10 Melhores livros lidos em 2017

Todo leitor gosta de relembrar o que já leu, ainda mais quando chega o fim do ano. É muito maravilhoso ver aquele livro na estante e se lembrar do quão importante a história dele é. Como estamos nesta fase final do que lemos em 2017, mesmo que ainda dê tempo de ler pelo menos mais um, é impossível negar que alguns livros se tornam mais especiais, por isso, o post de hoje é sobre 10 melhores livros lidos e resenhados aqui no Magia é Sonhar.
É claro que muitos livros faltaram nesta lista, porque para chegar somente a 10 foi muito difícil.

UMA CHANCE PARA RECOMEÇAR - DIANA SCARPINE

Este provavelmente tenha sido o livro mais falado aqui no blog. Foi o segundo livro que li neste ano e o amor que sinto por ele já me fez relê-lo duas vezes. A história de amor e de luta contra o próprio preconceito é sensível e emocionante e a autora consegua trazer toda a verdade, em palavras, de uma realidade em que vivemos. 
"O tempo é implacável! Não respeita a dor, a frustração ou o vazio. Ele simplesmente passa, arrastando consigo esses sentimentos para um incômodo passado, mas não para o esquecimento completo."

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO - JOHN BOYNE 

Antes de ler o livro, eu já sabia de toda a sua história seja por filme, seja por outras pessoas e mesmo imaginando que fosse bom, não imaginei que mesmo conhecendo a história ele seria tão impactante. A escrita do autor consegue fazer a mente do leitor ver aquelas duas crianças inocentes em um mundo tão cruel e isso faz com que o impacto seja forte e de fazer chorar. O livro já tão conhecido é capaz de sensibilizar qualquer pessoa.
"Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada."

UMA VEZ VOCÊ, UMA VEZ EU - DIEGO MARTELLO

Este livro que comecei a ler sem nenhuma pretensão é o que realmente não poderia faltar nesta lista. Um livro que entra muito em reflexão e traz um conhecimento enorme para o leitor nos permite refletir, pensar e questionar, assim como o protagonista. Com um dos finais mais surpreendentes que li até hoje, este livro permite ao leitor viajar para dentro de si mesmo em busca de conhecimento.
"Ser sincero consigo, com seus princípios e seguir suas paixões, não dependem do nível de dificuldade que você vive. Seguir suas paixões é uma escolha sua. Não é uma escolha fácil, mas é somente sua. Só você sabe o que sua alma deseja."

RIO DE TINTA - ANA LATTARULI

Sendo um dos livros que mais desejei este ano, talvez pela capa, é um livro em que as palavras não parecem suficiente para descrevê-lo. Um livro que consegue criar perguntas na cabeça do leitor desde o primeiro capítulo. Mostra uma protagonista que ama as cores e que parece misteriosa para os outros, mas ao decorrer da história podemos perceber que Ally é um mistério até para ela mesma. Fazendo o leitor sentir todos os sentimentos com verdade, Rio de Tinta busca mostrar acima de tudo o amor e a sua importância.
"Eu só gostaria de voltar no tempo, entende? Voltar para a época em que o medo não existia, e as cores representavam para mim a vida, não a morte. Mas não dá para voltar no tempo, e essa é nossa maldição. Estamos para sempre presos às escolhas que fazemos, sem chances de retroceder, mudar ou simplesmente fugir."

DOCE AMARGO - EVELYN SANTANA

Depois de uma série de romances que realmente não me cativava, tive o prazer de ler Doce Amargo e me lembrar do porquê amo tanto romances. Com personagens de personalidades muito fortes, a autora consegue nos entregar a verdadeira paixão entre duas pessoas, mesmo que permeada por mentiras e o melhor, ela consegue trazer as consequências de se misturar mentiras com amor. Com um final de deixar o leitor com o coração em pedaços, é um romance que mostra a maravilha que é esse gênero literário.
"Você só precisa saber que, do mesmo modo que ninguém lutou por você quando era apenas uma menina, ninguém lutou por aquele homem quando ele ainda não era a pessoa bem-sucedida que você conhece."

A VILA DOS PECADOS - SORAYA ABUCHAIM

Não só o livro, mas, Soraya Abuchaim conseguiu tirar todo o meu preconceito com o gênero suspense/terror e me mostrou o quão magnífico são os livros destes gêneros. 
A Vila dos Pecados é um livro que prende o leitor do início ao fim e consegue nos tornar o detetive da história, não parando de pensar nela por um só instante, tentando juntar as peças e descobrir quem é tão temido assassino. Permeada pelas emoções e atitudes humanas, o livro mostra o quanto o ser humano pode ser cruel e se corromper. Nos levando a refletir, fica aquela certeza: a nossa sociedade é fruto das nossas próprias ações.. 
"É muito mais fácil ser conivente com o mal do que lutar contra ele. Com o tempo, já nem se percebe que há maldade ali, que há coisa errada; as pessoas tornam esse tipo de atitude uma rotina, e passa a ser corriqueiro."

AGORA E PARA SEMPRE, LARA JEAN - JENNY HAN

Também um livro que foi muito citado no blog, o final desta trilogia tão fantástica fecha com chave de ouro uma história que foi linda do início ao fim. 
Agora e Para Sempre, Lara Jean mostra ao leitor que assim como a gente, a protagonista também cresce e amadurece e que isso vem carregado de escolhas que ela deverá fazer por mais difíceis que elas sejam. Com leveza, a autora consegue escrever sobre uma realidade de todos e o melhor, consegue fazer o leitor sorrir e se emocionar.
"Amor é fazer escolhas corajosas todos os dias." 

O QUE ME DISSERAM AS FLORES - ALANE BRITO

Era impossível fazer esta lista e não falar deste livro tão maravilhoso e que foi tão importante. Mais um livro nacional que mostra o quão fantástica é a nossa literatura, ele é um romance que consegue emocionar o leitor, mas o melhor, com personagens tão fortes e que lutam com tanta veemência por seus desejos, a história consegue trazer sentimentos conflituosos ao leitor que consegue entender os motivos de ambos os protagonistas.
Mostrando as consequências que o orgulho pode trazer, é um livro que faz o leitor sentir orgulho de ter lido-o.
"Às vezes, a tristeza é um sentimento mais destruidor que a ira. Não percebe o quanto Willian vive desanimado? Cuidado, Ângela. Talvez o amor dele não seja indestrutível como parece."

O TRIO - ALANE BRITO

Mais um livro da Alane Brito, O Trio mostra o quanto a autora consegue se desprender de um gênero e se desenvolver em qualquer tipo de história. Com três protagonistas, a histórias nos traz um leque de personagens que, com suas personalidades tão diferentes conseguiram provocar todos os sentimentos possíveis no leitor. 
Uma história sobre amizade, amor, paixão e principalmente sobre perdão, O Trio mostra que o destino pode sim colocar pedras ou flores em nosso caminho, mas, acima de tudo, o destino nos dá opção e quem escolhe é nós mesmo.
"Ao aceitar esse amor entreguei-me a um destino impreciso, desarmei-me e fui só sentimento, arrisquei-me a não ser correspondida, tive esperanças em meio a tormentos, me dividi, privei-me de outros amores, sofri, angustiei-me, mesmo assim não gostaria de ter vivido sem a experiência de sentir isso por você..."

TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO - JOHN GREEN

Para encerrar esta lista, é claro que Tartarugas Até Lá Embaixo estaria aqui, afinal, John Green nos presenteou com esta obra neste ano e além de ser a sua volta ao mercado, o livro mostra o quão magnífico é a mente deste autor.
Conseguindo realmente mostrar ao leitor o que é sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ele traz personagens consistentes e uma protagonista verdadeira, mostrando com a sua escrita jovem e poética uma realidade de muitos e que não é tratado com a seriedade necessária. Reflexivo, o livro é a alma de John Green e o conhecimento que ele dispôs sobre a história.
"Qualquer um pode olhar para você, mas é muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu."
E chegamos ao final de mais uma lista e talvez a última do ano, de qualquer forma, é necessário falar mais uma vez que muitos outros livros deveriam estar nesta lista, afinal, cada história é marcante de uma forma particular e todas merecem um espaço importante no coração de cada leitor. Os melhores livros são aqueles capazes de fazer a imaginação flutuar e o coração se encher de alegria.

10 comentários:

  1. Olá, Gabi. Caramba, acho que só conhecia dois da sua lista e só posso concordar com o livro da Jenny Han, que eu amei. Uma chance para recomeçar eu gostei, mas achei a narrativa muito rebuscada, tinha floreios demais e isso me incomodou, mas também adorei o romance.
    Um beijo!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Gabi!! Fiquei radiante quando vi dois livros meus em sua lista!!*0* Estou feliz demais, muito obrigada!!!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabi! Fiquei muito feliz por ver Uma Chance para Recomeçar entre os melhores do ano do seu blog.

    Abraços,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Fez ótimas leituras. Eu também favoritei Tartarugas até lá embaixo, o livro é muito bom.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabi!
    A maioria dos livros que conheci por aqui. Quero muito ler Rio de Tinta.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei sua lista, já anotei todos para as leituras de 2018 <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi amo acompanhar essas listas de melhores leituras ♥
    Não li nenhuma dessa sua lista, porém tenho muita vontade de ler Tartarugas até lá em baixo está na minha lista de desejados quem sabe consigo ler em 2018.
    Beijos e um ótimo 2018.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Gabi, desse livros que vc citou só li o Menino do pijama listrado e amei tanto que nem sei, tão amor esse livro. Quero mt ler esse livro do John Green, gosto muito do autor e acho que irei gostar desse tbm.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gabi.
    Eu amo ver essas listas de fim de ano nos blogs. É sempre bom ver quais livros estão sendo citados para futuras leituras hehe. Lembro de ter lido quase todas as resenhas citadas e me interessado pelos livros, mas de todos só li O menino do pijama listrado que amei muito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Conheço bem poucos livros dessa sua lista, o que é legal porque já peguei algumas indicações. Deu de notar que esse novo livro do John Green é bem diferente dos demais que ele escreveu, já estou doida pra conferir.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir