trazer consequências tristes, mas reais. 
Sendo um livro que parece ter muito do John Green, a escrita jovem misturada com a mais pura filosofia, arte e literatura clássica mostra que o jovem entende sim de cultura e que a adolescência não é tão simples como todos acham. 
A escrita essencial do autor faz o leitor esquecer do resto do mundo porque ele consegue te colocar na pele da protagonista e isso é fascinante.
"Nossos corações estavam partidos nos mesmos lugares. Isso é parecido com amor, mas talvez não seja exatamente a mesma coisa."
Espero que essas dicas façam vocês relaxarem durante este período que é tão necessário não ficar nervoso ou estressado. Fora isso, desejo que todos se saíam bem no que se propuseram a fazer, porque estou na mesma fase que vocês e sei o quão desesperador pode se tornar. Então, só o que posso dizer é: Boa sorte para nós.

3 comentários:

  1. Olá, linda! De todos esses livros, eu só tenho "O pequeno príncipe" . Ainda não li, pasme! Mas está na minha listinha. Adorei as dicas e realmente precisamos relaxar. Haha

    ResponderExcluir
  2. O pequeno príncipe é epico estou em fase terminal da faculdade, último semestre enfim e ansiosa para colocar em dia minhas leituras e me dedicar mais ao blog.

    Amei as indicações, beijos.

    http://vestigioliterario.blogspot.com.br/
    Nos siga no instagram: https://www.instagram.com/vestigioliterario/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, tudo bem? Nada como uma boa leitura pra relaxar! De todos da lista só Li O pequeno príncipe, mas quero conferir o novo do Dan Brown!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir