Retrospectiva Literária de 2017

Estamos literalmente nos últimos dias de 2017, mais especificamente em seu penúltimo dia, e estamos também no último post do Magia é Sonhar neste ano. Chegar a este último post teve um caminho longo, algumas conquistas, alguns tropeços, alguns sonhos e alguns medos.
Mesmo que seu início tenha sido no dia 16/06/2016, foi em 2017 que me posicionei e disse que faria do blog algo sério e que o levaria como algo profissional. Não estou falando em questão de dinheiro e sim de dedicação. O início de 2017 foi quando realmente tive a certeza de que realizaria um trabalho para incentivar a leitura e hoje me sinto satisfeita com o conteúdo que consegui trazer para um público que me faz sorrir ao comentar que leu e gostou de um livro que conheceu pelo Magia é Sonhar.
Um blog nada profissional entrou em 2017 meio perdido, mas, tentando, errando e tentando de novo, conseguiu encontrar um caminho e a cada dia do ano foi aprendendo mais, acertando, errando, buscando saber mais e está a cada momento tentando ser melhor do que era antes. Neste ano de tanto de aprendizado, o Magia é Sonhar me fez lembrar a importância de sonhar e me permitiu compartilhar histórias tão fantásticas, que agora eu só posso agradecer e relembrar tudo o que este blog conquistou em 2017.

Sem metas literárias, o blog começou apenas com a vontade de conhecer mais a literatura nacional e trazer isto para seu público e realmente conseguiu. Foram lidos e resenhados um total de 48 livros no ano de 2017, sendo que deste total, 34 deles são nacionais.
Procurando conhecer diversos autores e diversos trabalhos, os livros lidos foram escritos por 35 autores diferentes, e também tivemos o prazer de conhecer o trabalho de 20 editoras diferentes. Nessa diversidade de livros e autores foi possível ler todos os tipos de gêneros: romance, drama, suspense, terror, fantasia e muitos outros.
Uma das fotos mais curtidas no instagram Magia é Sonhar (@magiaesonhar) em 2017.
Fora as 48 resenhas postadas, foram postadas 7 entrevistas, 28 listas literárias falando sobre personagens, histórias, atores, autores, entre outras coisas e também foi postado 33 post's na categoria devaneios que são postagens mais aleatórias, contudo, ainda assim falando de livros e 3 destes post's tiveram uma repercussão maravilhosa e que foi importante, pois os temas deles são presentes na sociedade e ver que pessoas estão procurando livros para entender melhor sobre eles foi fascinante, os post's eram: "Vamos falar sobre suicídio?", "Homossexualidade não é doença" e, "Leia para uma criança". 

Com tudo isso, 2017 teve um total de 116 post e mais a retrospectiva, fechamos o ano com 117 postagens. Realizar todos estes post's não foi fácil, mas, ter o retorno de vocês foi totalmente recompensador.

Estando hoje com mais de 2.090 seguidores no instagram, somente neste ano, a conta teve um aumento de mais de 1.400 seguidores e totalizou mais de 18.000 likes nas fotos. E, com mais de 3.700 curtidas no facebook, a página oficial passou a marca de 4.000 seguidores, sendo um aumento de quase 3.000 só em 2017. Com este crescimento na redes sociais, o blog chegou a ter em um mês mais de 10.000 visualizações, totalizando mais de 127.300 visualizações ao todo. 
Talvez estes números não sejam tão importantes e nem tão grandes perante outros blogs, mas, não é uma comparação, é uma realização própria. Estes números significam um crescimento próprio e que independentemente do quanto o outro teve, esses números são do Magia é Sonhar e a estrada que percorreu para alcançá-los foi longa, mas foi recompensadora.
Também uma das fotos com mais likes no instagram @magiaesonhar em 2017
Mostrar as postagens, os números e falar minimamente de tudo o que aconteceu é realmente só um pedacinho de tudo o que foi 2017. Um ano de tragédias, mas, um ano de luta e um ano em que vimos o mercado literário crescer ainda mais. Para o Magia é Sonhar foi um ano surpreendente, cansativo, mas, recompensador e realizador e encerrá-lo traz uma nostalgia de tudo, entretanto, traz expectativas e o desejo de continuar tentando, aprendendo, errando e tentando de novo. 

Obrigada a todos que fizeram parte deste tão ano inesquecível. Literalmente, sem os leitores que ainda acreditam no incentivo à leitura, nada do que foi conquistado seria possível. Essa rápida retrospectiva é para agradecer a todos que tornam todos os leitores uma só família. Espero que 2018 seja ainda melhor, traga leituras sensacionais e histórias capazes de mexer com o coração e com a mente de cada um de nós. 

