RESENHA | O Livro de Cam - Unforgiven – Lauren Kate

Livro: O Livro de Cam - Unforgiven
Autora: Lauren Kate
Tradutora: Ana Carolina Mesquita
Editora: Galera Record
Páginas: 306
Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render a única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor. Assim, Cam sela um pacto com o diabo... Para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith. A garota habita um purgatório particular em sua existência nos círculos do Inferno. Cada um escolhido e arquitetado com esmero pelo demônio. Tudo por causa de Cam… e seus pecados. No mais recente, ela é a pária da Escola Preparatória Trumbull. Nenhum amigo, nenhuma esperança. Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada. E ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque o guardando além da Muralha das Trevas. O livro de Cam é mais um emociontante capítulo na saga de Fallen, que em breve chega aos cinemas pelos estúdios Disney. Uma história envolvente repleta de mitologia, romance e suspense — em Fallen o amor nunca morre
Cam e todos os outros anjos caídos acompanharam a história de amor de Luce e Daniel por todas as vidas da garota, porém, agora que eles já tinham sido libertados da maldição e puderam realmente viver o amor que sentiam, todos os outros anjos caídos estavam um pouco perdidos porque não tinham uma motivação. No entanto, Cam poderia ter uma ou ao menos era isso o que pensava.
Cam sempre pensou que o grande amor de sua vida, Lilith, tivesse vivido uma longa vida e que ao morrer, tivesse ido direto ao Paraíso, afinal, ela era extremamente pura. Porém, não foi assim que aconteceu. Cam teve a notícia de que Lilith estava no Inferno. Era inacreditável, mas, ele teve a confirmação com o próprio Lúcifer. Não sabia o porquê e nem quando, mas Lúcifer fez questão de lhe mostrar que a garota tinha um purgatório totalmente particular, sempre vivendo vidas que a levavam a uma tristeza e a um ódio descomunal até a morte.
Era um círculo sem fim e Cam percebeu que Lúcifer fazia aquilo com ela por sua causa. Era sua culpa. E, era seu dever salvá-la. Portanto, Cam faz uma aposta com Lúcifer: Lilith tinha 15 dias até morrer novamente, então Cam tinha que fazer ela se apaixonar por ele novamente em 15 dias, caso não conseguisse, Cam era totalmente de Lúcifer, para fazer o que ele desejasse.
Era uma aposta relativamente fácil, afinal, Lilith já tinha se apaixonado por ele antes, contudo, Lilith não reconhecia Cam naquela vida, mas, ainda sentia ódio dele, sem saber explicar o porquê. Sozinha no mundo, Lilith não vai permitir que Cam alcance seu coração porque ao olhar para ele, ainda sente a dor da Lilith do passado que o amou. Enquanto isso, Lúcifer está contando o tempo para Cam: tic-tac.
Mesmo que o Cam fosse o meu personagem favorito desta história, demorei a ler este livro. Já faz dois anos que li a saga Fallen e quando finalmente peguei este livro em minha mãos, tive medo de me decepcionar, medo de que de alguma forma, o personagem não fosse tão bem construído quanto antes. Bom, dizem que devemos enfrentar nossos medos e acredito nisso: passei uma noite inteira lendo esta história, não só pelo personagem, mas porque é o ápice de toda a saga.
"Raramente ele questionava seus instintos, mas esse – o de amar Lilith e ser amado por ela novamente –, por mais poderoso que fosse, exigiria a clemência do demônio... ou que Cam tivesse coragem de enfrentá-lo diretamente. "
Neste livro, conseguimos ver a verdadeira essência de Cam, que antes, nos outros livros, era só deixada em pequenos fragmentos. Cam se tornou obscuro porque na única oportunidade que teve de amar, não era realmente possível seguir em frente, no entanto, com uma nova oportunidade e disposto a lutar por ela, podemos ver que ele realmente é capaz de amar. É capaz de realizar coisas boas, mesmo que isso o machuque de alguma forma. O livro realmente consegue trazer a personalidade do personagem e entregá-la ao leitor.
"– A existência de alguém só é completamente horrível quando se prova um gostinho do que é belo – retrucou Lúcifer. – Isso serve para lembrar a pessoa de tudo aquilo que jamais poderia ter."
Lilith, que tinha sido meramente citada nos outros livros, como uma lembrança, aqui ela se torna a protagonista, já que é o grande amor de Cam. Entretanto, não é isso, a autora trabalha na profundidade da personagem e em seus sentimentos, por mais tristes que eles sejam. Sendo totalmente anti-social, ela não sente amor nem de sua própria mãe e isso só serve para que ela se feche ainda mais para o mundo. Ela realmente acreditava que aquela cidade era um inferno, só não sabia que era verdadeiramente seu inferno particular.
Lilith consegue provocar os sentimentos do leitor, afinal, é impossível não imaginar a dor da garota que fora condenada para sempre a um purgatório sem fim só por ter amado.

A histórias nos traz muitos outros personagens que são capazes de provocar o leitor, seja por raiva ou por amor, como o Bruce, mas, não é possível falar deles separadamente porque seria revelador para a história. Eles não estão na vida da garota por acaso, tudo tem um propósito.
"– O ódio que ela sente por aquele mundo horroroso onde mora não passa de uma fachada para o ódio maior e mais tenebroso que ela sente por você. – Ele cutucou o peito de Cam. – Quando uma alma se magoa tanto quanto a de Lilith, a dor é permanente. Ainda que ela não mais reconheça seu rosto, Cam, ela reconhece sua alma. Reconhece a essência de quem você é. – Lúcifer deu uma cusparada no chão. – E lhe nutre um ódio profundo."
Mesmo que eu tenha realmente gostado de Fallen, sempre critiquei o romance criado por Lauren Kate porque, por mais história e contexto que o livro tivesse, aquela paixão à primeira vista em todas as vidas era realmente entediante. E, acho que podemos ver uma evolução da autora em relação a isso, porque, algo que ela soube muito bem construir foi o romance de Cam e Lilith e isso agrada muito ao leitor que percebe que ela trata os sentimentos com realidade. Consegue desenvolver e explicar cada ponto, até porque, era impossível que Lilith o amasse no primeiro segundo, sendo que ela sente toda aquela raiva.

Foi maravilhoso ler mais um livro dessa saga, porque a escrita da autora é realmente incrível. O ponto alto de toda a sua escrita é a criação de cenários. Desde o primeiro livro da saga, ela consegue fazer o leitor viajar entre cenários que faz o imaginário trabalhar e isso é realmente surreal.
"Cam se via novamente sozinho, perguntando-se se um dia sentiria uma vez mais a delícia de seu beijo... ou se morreria de ânsia apenas com as lembranças, solitário por toda a a eternidade."
O final é de tirar o fôlego. Realmente não consigo falar do final sem acabar contando algo, porém, por mais que a autora consiga fechar e explicar cada uma de suas ações, acredito que o livro merece uma continuação. Ela ainda pode trabalhar em mais algumas questões da história que ficaria maravilhoso em outo livro.
"– Mas uma garota feliz não precisa ser salva por alguém como você – argumentou Lúcifer, com um rosnado. – Encare a real, Cam: ela precisa odiar a própria vida para que possa te amar." 
Lauren Kate prova, mais uma vez, neste livro que sabe trabalhar bem com todos os seus personagens. Consegue fazer com que cada um tenha importância e relevância. A história de Cam da ao leitor mais um capítulo da história fantástica que este personagem é, e mais que isso, ela nos traz um romance que realmente faz o leitor torcer para um final feliz, no entanto, mesmo que isso não aconteça, a verdade de cada personagem se sobrassem e a realidade de escolhas do passado se faz presente. Não importa o que aconteça, é uma luta contra o tempo em que o próprio leitor fica ansiosa contando cada segundo ao virar mais uma página.
"Atirou a cabeça para trás e abriu as ofuscantes asas douradas. Viu a luz cintilante que emitiam em torno dele. Ele iria voar até seu coração parar de doer. Voaria para sempre se fosse preciso."
Adquira

15 comentários:

  1. Oi Gabi, uau que resenha linda! Eu parei de ler a saga depois do segundo livro, mas fico contente que a autora soube trabalhar o protagonista e apresentar uma excelente história! E parabéns pela foto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Me empolguei escrevendo a resenha <3
      Eu também travei no segundo livro da saga, mas, depois que o li, os outros foram lidos facilmente. Este do Cam se tornou o meu favorito. Ela soube realmente trabalhar com o protagonista.
      Obrigada.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Gabi
    Eu li a série até Paixão, se não me engano, na época gostava muito dessa história de anjos e demônios, mas acabei demorando tanto tempo para ler o próximo livro que acabei esquecendo boa parte da história e fiquei com muita preguiça de ler outra vez. Lembro que o Cam era o antagonista meio chato, mas preferia ele do que o Daniel, que era muito sem graça. Mas como disse, teria que reler os demais livros para poder ler esse, e já fico com preguiça de começar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!

      Eu li todos os livros seguidos porque a história tem muita informação e é fácil esquecer, né? Eu gostava do Cam (muito mais do que do Daniel), mas neste livro, a autora nos mostra outro lado dele, o verdadeiro e não só o que os outros personagens viam.
      Se um dia você lê-lo, mesmo que dê preguiça (eu sei que dá), espero que goste.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oie
    Eu não li a série, então não me interesso por este livro. Mas já tive muita vontade de conferir.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se um dia tiver vontade de ler a série novamente e lê-la, espero que goste deste livro.

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, Gabi.
    Acredita que a sua é a primeira resenha que leio do livro? Eu sabia que era com o Cam, obvio porque é o título do livro, mas não sabia o enredo. E mesmo o Cam tendo sido meu personagem favorito da série, eu não lerei esse. Fiquei muito chateada com o final nada a ver que a autora inventou para a série que não quero ler mais nada dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Acredito porque até hoje não li nenhuma resenha do livro, fora a minha. Mesmo você falando que não irá lê-lo, se um dia resolver dar uma chance, acho que você vai gostar já que ele é seu personagem favorito também.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oieee!!!

    Eu li a série Fallen e não curti muito, como você disse, achei o romance entediante e a protagonista é bem cansativa. Por isso, não tive muita vontade ler essa spin-off, até agora.
    Sua resenha me deixou curiosa sobre a história de Cam e o romance dele com Lilith. Já quero ler!HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA..
    Amei essa resenha!

    Um super beijo
    Livros em Contexto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Sim, eu concordo, a protagonista é cansativa e deixa o romance ainda mais entediante, mas eu li porque gostava do contexto da história e também de personagens coadjuvantes, como o Cam. Ele é maravilhoso!
      O romance dele com a Lilith é fantástico. Leia sim!!

      Que bom que tenha gostado da resenha, amei seu comentário!

      Beijos!

      Excluir
  6. Oii!
    Eu li a série toda mais por curiosidade mesmo e por causa da escrita da autora que eu sou apaixonada porque o desenrolar dos livros me deixou bem decepcionada :/ Mas quero ler esse livro, estou bem curiosa porque o Cam é o meu personagem preferido ♥

    beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Muitas pessoas acabaram se decepcionando com o desenvolvimento que a série foi tomando, né?
      Cam é o melhor personagem! Leia este livro sim, é maravilhoso.

      Beijos.

      Excluir
  7. Eu não cheguei a ler a série toda e isso meio que me frusta, porque se eu pegar pra ler agora talvez não goste tanto quando na época que os livros foram lançados.
    Fico curiosa pra saber mais a respeito de toda a história, até porque o Cam é bem misteriosa e sei que muitas informações novas são reveladas.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pode ser, mas, talvez se você ler agora pode ser acabe gostando até mais, não é?
      Sim, são jogados fragmentos da história de Cam durante a saga, mas é neste livro que temos acesso a tudo.

      Beijos.

      Excluir
  8. Oii Gabi, eu nunca li nada de Fallen, mas tenho curiosidade, sei que foi uma série que fez muito sucesso na época e muita gente gosta tbm. Quem sabe eu não leio um dia né
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir