7 Séries famosas que foram adaptadas de livros

É muito difícil encontrar alguém que não assista alguma série. Elas realmente se tornaram sucesso e levam consigo inúmeros fãs. Sendo bem diversificadas, existe séries para todos os gostos e muitas das que se tornaram totalmente conhecidas são adaptadas de livros.
Nem todo leitor gosta que seu livro favorito se torne uma série porque os produtores, para conseguirem formular ou estender um roteiro, acabam modificando a história mais que o comum. Porém, muitas séries acabam ganhando identidade própria e muitos dos que assistem, nunca nem leram os livros.
Por isso, hoje vamos apresentar para vocês 7 séries que são mundialmente famosas e são adaptadas de livros.

THE 100

Sendo transmitida pela The CW, The 100 teve sua estreia no dia 19 de março de 2014. A série agradou seu público, sendo que na segunda temporada recebeu críticas totalmente favoráveis, alcançando 100% no Rotten Tomatoes. No dia 01/02/2018 será a estreia da quarta temporada da série, porém, a quinta temporada já foi confirmada pela The CW.
O que nem todo mundo sabe é que a série é baseada no livro, de mesmo título, da escritora Kass Morgan que é só o primeiro de uma série da autora. O primeiro livro da série foi lançado no Brasil pela Galera Record cinco dias antes do lançamento do episódio piloto da série nos EUA.
A série não é tão fiel ao livro, tendo até como protagonistas personagens que não existem no livro, mas ainda assim, ambos foram bem recebidos pela crítica e também pelo público.
Se você ainda não assistiu a série e deseja assistir, a netflix já tem disponível 3 temporadas completas.
Eliza Taylor, Marie Avgeropoulos, Bob Morley, Lindsey Morgan, Ricky Whittle e Richard Harmon são alguns dos atores que interpretam os personagens principais da série.

GOSSIP GIRL 

Gossip Girl fez parte da adolescência de muitos e ainda faz. Também lançada pela The CW, teve seu episódio piloto lançado no dia 19 de setembro de 2007 e seu último episódio final exibido no dia 17 de dezembro de 2012, tendo um total de seis temporadas que juntas fomam 121 episódios. A série foi responsável por realmente dar visibilidade para atores como a Blake Lively, o Chace Crawford e muitos outros.
A série foi inspirada nos livros da série literária, Gossip Girl, da Cecily von Ziegesar. Mantendo a essência de ter uma blogueira e ter aqueles adolescentes ricos que usam e abusam de drogas e sexo, mas fingem serem as pessoas mais corretas do mundo, a série ainda se tornou muito diferente do livro. Porém, ambos conseguiram o seu público e muitos elogiam as mudanças na série, mas ainda veem a beleza do livro. 
A série literária tem um total de doze livros, mais quatro livros de um spin-off que foi escrito por uma escritor fantasma com orientações da autora e ainda mais 10 livros de um spin-off que gira em torno da personagem Jenny Humphrey, este spin-off foi realmente escrito por outra autora, no caso a Annabelle Sacristia, porém o nome de Cecily ainda está na capa. 
Todas as temporadas de Gossip Girl estão disponíveis na netflix.
Os papéis principais foram interpretados pelos seguintes atores: Blake Lively, Leighton Meester, Penn Badgley, Chace Crawford, Ed Westwick e Taylor Momsen.

13 REASONS WHY

É impossível encontrar alguém que ao menos não escutou falar desta série produzida pela netflix. Retratando temas tão fortes como depressão e suicídio entre jovens, a série foi um sucesso de público e teve um grande impacto social. A personagem principal seria interpretada pela Selena Gomez, porém, a atriz foi escalada como produtiva executiva da série, o que ajudou na divulgação e então, o papel principal ficou para Katherine Langford, sendo seu primeiro papel na TV e o primeiro de destaque.
A série foi lançada no dia 31/03/2017 e recebeu boas críticas e agradou os fãs do livro, porém, muitos, hoje, criticam a decisão dos produtores e da netflix que renovaram a série para uma segunda temporada, sendo que não existe segundo livro. Falando em livro, a série foi uma adaptação do livro, de mesmo nome, do escritor Jay Asher. O livro foi lançado no dia 01/09/2007, porém, no Brasil só chegou a ser publicado em 2009 pela Editora Ática. Em julho de 2011, o livro alcançou o primeiro lugar no New York Times Best-seller. 
Mesmo que muitos não gostem da ideia da segunda temporada que já foi confirmada para este ano, a primeira temporada foi bem recebida tanto pelos leitores, pelas críticas quanto pelo público em geral. Por ser uma produção original da netflix, todos os episódios estão disponíveis no catálogo. 
Dylan Minnette e Katherine Langford interpretam os dois personagens mais principais da série, pois são os que dão vida à narração da história.

SHADOWHUNTERS

Após uma adaptação cinematográfica fracassada, os livros de Cassandra Clare foram novamente adaptados, porém, desta vez, a adaptação seria feita em formato de série e foi assim que se criou a série Shadowhunters. A série é oficialmente produzida pela FreeForm, sendo lançada no dia 12 de janeiro de 2016 nos EUA, porém, no Brasil e em Portugal a netflix exibe a série originalmente e na própria Netflix de Portugal, Shadowhunters é a série mais assistida do catálogo.
Mesmo não sendo tão bem recebida pela crítica especializada, a série foi bem recebida pelo público, tanto que sua terceira temporada já tem data de lançamento confirmada para o dia 21/03/2018.
A série literária em si tem um total de seis livros, sem contar os spin-off e mesmo que a série altere muita coisa, ela está sendo bem elogiada por manter a essência dos personagens e por conseguir desenvolver bem cada um deles, mesmo que nem tudo esteja no livro.
Katherine McNamara, Emeraude Toubia, Dominic Sherwood, Alberto Rosende, Matthew Daddario, Harry Shum Jr. e Isaiah Mustafa interpretam e compõem o elenco principal.

THE VAMPIRE DIARIES

A famosa série de vampiros foi produzida pela The CW e seu episódio piloto foi lançado no dia 10/09/2009. A série foi e é muito popular entre adolescentes que nem conheciam os livros e hoje passam a lê-los. The Vampire Diaries teve um total oito temporada, chegando a 171 episódios, sendo que o último foi exibido no dia 10/03/2017. A audiência diminuiu ao decorrer das temporadas, mas ainda se mantinha popular entre o público.
A série de livros da L.J Smith foi inicialmente publicada pela autora em 1991 como uma trilogia, porém pelos pedidos dos leitores, em 1992 ela lançou o quarto livro, e tendo então um hiato de 16 anos na escrita, a autora anunciou que estava escrevendo mais livros da série. Dividindo em trilogia, ela lançou o primeiro livro da trilogia em 2009, o segundo em 2010 e o terceiro em 2011. Depois disso, mais duas trilogia da série foram lançadas, mas, nenhuma delas foi escrita pela autora. A terceira trilogia foi escrita por um escritor fantasma e a quarta e última foi escrita por Aubrey Clark. Então, a série literária tem um total de 13 livros. A série televisa tem 6 temporadas disponíveis na Netflix.
Nina Dobrev, Ian Somerhalder, Paul Wesley, Candice Accola e Kat Graham interpretam alguns dos personagens principais.

GAME OF THRONES

Provavelmente uma das séries mais faladas e mais famosas dos últimos anos, Game Of Thrones, lançada no dia 17/04/2011 e exibida pela HBO é um sucesso de público e crítica, sendo totalmente conceitual na sociedade.
A série foi aguardada desde o início de sua produção e o primeiro episódio já foi muito bem recebido e hoje a série já entrou para o Livro dos Recordes como a série dramática com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo. Não só isso, a série é até hoje a que mais ganhou Emmys na história, chegando a um total de 38 estatuetas acumuladas. 
Game Of Thrones teve sua oitava temporada confirmada, porém, foi confirmado também que esta será a última temporada da série, tendo lançamento previsto para 2019.
Baseada na série literária, As crônicas de Gelo e Fogo do George R. R. Martin, o primeiro livro da série foi lançado em agosto de 1966, sendo que já se tem cinco livros da série publicado e dois que ainda serão publicados. A série tem três livros derivados e mais alguns spin-offs que consistem em resumos dos livros principais. No Brasil, a série literária é publicada pela editora Leya.
Emilia Clarke, Kit Harington, Sophie Turner e Lena Headey interpretam alguns dos personagens principais.

PRETTY LITTLE LIARS 

Pretty Little Liars é uma série que desde seu lançamento, em 08/06/2010, ganhou uma popularidade grande entre o público e mesmo que no início as criticas fossem bem misturadas, ao decorrer da série, as críticas foram se tornando mais positivas. 
Exibida pela FreeForm, a série carregou consigo um grande público e conseguiu ganhar vários prêmios, em diversas categorias. 
A série teve um total de 7 temporadas, com um total de 160 episódios, sendo que o último foi lançado no dia 27/06/2017.
A série de livros que dão origem a esta adaptação foi escrita pela autora Sara Shepard. Muitos dizem que a série literária fala com mais desenvolvimentos de temas como bullying, bulimia, vício em drogas, assassinatos, entre outros do que nérie na televisiva. A série foi dividida em quatro arcos, e em um cada deles se tinha quatro livros, fora que depois foi lançado três livros extras, totalizando 19 livros. 
Pretty Little Liars tem todas as temporadas disponíveis na netflix.
Lucy Hale, Shay Mitchell, Ashley Benson, Sasha Pieterse e Troian Bellisario interpretam o elenco principal da série.
Estas foram as 7 séries famosas que são originalmente adaptadas de livros, mas, com certeza tem muitas outras séries que assistimos e que são adaptações literárias. Vocês assistem alguma dessas séries? Qual a sua favorita? Comentem aqui e compartilhem para aquele amigo não leitor ver que muitas séries são adaptadas de livros.

24 comentários:

  1. Só li e vi 13 Reasons Why e devo confessar que pela primeira vez na vida, prefiro a adaptação haha Achei o livro muito seco, vazio, seilá, não consegui me conectar com os personagens da mesma forma que consegui na série...
    Enfim, ótima lista! Vou atrás das outras séries XD

    Beijão
    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que não seja o comum, muitos, hoje, acabam preferindo a série. Talvez pelo aprofundamento em cada personagem, mas muitos acabam sendo assim.
      Vai atrás das outras séries porque você vai gostar.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Gabi eu vou ler GOT quando o autor finalmente terminar, ou seja, um dia bem distante hehehhehe Agora os treze porques depois que eu terminei de ver fiquei com muita vontade de ler o livro <3 Amei o tema do post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Provavelmente vai demorar um pouco para você ler se for esperar... kkk
      Acho que muita gente ficou curiosa com o livro depois da série, não é?
      Fico feliz que tenha gostado do post!

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Gabi,
    Engraçado que algumas séries são melhores que os livros, para mim.
    É o caso de 13 Reasons Why, TVD, PLL, GOT... <3
    Pois é... Eu amo uma série! HAHAHAHA
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Pior que acontece isso mesmo, também prefiro algumas séries.
      É impossível não séries, sou totalmente viciada.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Gabi. Desses só acompanhei Diário de um Vampiro, e só foi a primeira temporada, mas eu tenho muita vontade de voltar a ver e entender os gifs que vejo por aí kkk mas PLL eu assisti ano passado e amei, mas na verdade são 7 temporadas, não 8. Eu adorei e é uma das minhas séries preferidas <3
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não consegui acompanhar tudo de Diário de um Vampiro, mas espero voltar a assistir.
      Miriã, muito obrigada por me falar das temporadas de PLL... acho que digitei errado e acabou passando batido na hora de revisar. Sério, obrigada mesmo. PLL também é uma das minhas séries favoritas.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oii Gabi, tudo bem? amo TVD, PLL e GOT ,mas nunca li os livros, tenho vontade de ler, mas são bem longos né principalmente Pll e Got.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Tudo bem e com você?
      É os livros das séries são bem longos, até porque costumam ser uma série de livros e a maioria bem grandes.

      Beijos.

      Excluir
  6. Oi, Gabi!
    Todas eu já conheço. Algumas eu ainda acompanho; outras larguei ou vi alguns episódios somente.
    Dessas, já li alguns livros de TVD e GOT e li todo Os 13 Porquês.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza.

      É quase impossível não conhecer essas séries hoje em dia, mesmo que seja só alguns episódios, não é?

      Beijos!

      Excluir
  7. Acredita que eu não vi nenhuma dessas?
    Eu adoro as séries documentais, então acabo ficando presa nelas aushauhsauhs
    Vou colocar na minha lista.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, mesmo você preferindo as séries documentais, acho que pode gostar de algumas dessas séries, então coloca na sua lista sim.

      Beijos.

      Excluir
  8. Oie
    Eu assisti Got mas ainda não li os livros, estou bem curiosa.
    Li o Diário dos vampiros e até assisti alguns episódios, mas não terminei.
    E li o livro os 13 porquês e assisti a série, gostei bastante.
    Adorei o post.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita das pessoas que assiste GOT, ainda não leu os livros, mas tem muita curiosidade.
      Não li nenhum dos livros de Diário de um Vampiro e nem assisti assisti a série completa.
      Pretendo ler os 13 Porquês logo, logo.

      Beijos.

      Excluir
  9. Geeente, como assim? Não sabia de The 100 e Gossip Girl! Chocada estou, mas também fiquei com bastante vontade de ler os livros de GG, hahaha! <3

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, acredite, The 100 e GG são adaptadas de livros.
      Os livros de GG devem ser fantástico, né? Também tenho bastante vontade de lê-los.

      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Gabi, tudo bem?
    Eu assisti Pretty Little Liar inteira e não sabia que tinha sido adaptada de um livro, agora estou muito curiosa para ler os livros e saber o que tem de diferente! Os outros eu sabia. Parabéns pela postagem!
    Beijos <3
    Estante Clássica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também assisti PLL inteira, mas ainda não li os livros e também tenho muita curiosidade para lê-los.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post.

      Beijos!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem? Tirando The 100, já assisti/ou assisto todas as outras. Gosto de quase todas, tirando Shadowhunters.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Só vi 13 reasons why e não li nenhum dos livros. Eu já li o terceiro livro de Gossip Girl, que era o que tinha na minha escola.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! Estou lendo o terceiro livro de Os instrumentos mortais por isso dei uma pausa em Shadowhunters mas pretendo voltar o quanto antes. Também adoro PLL já assisti toda a série mas mesmo assim quero terminar os livros, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Hellow,
    Eu assisti ou assisto todas essas séries e adoro, menos GOT. Não sabia que The 100 era baseada em um livro, que legal!
    As únicas que eu realmente li os livros foram 13 reasons why e The Vampire Diaries, PLL e Gossip Girl eu comecei a ler, mas nunca dei continuidade.
    Adorei.
    Beeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos {meusantidotos.blogspot.com}

    ResponderExcluir