15 comentários:

  1. Oi, Gabi como vai? O ano tá acabando e a gente fica com essa vontade de relembrar tudo né? Em Março o blog fez um ano mas foi somente uns meses atrás que eu realmente quis fazer dele mais do que um hobbie, e sim uma das coisas que me motivam hoje em dia. Trazer indicações de leituras para as pessoas é algo que eu amo fazer e estou muito feliz com o caminho que isso está levando, até porque tenho conhecido pessoas maravilhosas este ano, inclusive você, e tenho me dedicado muito a cultivar essas amizades.
    Eu li 117 livros, não sei bem quais foram os nacionais, mas vi muita coisa boa sendo lançada por aqui por essas pessoas que aumentam e ajudam a disseminar a literatura brasileira, isso é maravilhoso!

    Um feliz Ano Novo, muito próspero e cheio de alegrias!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor!
    Que coisa boa esses dados.
    É muito gratificante ver esse retorno, observar nosso crescimento.
    Você leu e cresceu bastante!
    Que 2018 seja melhor ainda!
    Boa sorte e sucesso!

    Feliz ano novo!
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    O 'Magia é Sonhar' merece muuuuuuito mais conquistas. Fico muito feliz por seu 2017 ter todas essas conquistas.
    Beijos e feliz ano novo!!!
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Que coisa boa, quanto sucesso. Adoro seu trabalho, seus posts e suas fotos são lindas.
    Te desejo um ótimo ano.
    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii Gabi

    Parabens por todo o sucesso que vc está alcançando, isso é fruto do seu esforço e empenho. Que 2018 seja cheio de mais conquistas, mais realizações e muitas metas e sonhos cumpridos.

    Beijos e Feliz Ano Novo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gabi.
    Sua dedicação ao blog valeu a pena. Gosto muito das suas postagens, principalmente das listas e das resenhas super apaixonadas. Li alguns livros por indicação sua e espero que o ano que vem possa ser melhor ainda e que o blog possa ser sempre um motivo de alegria na sua vida. Que venham ótimas leituras e excelentes postagens.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oii Gabi, quantas conquistas boas nesse ano, espero que o próximo ano seja ainda melhor. Feliz Ano, que 2018 venha repleto de energias positivas.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!! Qe bacana sua retrospectiva, muitas conquistas e fico muito feliz! Gosto muito de ler suas resenhas e visitar o blog, que 2018 seja uma ano de mais realizações ainda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Que sucesso Gabi, parabéns pro blog, vc merece, tenho adorado as postagens daqui!
    Infelizmente n li tanto qnt gostaria esse ano, mas espero q no próximo seja melhor
    Bjs e feliz ano novo!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi, tudo bem?
    Infelizmente eu não li a quantidade de livros que eu desejei, na verdade não chegou nem perto de 1/3 da meta...
    Mas você parece que arrasou nesse ano e demonstrou que teve ótimas leituras e umas que eu teria adorado ler ano passado!

    Beijão,
    Vinicius
    refugiolitxrario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Happy new year! I'm a new follower of your wonderful blog, can you follow mine on my blog? https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabi! Feliz Ano Novo!!!
    Parabéns por tantas conquistas em tão curto espaço de tempo. Ter um Blog é tão trabalhoso quanto prazeroso, né!? Esses momentos de contabilizar as conquistas são muito legais, pois nos fazem lembrar de cada dia, cada post, cada dificuldade, cada alegria... Muitas bençãos nesse ano que está entrando, que o Magia e Sonhar alcance metas ainda maiores e inimagináveis!
    Conte comigo!

    Beijão
    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tb fiz assim :)
    Meu blog nasceu no final de 2016, mas foi 2017 que a coisa andou mesmo :)
    Parabéns!
    Que venham muito mais!
    Vou seguir nas redes pra acompanhar ;)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oi linda, amei sua postagem, que maravilha que seu blog cresceu. Vai crescer muito mais com seu belíssimo trabalho. Sucesso e feliz ano novo! Estou seguindo seu blog! Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Caí por acaso aqui no seu blog e, apesar de essa ser a primeira postagem que estou lendo, desejo os parabéns e que venha muito mais pela frente! O blog é muito lindo e estou começando a explorá-lo agora, mas acho que vou virar leitora frequente!

    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir