6 Adaptações cinematográficas que foram criticadas no Rotten Tomatoes

Adaptações cinematográficas de livros foram literalmente feitas para irem de um extremo ao outro: amam ou odeiam. Muitas adaptações acabam sendo bem criticadas por críticos especializados, porém, não agrada ao público por não ser bem adaptada. Em outras, muitas vezes, os críticos não gostam, mas a adaptação se torna um sucesso de bilhetaria por já ter uma grande quantidade de fãs.
Independente disso, as críticas são realmente importantes e o Rotten Tomatoes é um site americano que mostra bem a reação de diversos críticos e deixa isso acessível para todo o público. Criado em 1998, o site ganhou proporções e credibilidade, por isso, hoje vamos mostrar 6 adaptações cinematográficas de Best-Sellers que foram criticadas negativamente e receberam uma baixa classificação.

LUA NOVA

Por mais surpreendente que possa ser para muitos fãs da franquia, Lua Nova não foi bem criticado por muitos críticos e teve da classificação de apenas 28% de aprovação, sendo que foi considerado a opinião de 223 críticos.
Foi levado muito em consideração o ritmo lento do filme, que o deixa ainda mais tediosos, superficial e contém um falso drama, muito por base do medo da Bella de envelhecer. Eles acreditam que o drama não convence neste filme, o que o deixa fraco.
Mesmo assim, o filme, como toda a sua franquia foi bem assistido e um sucesso de bilheteria.
Kristen Stewart e Taylor Lautner interpretam, respectivamente, Bella e Jacob na adaptação.

AMANHECER - PARTE 1

Continuando ainda na franquia da Saga Crepúsculo, Amanhecer - Parte 1 tem ainda uma menor classificação, tendo a base de 25% de aprovação de um total de 149 críticos.
O filme foi muito julgado porque fala sobre questões femininas e feministas sem se importar com a repercussão, como o caso da gravidez de Bella, onde muitos consideram que o filme traz uma crítica contra o aborto, onde uma mãe deveria levar uma gravidez até o fim, mesmo que isso causasse sua morte. Mais uma vez eles criticam e chamam o filme de um melodrama sem fim, que mesmo tentando ser fiel ao livro, vai contra a essência dos livros de Stephenie Meyer, que seria um pouco mais voraz, rápido e talvez até mais violento.
Robert Pattinson e Kristen Stewart interpretavam Edward e Bella, casal protagonista, na adaptação.

CINQUENTA TONS DE CINZA

Esta trilogia causa discórdia e discussão, mas, ainda assim lota cinemas e acaba com os estoques das livrarias, no entanto, os críticos não se importam com isso e realmente criticam o filme. Esta primeira adaptação da franquia teve 25% de aprovação, levando em conta o número de 260 críticos.
Mesmo que tenha um enredo mais sexual, eles levantam a crítica de que o enredo não sai disso e para dizer que tem roteiro, emenda as cenas sexo explícitos com clichês familiares, se tornando um drama fútil.
Como um melodrama, eles criticam que o Grey é conjunto de dramas, que torna tudo ainda mais tedioso, deixando o público insatisfeito.
Jamie Dornan e Dakota Johnson interpretam, respectivamente, Christian Grey e Anastasia Steele na adaptação cinematográfica.

CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS 

Se o primeiro já não teve uma boa classificação, Cinquenta Tons Mais Escuros cai mais ainda no conceito dos críticos, chegando a somente 10% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Além de criticarem mais uma vez tudo o que já tinham falado sobre primeiro filme, eles ainda acrescentam que o filme romantiza ainda mais o machismo, onde a mulher precisa dar tudo que um homem deseja e em troca ganha presentes caros, como se ela fosse somente isso.
Eles ainda ressaltam que o mistérios e o suspense que trazem para este capítulo da história é tedioso, onde a história e os atores não têm química, piorando tudo uma narrativa insatisfatória.
Jamie Dornan e Dakota Johnson em uma cena de Cinquenta Tons de Liberdade.

CONVERGENTE

O Segundo filme da Saga Divergente, Insurgente já tinha sido duramente criticado, chegando a 29% de aprovação. Entretanto, o terceiro filme foi realmente um desastre tanto pela crítica quanto pelo público que desistiram da adaptação, o que levou até ao cancelamento do último filme da saga, que será transformado em um série de televisão.
Este terceiro filme, Convergente, cai ainda mais na porcentagem de aprovação, chegando a 12% apenas. Críticos dizem que o filme perde mais uma vez o conceito básico dos livros, se tornando tedioso, superficial e repetitivo. Eles ainda afirmam que a Shailene Woodley realmente tenta, atuando maravilhosamente bem, porém o roteiro ruim e até confuso não permite.
Theo James e Shailene Woodley interpretam, respectivamente, Quatro e Tris na adaptação.

FALLEN

Muitos fãs da saga literária já não esperava muito do filme por causa da demora, da falta de divulgação e até pela escolha de elenco.
O trailer que já era frustante levou o público e os críticos a um filme que teve apenas 7% de aprovação, alegando a falta de química dos atores e o triângulo amoroso superficial. Com um roteiro ruim, os atores foram totalmente criticados por suas atuações que são extremamente forçadas.
Decepcionante, o filme que muitos esperou anos para ser lançado ficou conhecido como uma péssima versão de Crepúsculo, onde muitos chamam de Crepúsculo com anjos.
Estes foram os seis filmes que tiveram baixa porcentagem de aprovação no Rotten Tomatoes, lembrando que estes números não representam a porcentagem de público ou de bilheteria e sim, representa a porcentagem de aprovação entre um grupo de críticos.
Você já assistiu algumas dessas adaptações? Gostou? O que acha das porcentagens de aprovações? Comentem.

13 comentários:

  1. Oi Gabi, eu amo Crepúsculo, mas o livro em si, todos, não tem um drama profundo mesmo, então não sei do que o povo reclama, já Fallen eu entro na lista dos que reclamaram pq achei a produção bem ruim mesmo, mas de modo geral nunca concordo com o Rotten rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi. Eu amei seu post e acho que concordo com os críticos, mas vamos por partes. Crepúsculo até que foi legal no início, depois se tornou enfadonho ainda mais porque os atores não são tão bons e o enredo é realmente parado, não tem muita ação, o que é frustrante.
    Fallen foi uma grande decepção, principalmente porque os atores eram realmente péssimos, não tinham química nenhuma, meu Deus.
    Não posso falar que não curti Cinquenta tons de cinza, até porque acho que ele foi bem fiel ao livro, então as críticas deveriam ser ao enredo do livro e não ao filme sabe? Mas namoral, a Dakota é uma atriz muito sem graça, meu Deus!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca li o Twilight, vi apenas os filmes e gosto muito, por isso não tenho como comparar.
    Aliás não li nenhum desses livros.
    O filme 50 Shades não consegui terminar de ver, deu sono.
    O Fallen tenho para ler e para ver, mas vi um pouco do filme e pareceu-me tão amador :/

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que não vi nenhum desses (minto, assisti Lua Nova obrigada pela a escola), assim não perdi meu tempo XD
    Nunca tive curiosidade de assistir nenhum deles na verdade (nem ler os livros), pois olho e só consigo pensar "Deve ser uma porcaria", então concordo com as avaliações do site Rotten Tomatoes (alias acho esse site ótimo para saber se um filme vale a pena ou não, eu quase sempre consulto).

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que coisa, hein? Assisti os de Crepúsculo, o primeiro de 50 tons e Divergente. Quando era mais nova, adorava Crepúsculo, mas confesso que Divergente, nem os livros conseguiram me prender. Vou ter que concordar com os críticos dessa vez.

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gabi.
    Eu sou das que sempre odeia as adaptações. E ainda mais se for de livros que eu amo hehe. Dos citados eu assisti os Crepúsculo e os Grey e não achei nada disso que falaram. Achei que foram até bem fieis aos livros. Se o livro era aquilo não tinha o que inventar, principalmente os Grey que só tem sexo no livro mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Foram criticas com alguma razão ... todos são filmes ruins a péssimo ... Cinquenta Tons Mais Escuros foi o pior filme de 2017 ...

    https://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nem um desses livros.
    Divergente nunca assisti, mais me falaram bem dele. Cinquenta tons e uma porcaria! Fallen misericórdia! filme ruim que só!
    Beijos https://strangerboy01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie,

    Não sou de acompanhar muitos filmes, eu assisto o que der na mente e for fácil de achar, mas 50 tons de cinza e crepusculo só assisti o primeiro filme das séries.

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!
    Infelizmente, 50 Tons é ruim mesmo. HAAHHAHAHA
    Os Crepúsculos nem tanto. E ainda falta eu ver Fallen, mas já li.
    E Convergente não é ruim, só é diferente demaaaaais do livro.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Fallen foi a maior decepção da minha vida :/ Li a série e gostei bastante do primeiro livro e esperava uma adaptação decente! Foi decepção mais uma vez. Cidade dos ossos deveria entrar ai. Foi horrível também :/ A série até que é legal.

    Beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Eu amo Lua nova tanto o livro como o filme, é o meu favorito.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não assisti nem li nenhum deles...

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir