1 Livro para cada música da Taylor Swift

Você, provavelmente, é um leitor já que acompanha o Magia é Sonhar, mas aposto que também é um apaixonado por música, afinal, é difícil encontrar alguém que não goste, ao menos um pouquinho, de música. Por isso, neste post vamos relacionar livros com músicas. 
Este é um quadro novo da nossa coluna de Listas, onde iremos trazer músicas de um cantor e relacionar as letras destas músicas com livros, assim o Magia é Sonhar indica não só um livro novo para você, mas também uma música que talvez você não conheça. Para a inauguração deste quadro, vamos começar com 4 músicas da cantora norte-americana Taylor Swift. Lembrando que escolhemos trechos de quatro músicas dela que, do nosso ponto de vista, combinam com certos livros. Serão 1 livro para cada trecho de música, então, no total temos 4 livros e 4 músicas.

POR UM TOQUE DE OURO - CAROLINA MUNHÓZ | BAD BLOOD - TAYLOR SWIFT ft. KENDRICK LAMAR

Vocês provavelmente já ouviram a música Bad Blood, ou ao menos já ouviram falar da música. A cantora investiu em uma grande divulgação do clipe oficial da música que contava com diversas outras mulheres famosas, como Selena Gomez, Cara Delevingne, Jessica Alba, Ellie Goulding, Ellen Pompeo, entre outras. Com os nomes famosos chamando a atenção e o marketing, o clipe lançado em maio de 2015 bateu recordes de visualizações e logo a música se tornou um hit. 
Um trecho desta música, no caso o principal, lembra muito a história da trilogia da autora Carolina Munhóz, que começa Por Um Toque de Ouro. Ao decorrer da história, vemos que Aaron fere profundamente Emilly e que isso os torna inimigos, por isso o trecho: "Agora temos problemas / E eu não acho que nós podemos resolver eles / Você fez um corte muito profundo / E, meu bem, agora nós temos uma rixa..." combina perfeitamente com a base da história que se desenvolve a partir da relação da Emilly com o Aaron e da forma como ambos enfrentam uma rixa, já que agora existem problemas entre eles. É claro que é possível ver melhor esta relação a partir do segundo livro da trilogia, denominado Por Um Toque de Sorte.

QUEM É VOCÊ, ALASCA? - JOHN GREEN | I KNEW YOU WERE TROUBLE - TAYLOR SWIFT

I Knew You Were Trouble é uma música do 4º álbum "Red" da cantora. Foi a terceira música do álbum ser lançada, no dia 27 de novembro de 2012. Com uma vibe mais pop, em sua primeira semana teve um total de vendas de 416 mil cópias nos Estados Unidos, sendo a canção mais vendida daquela semana no país. 
Em vários trechos da música, ou até nela toda, podemos relacioná-la muito com o primeiro livro do autor John Green, Quem É Você, Alasca?. Porém, o trecho que escolhemos que mais representa esta obre é: "Acho que você não se importava, e acho que gostei disso / E quando eu me apaixonei, você deu um passo para trás / Sem mim, sem mim, sem mim..." 
Se você ainda não leu o livro, talvez o trecho escolhido não faça muito sentido, no entanto, para quem leu, é possível ver o que ele apresenta e como está associado ao livro. Na história, Miles se apaixona pela Alasca, por suas diferenças, sua complexidade e talvez até pelo seu jeito de quem não se importa muito com as coisas e justamente, quando eles vão se relacionar, é como se Alasca desse um passo para trás, o deixando. Quem leu o livro consegue entender isso, não posso falar muito porque seria spoiler, mas já fica como mais um motivo para vocês lerem Quem É Você, Alasca?. 

O TRIO - ALANE BRITO | DELICATE - TAYLOR SWIFT

Sendo uma música mais recente, Delicate é uma canção do mais recente álbum da Taylor Swift, que foi intitulado de "Reputation". A cantora lançou o clipe da música no dia 11 de março de 2018, um dia antes do lançamento mundial do single, sendo que nas primeiras 24 horas, o clipe alcançou quase 13 milhões de visualizações. Sendo uma música bem elogiada pela crítica, encontramos um trecho dela que pode ser bem associado com a história do livro O Trio, da escritora brasileira Alane Brito.
O trecho que relacionamos com o livro é: "Minha reputação nunca esteve pior, então / Você deve gostar de mim pelo o que eu sou...", é muito claro a associação que fizemos com o livro, já que seria uma boa frase para definir a relação dos personagens Jordan e Leonor. Jordan está sendo acusado por uma série de crimes e mesmo que se diga inocente, a sua reputação é péssima perante aquela vila. No entanto, mesmo com essa desastrosa reputação, Leonor ainda gosta dele e mesmo que não pudesse assumir, tinha dúvidas perante as acusações que faziam contra Jordan. O trecho fala literalmente desta relação verdadeira, independente da reputação que um tenha.

