7 Músicas que foram inspiradas em livros

Se tem algo que todo mundo ama, com certeza é a música. Você pode até não gostar de algum gênero/estilo musical, mas, com certeza tem a sua música favorita, a sua banda favorita, o seu cantor ou cantora favorita. E misturar música com livro com certeza é a combinação perfeita. Por isso, hoje vamos conhecer 7 músicas que foram inspiradas em livros e pode ter certeza que muitas dessas músicas fizeram parte da vida de cada um.

BUSCA VIDA - OS PARALAMAS DO SUCESSO | O PEQUENO PRÍNCIPE

Sendo já um clássico da literatura que foi lançado em 1943, porém, acompanha todas as gerações, a simples e encantadora história deste livro que traz tantas mensagens foi inspiração para a conhecida banda brasileira, Paralamas do Sucesso, que lançou a música Busca Vida baseado na história de O Pequeno Príncipe e que mesmo não falando diretamente, nos remete a história e traz muito significado, assim como no livro.

MONTE CASTELO - LEGIÃO URBANA | OS LUSÍADAS – LUÍS VAZ DE CAMÕES

Os lusíadas é uma obra poética de Camões e é considerada a epopeia portuguesa por excelência. Publicada pela primeira em vez 1572, a obra foi inspiração para a banda Legião Urbana lançar a música Monte Castelo que é bem conhecida no Brasil. Sendo composta por Renato Russo, a música traz citações da obra, mais especificamente do soneto 11. 

EPITÁFIO - TITÃS | JUBIABÁ – JORGE AMADO

Jubiabá é um romance do aclamado escritor brasileiro Jorge Amado, membro da Academia Brasileira de Letras. O livro foi publicado pela primeira vez em 1935. A história de Jubiabá foi inspiração para a banda brasileira, Titãs, compor Epitáfio, canção que foi tema do novela Desejos de Mulher e que ganhou vários prêmios, sendo um deles como a música do ano. 

WUTHERING HEIGHTS - KATE BUSH | O MORRO DOS VENTOS UIVANTES - EMILY BRONTË 

Lançado em 1947, O Morro dos Ventos Uivantes é considerado um clássico da literatura inglesa e é o único livro de Emily Brontë que foi publicado. Além de ter várias adaptações para o cinema, a história inspirou a canção Wuthering Height (mesmo nome do livro em inglês) da Kate Bush. A música fez grande sucesso no Reino Unido e na Austrália e se tornou uma balada internacional, sendo até regravada pela banda brasileira Angra, anos depois.

ADMIRÁVEL GADO NOVO - ZÉ RAMALHO | ADMIRÁVEL MUNDO NOVO - ALDOUS HUXLEY

Admirável Mundo Novo é um livro do autor Aldous Huxley e foi publicado em 1932, sendo bem popular entre o público e a apreciado pela crítica, a história foi inspiração para o cantor brasileiro, Zé Ramalho. Lançada em 1979, Admirável Gado Novo é uma metáfora da história do livro. A música foi lançada em tempos de governo militar, por isso a substituição de Mundo para Gado se refere a seres humanos alienados, um povo que não pensa e não reflete sobre os fatos. 

ADMIRÁVEL CHIP NOVO - PITTY | ADMIRÁVEL MUNDO NOVO - ALDOUS HUXLEY

Ainda sobre o mesmo livro, a cantora Pitty também lançou uma música inspirada na obra Admirável Mundo Novo. Em Admirável Chip Novo, como é possível ver, a troca de Mundo é por Chip e não só dando o nome a música, o álbum de 2003 da cantora foi intitulado com o mesmo nome.

ALL OF THE STARS - ED SHEERAN | A CULPA É DAS ESTRELAS - JOHN GREEN

Sendo o sexto livro de John Green, A Culpa é das Estrelas foi lançado em janeiro de 2012. Sendo o sucesso que foi, os direitos foram logo comprados para uma adaptação cinematográfica e Ed Sheeran foi convidado para fazer parte da trilha sonora do filme. Sua música All Of The Stars foi realmente escrita para o filme e baseada na história de Hazel e Gus que encantou o mundo.
A literatura é tão presente na vida das pessoas que com certeza alguma música que fez parte ou faz da sua vida foi inspirada em algum livro, você talvez só não saiba. 
Qual a sua música favorita inspirada em algum livro?

11 comentários:

  1. Oi, Gabi. Vamos comentar primeiro suas fotos, que são lindas! Você poderia fazer um post dando dicas de como tirar fotos legais assim, eu super gostaria ^^
    Eu só conheço algumas, mas eu não sabia de nenhuma inspiração, exceto o do Legião Urbana e do ACEDE, porque simplesmente amo essa música <3
    Adorei o post!
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!!
      Eu te juro que já li seus comentários várias vezes e estou tão feliz por ele. Eu realmente acho que preciso melhorar muito as minhas fotos, porque não tenho tantos elementos como alguns ig's que são realmente maravilhosos. Por enquanto acho melhor não fazer o post, mas anotei a dica e pode ser uma ótima ideia para os posts da ano que vem.
      É bem legal saber dessas músicas inspiradas em livros. Eu também não sabia de várias, mas é muito interessante parar para pesquisar e ver.
      Adorei mesmo seu comentário!!!
      Magia é Sonhar

      Excluir
  2. Oie
    Achei muito legal o post. Eu não consigo fazer esta ligação de livro e música, mas acho legal os posts assim.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que Busca Vida era sobre o Pequeno Príncipe! É uma das minhas músicas favoritas! A Monte Castelo eu sabia, mas pensei que fosse baseada num soneto avulso de Camões. Não sabia que este soneto fazia parte de Os Lusíadas... Faz tempo que busco um post assim. Adorei!
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia!!
      A de Monte Castelo eu também sabia que era do soneto, mas depois de pesquisar (muito mesmo) todas as pesquisas levavam que fazia parte de Os Lusíadas.
      Fico feliz que o post seja do tipo que você estava procurando, realmente adorei fazê-lo para vocês.
      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa Gabi, que post bacana, adorei! Eu só sabia do Admirável gado novo e a música da Kate Bush que eu adoro! Sensacional!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Amo essas músicas e livros!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi! Que post incrível! Adorei saber que essas músicas foram inspiradas em livros. Algumas eu já conhecia, mas outras não. É muito bom ver como a arte está sempre interligada!

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oii Gabi, amei esse post, achei muito legal saber quais músicas foram inspiradas em livros, eu não sabia de nenhuma dessas :o
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Gabi

    Da sua lista eu só conhecia mesmo a história de Monte Castelo que foi inspirada em Os Lusíadas. Amei conhecer as outras, pespecialmente a da Pitty, eu adoro a voz desa guria, as musicas dela são ótimas eu nem tinha idéia que sua musica estivesse inspirada em Admirável Mundo Novo.


    De repente, no último livro

    ResponderExcluir