4 Livros escritos por mulheres com protagonistas mulheres

Se você está lendo este post no mesmo dia em que foi postado, hoje é dia 08/03, o conhecido dia em que comemoramos o Dia da Mulher. Como sempre falamos no dia de algo, não é somente aquele dia que é importante. Todos os dias são dias das mulheres que lutam constantemente por espaço e respeito em uma sociedade ainda machista. Neste último ano vimos o crescimento do movimento das mulheres em relação a violência contra a mulher, ao abuso sexual e o posicionamento no trabalho. Mulheres sofrem constantemente com o assédio sexual, com a violência e com a desigualdade e por mais que possamos ter tido um progresso, mesmo que lento, dia após dia, a mulher ainda precisa enfrentar uma barreira imposta pela sociedade.
Na literatura temos casos e mais casos de machismo e vemos o quão difícil já foi e ainda é para uma mulher se inserir no mercado literário. Por isso, neste post vamos apresentar 4 livros escritos por mulheres que contam a história de mulheres fortes, determinadas e que enfrentam suas lutas diariamente.

MARIBETH | QUANDO EU PARTI - GAYLE FORMAN

Quando Eu Parti nos traz a história de Maribeth, uma protagonista de 44 anos que é profissional, mãe, esposa e tudo o que mais lhe for necessário. Se dedicando totalmente aos outros, Maribeth nem percebe os sinais, ela só descobre no momento: está tendo um ataque cardíaco. A mulher sente o peso de tudo o que carrega nas costas no momento em que mais precisa ser cuidada pela família. Nesta única vez em que precisa de alguém e não recebe a ajuda necessária, ela percebe que não pode mais aguentar tudo aquilo e então parti, para longe o suficiente da família, do trabalho e dos problemas, buscando talvez seu primeiro momento de descanso e paz.
A história nos traz tudo o que um mulher sofre, ainda mais nesta idade. Ela é cobrada em casa e no trabalho. Ela tem que buscar as filhas na escola, não o marido. Ela precisa trabalhar. Ela precisa se desdobrar. Maribeth é a representação das mulheres que vemos todos os dias, mulheres que se matam para conseguir dar conta de tudo, sem nunca receber um obrigado. O livro também provoca nossos julgamentos porque é muito fácil julgá-la por ter deixado os filhos, mas é doloroso sentir todo o peso e toda a dor que ela sentia.
Além de se mostrar extremamente empoderado, este livro nos apresenta um crescimento maravilhoso de Gayle Forman em sua escrita, narrativa e enredo, afinal, Quando Eu Parti é a sua entrada na literatura mais adulta.
"Agora ela estava em queda livre. E aquilo não a matou. Na verdade, ela começava a se perguntar se podia fazer o contrário. Toda aquela fixação com a queda... Talvez devesse prestar mais atenção na parte do livre."

LÍCIA | O SENHOR DA LUZ - GRACIELE RUIZ 

Neste gênero de fantasia, temos a protagonista Lícia, ainda jovem, porém cercada de responsabilidade após a morte do avô. Tendo uma longa jornada, Lícia tem a responsabilidade de juntar as cinco chaves que abrem uma caixa poderosa, que seria capaz de livrar Datahriun do mal e traria de volta o equilíbrio.
Inexperiente, Lícia precisa se impor para conseguir entender quem se é e do que é capaz, provando para os outros também que é forte o suficiente para aquela missão. Fazendo amigos pelo caminho, juntos precisarão estar preparados para as barreiras que enfrentarão e pior, terão que estar preparados para a guerra.
Nossa protagonista aqui é forte, destemida e determinada. Lícia nos leva para o lado da mulher que é capaz de enfrentar o mundo, que é capaz de se reerguer, mesmo após uma queda.
A autora Graciele Ruiz, brasileira, mostra o valor da literatura nacional, mas não só isso, mostra também a importância da mulher e o quão forte ela pode ser.
"Os fantasmas do passado ainda avassalavam sua mente, deixando seus olhos embaçados constantemente e enchendo seu pensamento de tristeza, mas ela não poderia fraquejar ou desistir. Não poderia voltar."

LARA JEAN | PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI - JENNY HAN

Talvez você pense que Para Todos Os Garotos Que Já Amei não seja uma história tão importante neste quesito, no entanto, se você realmente leu os três livros provavelmente entenderá o quão importante e empoderada é a nossa protagonista, Lara Jean.
Representando um publico mais adolescente, a garota tímida que tem suas cartas de amor enviadas para os garotos que amou, nos mostra ser a representação de uma jovem de verdade. Lara Jean mostra todas as suas inseguranças e nos mostra como vai lidando com elas a cada dia. Ao decorrer de todo o livro, Lara Jean vai passando por percalços que muitas adolescentes passam, como o fato de ser vista como a "vadia" enquanto o garoto é o "pegador". Desde muito cedo, a história nos traz vários temas e várias composições da nossa sociedade, que acontece diariamente na vida de muitas jovens.
Jenny Han mergulha no universo jovem e realmente nos entrega uma história com verdade e se engana quem pensa que esta é só mais uma historinha boba, porque não é e esta autora vai conseguir lhe mostrar isto.
“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”  

 ADA | A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA - KIMBERLY BRUBAKER BRADLEY

Para encerrar, é claro que nesta lista não poderia faltar a maravilhosamente dolorosa história de Ada, uma das melhores protagonistas de todos os tempos. 
Mesmo sendo apenas uma criança, Ada já viveu situações bem piores que a maioria das pessoas. Por ter uma deficiência no pé, ela não consegue andar, o que a faz rastejar pelo chão. Sua mãe, a pessoa que mais deveria lhe dar apoio, sente vergonha da própria filha e a proíbe de sair de casa, pois ela seria uma aberração. Então, crescendo dentro daquela casa, Ada se vê presa e proibida de sentir a vida. Porém, com a guerra de Hitler se aproximando, as crianças são mandadas para o interior e é lá que Ada começará a sentir a vida. Vivendo com Susan, ela e seu irmão serão cuidados e amados, coisa que nem saberão como reagir. Ada verá que não é uma aberração e que pode sair e conversar com os outros. Ada sentirá que pode ser feliz.
Nesta tocante história, a autora faz de cada detalhe extremamente importante. Trazendo uma protagonista criança, ela tem a sensibilidade de emocionar o leitor com a realidade da sua escrita. Kimberly nos traz Ada e mostra que mesmo enfrentando inúmeras guerras, ela é capaz de sorrir se for amada e cuidada.
"Dali em diante, eu me dividiria em "antes de Dunquerque" e "depois de Dunquerque". A ada "depois de Dunquerque" era mais forte e tinha menos medo. Foi horrível, mas eu não desisti. Eu persisti. E venci a batalha." 
Chegamos ao fim desta lista e espero que vocês possam conhecer essas protagonistas maravilhosas que são escritas e desenvolvidas por escritoras brilhantes. Vamos valorizar mais a mulher, não só na área literária, mas em todas as áreas. E, você, mulher, que está lendo este post: PARABÉNS PELO SEU DIA!

25 comentários:

  1. Amei o post :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimos livros escolhidos!! Curto bastante o trabalho da Gayle Forman
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi
    Eu adorei o post! Acho importante a gente trazer essas autoras para o conhecimento do leitor, porque assim podemos divulgar esse empoderamento através das personagens que elas criam.
    Eu só li o livro da Jenny Han, que por sinal é meu favorito. Acho legal a história da Lara Jean porque você percebe que a personagem não precisa ter super poder pra ser empoderada e representar uma gama de adolescentes que lutam por seu espaço, e aprendem a cada dia o que é ser mulher numa sociedade machista.
    Feliz dia da mulher!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  4. Você acredita que até hoje eu ainda não li nenhum desses livros? Quero muito ler Para Todos os Garotos que Já Amei, mas ainda nao consegui comprar o livro, rs. E A Guerra que salvou a minha vida parece ser uma história linda e incrível também, vejo muitas pessoas elogiando! ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, espero que você consiga lê-los e que goste deles.
      Para todos os garotos que já amei é realmente fascinante e encantador, enquanto A guerra que salvou a minha é extremamente emocionante. Espero que você goste também.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Gabi!

    Adorei o post!
    Que bom que as maravilhosas autoras conseguem criar personagens mulheres fortes e determinadas, exemplos para fora dos livros.
    "A Guerra que Salvou a Minha Vida" está na minha wishlist e tenho certeza que vou me emocionar e comover com este livro.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, é realmente maravilhoso ver escritoras brilhantes criando protagonistas tão fascinantes.
      Espero que goste de A Guerra Que Salvou A Minha Vida, é realmente maravilhoso.
      Beijos.
      Magia é Sonhar

      Excluir
  6. Oi, Gabi!
    Adorei o post do início ao fim. Sua descrição sobre "O dia das mulheres" é muito real e as indicações são ótimas. Confesso não conhecer nenhum deles ainda, mas o livro da Gayle está em minha wishlist a algum tempo.
    Deus abençoe essas autoras e personagens maravilhosas!!
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI!
      Fico muito feliz que tenha gostado do post e sobre a forma como o escrevi. Foi de coração mesmo.
      Todos eles são ótimos, principalmente o da Gayle, espero que possa lê-lo.

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Gaby, tudo bem? Seus tops são os melhores, adoro! A autora de A guerra que salvou a minha vida me conquistou com esse livro e apesar de não ter lido a trilogia da Lara Jean eu já tenho simpatia por ela porque eu adoro a Jenny!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo ótimo e com você?
      Fico feliz, de verdade, com o elogio. É bom saber que você gosta das listas!
      A Guerra Que Salvou A Minha Vida conquista a todos, não é? É muito maravilhoso.

      Beijos.

      Excluir
  8. São dicas maravilhosas de leitura. Eu tenho A guerra que salvou minha vida na estante. É um das capas mais fofas que tenho. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de uma capa maravilhosa, a história de A Guerra Que Salvou A Minha Vida é realmente maravilhosa, né?

      Beijos.

      Excluir
  9. Olá, Gabi.
    Dos citados só li Para todos os garotos que já amei e adorei ver ele ai porque mesmo sendo uma protagonista mais nova, ela nos representa. Tenho muita vontade de ler A guerra que salvou a minha vida mas no momento eu fali com a promoção da Saraiva hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil.
      Fico feliz que você também concorde que mesmo mais nova, Lara Jean é uma protagonista que nos representa. Entendo sobre como podemos falir com promoções...

      Beijos.

      Excluir
  10. Oiii Gabi

    Post maravilhoso. Dos citados não li nenhum, mas tenho a trilogia da Jenny Han aqui guardadinha, esperando o momento certo. Espero curtir bastante, as capas são maravilhosas.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!

      Se você tem a trilogia da Jenny, leia, Alice! É realmente maravilhosa e espero que curta tanto quanto eu.

      Beijos.

      Excluir
  11. Oie
    Que post lindo, amei suas escolhas. Adoro a Gayle Foman e este livro A guerra que salvou minha vida e lindo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!

      Gayle Forman é maravilhosa, não é? A Guerra Que Salvou A Minha Vida é mais que lindo, é magnífico.

      Beijos.

      Excluir
  12. Oi, Gabi!

    Ainda não li nenhum desses livros. O da "Ada" me despertou uma atenção especial. Gosto desse tipo de leitura. Como não o conhecia, não sabia nada a respeito. Vou procurá-lo agora. Amei a dica.

    Post lindo. Precisamos ler mais mulheres!!! O ano todo!

    Beijooos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!

      O da "Ada" é realmente maravilhoso, de verdade, indico ele para todos porque não consigo imaginar alguém não o amando.
      Espero que você ame também.

      Precisamos realmente valorizar mais a literatura escrita por mulheres.

      Beijos.

      Excluir
  13. Oii!
    Ultimamente eu tenho buscado ler mais mulheres e amei esse post. Já coloquei todos os livros na minha lista do skoob. Obrigada!^^
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Bom, fico feliz que o post tenha vindo bem neste momento que você está procurando por livros escrito por mulheres.
      Espero que goste deles.

      Beijos.

      Excluir
  14. Oi, td bem?
    Viva o girl power! Quanta mulher maravilhosa <3
    To louca pra ler: "Para todos os garotos que já amei"!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=kwHUQt3FYGE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo e com você?
      Sim, viva o girl power e vamos sempre ressaltar as mulheres maravilhosas da literatura!
      Para Todos Os Garotos Que Já Amei é maravilhoso.

      Beijos.

      Excluir