FALLEN - LAUREN KATE | STYLE - TAYLOR SWIFT

Sua música Style foi gravada para o quinto álbum de sua carreira, "1989", lançado em 2014. Taylor cantou Style pela primeira vez durante o Victoria's Secret Show de 2014. Com um desempenho comercial favorável, a cantora foi elogiada pela crítica pelo clipe produzido para a música, sendo considerado o mais cinematográfico de sua carreira até então. 
Considerado um hit, nós relacionamos Style com a série literária, Fallen, da autora Lauren Kate. Na história de Fallen temos um casal impossibilitado de viver o amor que sentem, pois Luce sempre morre após se relacionar com Daniel, como uma punição e, eles vivem essa mesma história por séculos e séculos, dando voltas e mais voltas, repetindo tudo novamente. Justamente por isso, o seguinte trecho da música Style tem tudo a ver com o livro: "E eu devia apenas te dizer para ir embora, porque eu / Sei exatamente onde isso nos leva, mas eu / Fico vendo a gente dar voltas e voltas todas as vezes...", esse trecho claramente nos mostra uma base do livro, desde o conflito entre os personagens, até na repetição daquela mesma história, dando voltas e voltas.
Chegamos ao fim desta lista que inaugura um quadro novo na nossa já tão conhecida categoria. Espero que vocês gostem do estilo do post e que deixem sugestões de cantores que gostam e que queiram ver aqui no blog.
É claro que talvez vocês não concordem com as escolhas, mas isso é o mais legal, afinal as histórias tem significados diferentes para cada um e isso é o que as torna tão especiais. Por isso, comentem o que acharam do post, das escolhas e o que vocês escolheriam. Compartilhem para aquele amigo que ama música, mas que não lê muito para que ele veja que é possível relacionar essas duas paixões.

11 comentários:

  1. Oi, Gabi.
    Ameeei sua criatividade pra encontrar trechos parecidos com músicas! Algumas músicas são tão complexas que eu acho difícil associar sabe, então meus parabéns. Eu só não conhecia nenhuma música da Taylor, acho que seja porque ela não é uma das cantoras que ouço, mas fiquei abismada com o quanto os trechos parecem com os livros.
    Amei a ideia!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gabi.
    Eu acho que sou a unica pessoa no mundo que não ouve musicas hehe. Como cresci em um lar evangélico, o que se ouvia em casa eram hinos gospel e de uns tempos para cá nem isso estou ouvindo mais. Estou preferindo o silencio. mas acho bem legal quem consegue fazer isso de relacionar alguma letra de musica com a mensagem que o livro passa. E como você disse isso é bem pessoal, é por isso é muito bacana ver o que cada um sentiu lendo o livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Não conheço todas as músicas da cantora, mas curto muito. Adorei a criatividade do post, muito legal.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabi!
    Menina, adorei essa combinação. Que criatividade a sua hein?
    Style realmente dá certinho com Fallen. Incrível!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi! Desses, só li "Quem é você, Alasca?" e super concordo! Hahaha

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi!! Como você tá? (quanto tempo eu não escrevo nos comentários, ultimamente tô bem ocupada com escola etc)
    Parabéns pela genialidade e originalidade do quadro, espero que as pessoas gostem assim como eu! Começar com Taylor Swift foi golpe pesadíssimo, adoro hahah. O único da lista que li até agora fora "Quem é você, Alasca?" e nossa, acertou em cheio, sério! I knew you were trouble é uma das minhas músicas favs da Tay e casou super com esse livro.
    Beijos e abraços da sô!! <3

    ResponderExcluir
  7. Oiii Gabi


    I knew you were trouble combina mesmo com Quem é você Alaska, apesar de não ser meu livro do coração é bem isso mesmo, tem tudo a ver. Que post super original, ah queria eu ser entendida assim de musica, faria um desses da Lovato que adoro....hehe

    beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabi! Nossa, deve ser muito difícil se lembrar das histórias dos livros e associar com as músicas, especialmente porque você já deve ter lido muuuuitos! Parabéns pela criatividade, eu amei!!


    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gabi! <3

    Eu adoro música, sim. Mas, por incrível que pareça, pouco conheço de pop internacional. Da Taylor, sei mais dos meus amigos falarem. Já vi um clipe ou outro, mas muito pouco. E não sei pq esse meu desapego com o internacional, já que elas são excelentes.

    De qualquer forma, amei a ideia do post e a forma como você correlacionou as músicas e os livros. Foi ótimo para conhecer, tanto as músicas, quanto alguns livros que ainda não conhecia.

    Você, como sempre, surpreendendo na criatividade! Adoro!

    Beijooo

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabi!
    Amei a ideia do post. Eu não conheço muito as músicas de Taylor Swift, mas gostei muito das relações. :)
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir