4 Melhores finais de livros

Estamos, literalmente, nos últimos dias do ano. Pensando nisso, fiquei imaginando aqueles finais de livros que são verdadeiramente bons. Quando o leitor gosta de uma história e começa a acompanhá-la, ele tem o receio de que o final não consiga chegar a altura de tudo o que a história é, por isso, pensando que os últimos dias do ano também devem ser bons, trouxe 4 livros que fazem parte de duologias e trilogias e que mostram finais excelentes para suas histórias.
Lembrando que não estou falando somente de finais felizes. O final do livro pode ser terrivelmente triste e ainda assim ser tão bom quanto qualquer outro.

AGORA E PARA SEMPRE, LARA JEAN - JENNY HAN

É óbvio que esta lista deveria começar com este livro que foi tão aguardado neste ano, 2017. Agora e Para Sempre, Lara Jean é o livro final da trilogia de Para Todos Os Garotos Que Já Amei e os fãs da história que aguardavam ansiosamente pelo livro não se decepcionaram, já que a autora provou mais uma vez que sabe muito bem conduzir seus personagens e as histórias deles. Trazendo muito da realidade do jovem, o livro permite ao público se identificar com a história, seja quem está passando por algo semelhante, já passou ou vai passar. Com um tom de comédia, o livro traz com propriedade uma realidade constante na vida das pessoas e ainda faz o leitor se emocionar ao virar a última página.
"Todo mundo sabe para onde vai, e o agora já parece que ficou no passado. De repente, a vida parece mais rápida e mais lenta, tudo junto. É como estar em dois lugares ao mesmo tempo."

POR UM TOQUE DE MAGIA - CAROLINA MUNHÓZ

Sendo também lançado neste ano de 2017, Por Um Toque de Magia é o livro final de uma trilogia que começou com Por Um Toque de Ouro e depois Por Um Toque de Sorte, sendo denominada de Trindade Leprechaun. Trabalhando ainda mais nas nuances da protagonista, este último livro entrega ao leitor a mudança que tudo causou a Emily e em cada livro, a autora mostra uma fase da personagem. No início, uma adolescente mimada que sempre teve tudo, no segundo, uma jovem perdida e sozinha e no terceiro, finalmente, o amadurecimento aparece, trazendo uma realidade para seus olhos e mais, fazendo ela enxergar a si própria melhor. Mesmo sendo uma fantasia, é muito presente no livro as emoções, sensações e os sentimentos humanos e assim, a história leva o leitor para um final real e que é possível enxergar que aquele era o final necessário para a personagem.
"Sei que consegue roubar pessoas por pensar que elas são fracas, quando o fraco nessa história é você, que não consegue ser feliz com o que tem. Sei que é capaz de manipular almas perdidas, transformando-as em monstros..." 

A COROA - KIERA CASS

Mesmo não sendo um livro tão amado pelo público por ter o final que os fãs desejavam, A Coroa é um livro que mostra um final excelente, principalmente ao ver que a autora não se deixa induzir pelo o que seus leitores gostariam, mas sim, entende o caminho que sua personagem vai trilhar. Kiera Cass entrega de verdade o que tem ao público, mostrando mais uma vez como consegue misturar romance e política em uma história. Trazendo uma protagonista diferente da primeira que é a America, ela traz Eadlyn que já é a sucessora do reino e acima de tudo, mostra o quanto essa personagem precisa se impor, deixando si própria de lado para pensar em seu povo, porque eles se tornam mais importantes. A Coroa consegue conduzir o leitor para a verdadeira Eadlyn mostrando que nem tudo é tão óbvio e que esta personagem tem camadas demais e este livro consegue atravessar todas essas camadas, mostrando uma personagem verdadeira e que tem o final que realmente era o seu final.
"Encontrar um príncipe talvez suponha beijar muitos sapos. Ou enxotar muitos sapos de sua casa. Apaixonar-se talvez suponha mergulhar de cabeça naquilo com que você sempre sonhou. Ou molhar o dedo do pé em algo que passou a vida inteira temendo. O seu "felizes para sempre" pode estar à sua espera em um campo com quilômetros de extensão. Ou em um curto intervalo de sete minutos."

PARA ONDE ELA FOI - GAYLE FORMAN 

Para encerrar esta lista, Gayle Forman não poderia faltar e seu livro Para Onde Ela Foi, continuação e final da duologia Se Eu Ficar realmente não poderia estar de fora desta lista. Surpreendendo a muitos, este livro é narrado por Adam, sendo que o anterior era narrado por Mia e, só com esta troca de narração, o leitor cria muitas perguntas e isso torna o livro ainda mais interessante. Começando anos depois, o leitor quer que a história continue para saber onde aquilo será levado, porém, ele também quer saber o que aconteceu neste últimos anos. A autora consegue trazer uma narração diferente, um ponto de vista diferente e consegue trazer mais sobre este personagem e mesmo assim, ela consegue manter a essência da história. Não tendo tanto drama como no anterior, Para Onde Ela Foi ainda consegue ser tão emocionante quanto o primeiro e ainda mais, traz um final de realmente fazer o leitor sorrir e se emocionar, mostrando a riqueza de viver dia após dia e que mesmo tendo momentos tristes, a vida é recompensadora.
"Gostaria de colocar meus dedos congelados em seu rosto... Mas não posso tocá-la. Esse é um privilégio que não existe mais."
Com esses finais tão maravilhosos, este post se encerra por aqui, mas, antes de tudo, quero desejar que os últimos dias de 2017 sejam realmente maravilhosos, trazendo alegria para o ano de 2018.

5 comentários:

  1. OI, Gabi.
    Não lembro bem do final de Para onde ela foi, mas achei o livro pacato demais, meio chatinho, foi por isso que não quis mais ler nada da autora haha mas eu concordo que a trilogia da Lara Jean foi fechada com chave de ouro, eu amei! Chorei porque sabia que não veria mais da história, assim como A Coroa, que confesso, me surpreendeu porque eu não queria que certo alguém fosse escolhido para ser o par da mocinha, mas tudo bem.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Que post interessante!

    Eu amo quando o final do livro me surpreende. Ou, ainda, quando ele faz valer toda a jornada até ali. Porque algumas vezes a gente teve uma leitura super boa, gostosa, e vem um final que caga tudo. E não tô falando de morte de protagonista, casal que não fica junto, nada disso. Até porque, esses finais se bem construídos podem fazer da obra um super livro. Mas é que já aconteceu do livro ter um desfecho NADA A VER mesmo e desmotivar muito. Fazer perder total o interesse, mesmo com tudo de bom que foi lido até ali.

    Quando isso ocorre, faço o maior esforço para abstrair e focar no que me levou até o final, na caminhada interessante. Mas tem vez que nem dá.

    Nunca li nenhum desses livros mencionados então, só de saber que eles têm bons finais já deu vontade de acrescentar aqui na lista. Obrigada pelas sugestões! <3

    Beijoooos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Iniciei a ler A coroa, mas não conclui, preciso logo terminar a leitura. Adorei o post.
    Ótimo fim de ano pra você.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Gabi, tudo bem ? amei a capa de por um toque de magia, fiquei curiosa para ler a trilogia, parece ser ótima. Feliz Ano Novo <3
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tbm amo a história da Eadlyn Gabi, toca aqui! A Coroa eu achei q poderia ter sido desenvolvido um pouco mais, mas adorei msm assim XD
    PRECISO ler Agora e para sempre Lara Jean e Para onde ela foi! ❤❤
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir