5 Livros para ler nas férias

Se você é um estudante, provavelmente está de férias desde a mês passado, porém, com as festas de fim de ano, o verdadeiro mês das férias se torna janeiro. Neste mês, muito de vocês vão viajar ou simplesmente ficam em casa lendo um bom livro e assistindo aquela série favorita. Então, nesse provável último mês de férias, trouxe uma lista com cinco livros para vocês lerem, afinal, é o melhor momento para colocar as leituras em dia.

O SEGREDO DOS BECKER - ALANE BRITO (RESENHA)

Escrito pela autora Alane Brito, O Segredo dos Becker é um livro para os fãs de suspense e também para os que não gostam tanto do gênero assim, até porque ao ler o livro, qualquer um passa a adorar o gênero.
Sendo narrada por Sarah, a história nos traz a história dela, mas principalmente a história de Mike, um adolescente que passou a vida inteira preso dentro da casa com a desculpa de que ainda estavam lhe fazendo um favor.
Por mais que o leitor consiga ver o que acontece com Mike, a história consegue trazer o suspense por traz de tudo: afinal, por que aquilo acontece? Qual a motivação de tudo? Criando um suspense e um pouco de terror em seus leitores, a história caminha com altas expectativas que conseguem ser superadas com revelações surpreendentes e um final de deixar qualquer um de boca aberta.
"Se todos que perdessem alguém desistissem de seguir em frente, a raça humana já estaria extinta. Ela se foi porque o seu tempo acabou e se você ainda está aqui, é porque ainda tem que viver neste mundo." 

TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO - JOHN GREEN (RESENHA)

Falando mais uma vez do mais recente lançamento do John Green, esses dias de férias é uma ótima oportunidade para quem não leu Tartarugas Até Lá Embaixo, ler. 
Sendo considerado por muitos o melhor livro do autor, John Green que revelou sofrer por ter transtorno obsessivo-compulsivo fala justamente sobre isso com a sua protagonista, Aza. A narração da história consegue fazer o leitor sentir na pele o TOC e mostra à sociedade o quão grave ela é, mesmo que muito não a levem com a seriedade necessária. Fora isso, a linguagem jovem porém reflexiva é mais um ponto positivo para o livro que está conquistando o coração dos leitores.
"E se a gente não pode escolher o que faz nem o que pensa, então talvez a gente não seja real, sabe? Talvez eu seja uma mentira que estou sussurrando para mim mesma e nada mais."

UMA VEZ VOCÊ, UMA VEZ EU - DIEGO MARTELLO (RESENHA)

Mais um livro nacional, este que é escrito por Diego Martello é um livro que traz uma história fictícia, mas que traz também muito sobre reflexão e questionamentos. Uma Vez Você, Uma Vez Eu traz o nosso protagonista Willian que parece estar perdido dentro de si mesmo. Questionando tudo a sua volta, ele tem uma vida muito bem estruturada, mas o problema é que ele mesmo não está estruturado e a história se baseia em sua busca por autoconhecimento e principalmente em sua busca para descobrir seus medos e enfrentá-los. 
É aquele tipo de livro que depois que você termina de ler, você para e fica um bom tempo só pensando na história. Com um final extremamente surpreendente, o autor mistura filosofia, ficção e reflexão em uma só história.
"Continuando minha análise, havia algumas pessoas sentadas, em paz, somente observando. Outras estavam atentas, à procura de algo, mas talvez nunca viessem a enxergar nada na vida, mesmo não sendo cegas."

A TEIA DOS SONHOS - KARINE ARAGÃO (RESENHA)

Falando sobre um tema bem atual como depressão e suicídio entre jovens, a escritora brasileira Karine Aragão entrega ao leitor uma história jovem que é capaz de mexer com a mente e o emocional de qualquer um.
O livro nos traz duas amigas, Júlia e Laura, que parecem muito felizes, porém, em mais um dia normal é descoberto que Laura se suicidou e como a história é narrada por Júlia vamos ver como isso irá afetá-la. Para Júlia isso é algo impossível porque das duas a que sempre pareceu mais feliz era a Laura. Era a Laura que tinha a família mais estruturada. Laura parecia tão alegre que ninguém foi capaz de perceber sua depressão. Este é o ponto alto da história, mostrar que nem sempre adolescente felizes estão realmente felizes e que então é necessário prestar mais atenção. Um livro para pais e para filhos. Um livro para toda uma sociedade que ainda não entendeu a gravidade do assunto. O que Karine Aragão traz em tão poucas páginas é surpreendente e de uma realidade extremamente profunda.
"Laura levava muito a sério nossos sonhos e dizia que nada além disso a faria feliz. Laura não admitiria passar pela vida sendo uma pessoa comum, sem uma grande realização."

UM PASSEIO NO JARDIM DA VINGANÇA - DANIEL NONOHAY (RESENHA)

Um livro que podemos considerar um verdadeiro suspense, Um Passeio No Jardim da Vingança é um livro sobre a verdade por dentro de cada ser humano. Em uma era em que a tecnologia realmente tomou conta e facilitou tudo, a história nos mostra o quanto ela também pode nos destruir, mas, não só isso, é uma história sobre como o próprio ser humano pode destruir uns aos outros e a si próprios. É difícil falar de um personagem só, porque todos os personagens da história são protagonistas, cada um com a sua vingança, tornando tudo isso a uma teia que pode levar a um destruição total. O autor realmente não omitiu nem um pouco da realidade, trazendo toda ela para seus personagens, de uma forma que chega a ser cruel para o leitor, mas, ainda assim, instigante porque o desejo de entender tudo aquilo é contínuo nos leitores. Com um final que ainda me surpreende, a história é uma daquelas que mesmo depois de meses e meses o leitor não consegue esquecê-la.
"Mais do que tudo, ele não tinha motivação para seguir em frente. Para continuar apenas por uma eventual vingança, se algo houvesse para ser vingado. A vida era assim. Algumas vezes você ganhava. Na maioria das outras, você simplesmente perdia. E se quisesse sobreviver, ir em frente, tinha que aceitar isso."
Com essas dicas fantásticas e para todos os gostos, espero que as férias de cada um seja repleta de leituras maravilhosas. Conte aqui nos comentários qual foi o melhor livro que você já leu em alguma de suas férias. Ou um que pretenda ler. Caso você não esteja de férias, o que nos resta é ler os livros nos momentos livres, afinal, o importante é ler.

10 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Adorei as suas indicações. O do John Green eu já li e o segredo dos becker parece muito bom mesmo.
    Estou aproveitando minhas férias e vou aproveitar suas dicas.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi.
    Infelizmente minhas aulas começaram nesta quarta passada então não tenho tanto tempo livre assim, mas quero muito ler A Teia dos Sonhos porque já era um livro que estava na minha wishlist mas que nunca li, até hoje.
    Beijo!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Minha férias já acabaram, hahahah
    Mas O segredo dos Becker parece ser ótimo, e preciso muito ler Tartarugas até lá embaixo!
    Bjs, te indiquei num prêmio lá no blog <3
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as indicações.
    O único que li foi "tartarugas até lá embaixo" e gostei bastante.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Das suas dicas eu só conheco o livro do John Green que eu já li ano passado, mas adorei as dicas. Boas férias.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii Gabi, tudo bem? Amei a sua lista de indicações, e desses que você citou eu quero ler o novo do John Green, gosto muito dos livros dele e da escrita, e me disseram que esse é o melhor dele, então fiquei bem curiosa para conferir.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Gabi, tudo bem?
    Amei as dicas, eu ultimamente estou em um ritmo de leitura muito fraco, mas espero me recuperar logo! Apesar de não gostar muito de JG, Tartarugas até lá embaixo chama muito a minha atenção!
    Amei o seu blog, te convido a visitar o meu :)

    Com carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    Eu tenho ouvido falar muito bem desse 'O Segredo dos Becker' por aí, e estou começando a ficar com uma curiosidade incontrolável, acho que vou acabar pegando para lê-lo logo.
    Eu não tive experiências muito boas com livros do John Green, então estou deixando esse novo livro dele para depois, isso se um dia chegar a lê-lo.
    Da lista 'Um Passeio No Jardim da Vingança' foi o que mais me chamou a atenção, parece ter um ar de episódio de Black Mirror hahaha
    Obrigado pelas indicações! :D
    xoxo

    Planeta 94

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho férias a quase três anos. Mãe não tira férias. Eu ainda consigo ler, mas não tanto quanto lia antes e nem tanto como eu gostaria. A vida muda, as prioridades mudam. Gostei muito das suas indicações. São livros bem diversificados.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabi!

    Graças a Deus minhas férias estão agendadas para o dia 22/01 e vou conseguir ler mais livros. Adorei a suas indicações.
    O livro "Tartarugas Até Lá Em Baixo" não sei se irei ler ele, porque não é o gênero por enquanto. Quem sabe um dia...

    Adorei o blog e gostaria que conhecesse blog Depois Da Leitura.

    depoisdaleituralm.blogspot.com.br

    Até logo!

    ResponderExcluir