4 Personagens de livros famosos que merecem mais reconhecimento

Os famosos Best-Sellers conseguem realmente dar nome aos seus personagens, fazendo com que eles sejam muito conhecidos e isso ajuda na divulgação do próprio livro, pois faz com que muitos leitores procurem o livro por causa dos personagens. Porém, o que infelizmente acontece muito em livros famosos é que o público acaba sendo levado por alguns personagens específicos e não reconhecem a importância de personagens que são essenciais para o enredo da história.
Nesta lista, trouxemos 4 personagens, independente se é coadjuvante ou protagonista, que não tiveram o reconhecimento merecido pelo público.

LILY | DEPOIS DE VOCÊ - JOJO MOYES

Assim como eu, muitas pessoas amaram Como eu era antes de você, porém, muitas dessas pessoas simplesmente leram Depois de você já o julgando e muitos acabam desmerecendo a personagem Lily.
É complicado imaginar o que os leitores esperavam da história, afinal, Will estava morto e o segundo livro era para mostrar o que estava acontecendo com a Lou e o que seria dela, então, sim, é claro que a história teria um rumo diferente e com personagens diferentes. Lily não só traz uma essência nova para a história, como consegue trazer inúmeras questões para o leitor, instigando-o. É uma personagem bem realista, que cresceu em um lar desestruturado, onde o dinheiro é a solução para tudo. É uma jovem que comete erros, mas que precisa de ajuda e mesmo que tenha atitudes talvez irritantes, está pedindo ajuda, da mesma forma que acaba ajudando a Lou. 
Lily é a responsável por uma das cenas mais emocionantes da história e com certeza é uma personagem que a Jojo soube inserir na história e soube desenvolvê-la. Então, mesmo que muitos não reconheçam, Lily acaba sendo a peça mais importante desta história, porque o surgimento dela pedindo por ajuda, acaba ajudando muitos outros personagens. 

ASPEN | A SELEÇÃO - KIERA CASS

Falar de A Seleção causa um certo conflito, afinal, o livro é um verdadeiro Best-Seller e falar sobre Aspen, falar bem do personagem, causa indignação em muitos leitores e isso é frustante. E, infelizmente, isso é resultado de mais um triângulo amoroso mal feito. 
O público se dividiu entre Aspen e Maxon e claro, a maioria está ao lado do Maxon, o príncipe, rico e que mesmo sofrendo nas mãos do pai, ainda é capaz de ser leal e amoroso. A própria autora do livro já falou sobre a forma como se frusta ao ver leitores criticando Aspen, sendo que este personagem foi inspirado na paixão que ela sente pelo marido. Aspen é um personagem que traz consigo a realidade de um sistema falho, é um personagem humano, capaz de errar buscando o melhor para sua família, é um personagem que consegue mostrar uma realidade que os outros não tem: a vida não é só viver um romance e ver sua felicidade toda naquilo. Ele mostra a beleza da simplicidade e entrega ao leitor o essencial de uma boa história. 
Talvez se não tivesse sido criado em torno de um triângulo amoroso, o público não tivesse se dividido tanto, no entanto, mesmo que isso tenha acontecido, é claro que o público deveria ter visto o personagem como um todo e não como o pretendente da America.
"É que já vi muitas pessoas deixarem o mal ao seu redor torná-las duras e teimosas. No fim das contas, perdem a chance de tornar o mundo um lugar melhor porque só conseguem enxergar o pior." - O Guarda

EADLYN | A HERDEIRA - KIERA CASS 

Continuando na série literária da Kiera Cass, vamos agora para uma protagonista realmente interessante e que os leitores não entendem a importância dela. Trazendo uma personagem diferente de America, mesmo sendo sua filha, agora temos uma protagonista que já está do lado de dentro, ela é a futura rainha e que nunca, em toda a sua vida, foi apenas ela mesma, todos vinham antes, seu reino era sempre mais importante.
O público que esperava uma história bem mais focada em um romance, não dá uma chance a uma protagonista que não está preocupada com um casamento porque sabe que não precisa de um rei ao seu lado para governar, ela pode e vai ser a melhor rainha possível. Com uma protagonista empoderada, os leitores criticam a personalidade da personagem e não se preocupam em ver que ela precisa repetir a si mesma o quão "poderosa" é, para acreditar nisso e não decepcionar todos que dependem dela. Nunca foi ela em primeiro lugar e com certeza isso a assusta, mesmo que não possa escolher. Ela é o alicerce de muitos.
Ao contrário dos três primeiros livros, a autora traz uma personagem já com poder e foca mais em questões próprias da personagem, não tornando o romance a felicidade plena dela e isso mostra um crescimento próprio da autora, mas, mais uma vez o público acaba não abraçando a história só porque queria mais do mesmo.

LARA | QUEM É VOCÊ, ALASCA? - JOHN GREEN

Como já podemos ver no nome do livro, a Alasca por ser uma ótima protagonista, ganhou muito destaque entre os leitores, então vemos muitas pessoas falando desta personagem, porém, este livro conta com diversos personagens interessantes e que merecem mais reconhecimento.
Lara é uma dessas personagens muito importantes e que talvez acaba não sendo verdadeiramente reconhecida pelo público. O livro fala muito sobre as primeiras experiências de Miles e Lara é parte fundamental dessas experiências, além de trazer um contraste com Alasca, por ser uma jovem que quer viver e se divertir, e nisso também vemos boa parte das cenas engraçadas do livro, já que a personagem por não estar familiarizada com o lugar e com a língua deles, acaba falando algumas coisas erradas e não só por isso, até porque a personagem em si é engraçada.
Ao trazer um contraste de personalidade, Lara é uma personagem que traz alegria para a história, sendo parte importante tanto para o protagonista como para a história em um todo.
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
Lembrando que este post não é uma crítica aos autores, afinal eles desenvolveram ótimos personagens, só é triste ver que alguns leitores acabam não sabendo reconhecer a importância de cada um deles em suas histórias.
E você? O que acha desses personagens? Gosta de algum? Não gosta? Qual personagem você acha que merecia mais reconhecimento? Comente aqui.

11 comentários:

  1. Lendo esse post fui pensar nos meus coadjuvantes favoritos, existem até uns que são melhor escritos do que os protagonistas.
    Tô aqui tentando lembrar, agora não me vem nenhum a cabeça. Mas em A Seleção eu fiquei dividida, tinha momentos que preferia Maxon outros Aspen, foi uma guerra, no entanto, aceitei o final.
    Menina não lembro quem era a Lara nesse livro do John Green, de jeito nenhum, fiquei frustrada!
    Depois de Você, ainda não li, então pulei rsrs Assim como A Herdeira. Basta uma informação pra eu achar que vai estragar minha leitura.
    Mas sabe o que me irrita? Aqueles finais muxoxos para esse tipo de personagem, me deixa triste, tem personagem que merecia mais na estória, sabe.
    Eu nunca vou me conformar, por exemplo, com o final que o personagem Nikolai teve em Ruína e Ascensão da Leigh Bardugo, mano fiquei extremamente chateada, juro. Chorei de raiva hahahahah Dá vontade de estapear a escritora, enfim esse livro é cheio de reclamação minha, dexa pra lá!

    Nossa, lembrei de tudo agora e fiquei chati msm.

    xero rs
    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos comigo, muitos coadjuvantes são melhores que os protagonistas e eu amo eles.
      Eu também aceitei o final de A Seleção, não que eu goste dele, mas, não só pelo relacionamento, Aspen poderia ter tido mais espaço na história.
      Eu amo a Lara, espero que você possa se lembrar dela.
      Com certeza, muitos personagens mereciam bem mais do que realmente têm na história.
      Não li estes livros que você citou, mas sei o que é a vontade de brigar com o escritor por não dar um final digno ao meu personagem favorito.

      ADOREI seu comentário,
      Beijos,
      Magia é Sonhar

      Excluir
  2. Olá, adorei sua postagem e super concordo, tem mesmo muitos personagens secundários que na maioria das vezes não são reconhecidos e nem mesmo lembrados. Eu penso que um bom livro é aquele que desenvolve bem todos os personagens, ou seja, mesmo que a narrativa mostre um ponto de vista específico, você pode perceber que os outros personagens não estão ali apenas para "preencher espaço". haha
    Nunca li A Seleção, tenho um livro aqui que é de contos relacionados a essa série literária, mas ainda pretendo ler para conhecer.
    Abraço,
    Lerissa :)
    Blog No Matter What

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado do post. Também, assim como você, acredito que um bom livro é aquele que consegue desenvolver todos os personagens e é melhor ainda quando o público consegue reconhecer a importância de cada personagem.
      Leia A Seleção sim, mesmo que eu não ache que a série seja bom em tudo, tem muito coisa interessante nela.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Gabi, às vezes o coadjuvante é mais simpático que o protagonista! Concordo que Aspen merecia mais destaque e reconhecimento <3

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Com certeza, em muitos livros, os coadjuvantes acabam sendo melhores que os protagonistas.
      Aspen foi muito injustiçado na série e também pelo público :(

      Beijos,
      Magia é Sonhar

      Excluir
  4. Oi Gabi,
    A Lily de 'Depois de Você' eu super concordo, agora a Eadlyn... Essa menina não me desce. Como eu a odeio! HAHAHAHAHAHAH Ela estragou a série toda para mim! :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Fico feliz que você tenha gostado da Lily também e concorde comigo.
      Bom, ninguém agrada todo mundo, então, tudo bem você não gostar da Eadlyn. Eu amo ela, vai entender, né?

      Beijos,
      Magia é Sonhar

      Excluir
  5. Oii Gaby, desses livros que vc citou eu só li quem é você Alasca? E concordo com você a Lara merecia mais reconhecimento mesmo.
    -beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Fico feliz em ver mais alguém também acha que a Lara merecia mais reconhecimento, é uma personagem tão maravilhosa.

      Beijos.

      Excluir