O que você está fazendo para incentivar a leitura? | Dia Mundial do Livro

O dia mundial do livro, inicialmente, era comemorado no dia 05/04, pois a data comemorativa tem origem na Catalunha, região da Espanha, com isso, eles estavam homenageando o escritor espanhol Miguel de Cervantes. Foi o escritor Vicent Clavel Andrés quem escolheu a data, no entanto, em 1930 a data foi transferida para 23/04, dia do falecimento do autor Cervantes. Já em 1995 a UNESCO instituiu o dia 23/04 como o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor pela razão de que vários escritores, além de Miguel de Cervantes, faleceram neste dia, como: Josep Pla e Willian Shakespeare – ainda há controvérsias sobre a data da morte de Shakespeare, porém eles consideram que o falecimento ocorreu do dia 23/04.

Portanto, hoje, dia 23/04 comemoramos o Dia Mundial do Livro e é bom que tenhamos esse entretenimento comemorado, porém, a pergunta real é: Qual a importância dele? Esta data faz alguma diferença?
Com uma breve pesquisa, é possível ver que muitas livrarias estão realizando promoções para os leitores. É visível que muitos meios literários indicam vários livros para os leitores. Realiza-se algumas feiras literárias para leitores. É ai que está o problema. É tudo para o leitor. Se repararmos, não temos a divulgação e o incentivo que ocorreria caso fosse algo relacionado a qualquer outro meio de entretenimento, como música, filme e muitos outros.

O Dia Mundial do Livro realiza coisas para quem é já leitor, essa data não chega e não agrega nada a ninguém que não se vê como um leitor e isso é algo a se pensar. Neste dia, a divulgação deveria ser maximizada, deveria chegar a todos, incentivando-os a ler. Para se melhorar uma sociedade, é necessário que seus indivíduos entendam a importância e apreciem a literatura.
Por estes motivos, a pergunta desta postagem é: Você está incentivando a leitura? E se você não lê, o que está fazendo para incentivar a si mesmo a ler? 
Para falarmos mais sobre esta questão, vamos por tópicos discutir a importância do incentivo a leitura.

TODOS GOSTAM DE LER, A MAIORIA SÓ NÃO SABE DISSO

Essa é uma teoria que muitos defendem e que eu também defendo. Todas as pessoas gostam de ler, mas a maioria não sabe disso. É claro que esse gostar se divide em proporções e alguns irão gostar mais do que outros, mas todos irão gostar. É como a televisão, alguns gostam mais do que outros, no entanto todos gostam, seja só para assistir a sua série favorita.
Mas o que quer dizer: a maioria não sabe? Quando pergunta-se para alguém o porquê dela não gostar de ler, a maioria irá responder que é cansativo, tedioso e muitos outros clichês, porém se perguntamos o que ela leu que não gostou, muitos irão dizer que nunca leram. As pessoas gostam de televisão porque quase todo ambiente familiar tem uma, você cresce vendo aquilo como entretenimento, porém, ao contrário disso, a maioria dos ambientes familiares não tem livros e não tem um leitor, o que faz com que, quando obrigado a ler algo pela escola, a criança já veja aquilo como uma obrigação chata e por isso não se permite saber se gosta de ler. 
Mais uma vez estamos vendo que a questão é o incentivo. A criança que é incentivada a ver que um livro é um entretenimento, permitindo-se gostar de ler, cresce e se torna um adulto leitor.

O LIVRO NÃO TE DÁ SONO. SE PERMITA LER

"Eu não leio porque me dá sono?" Quantas vezes vocês já ouviram esta frase? Quando ouvi-lá novamente, retruca e pergunta se a pessoa já tentou. Pergunta se ela escolheu um livro que lhe interessasse e tentou ler. A maioria vai dizer que não porque é mais fácil dá essa desculpa do que tentar. 
Esse tópico é para incentivar as pessoas que usam essa desculpa. É claro que no final de uma dia cansativo, a pessoa pode não conseguir ler 100 páginas, mas se o livro for interessante, ela vai ler um pouco, no outro dia mais um pouco e assim vai. Vários leitores afirmam que muitas vezes perdem o sono por causa da história de um livro que os deixa empolgado. Isso é só mais uma prova de que essa desculpa é só mais uma forma da pessoa não se permitir ler. 
Procure um livro que te deixe curioso e tente lê-lo. No início, para quem não tem o hábito, pode levar mais tempo, contudo, a gente se acostuma e a leitura se torna habitual. Então, deixe de lado essa desculpa e se permita ler.

ALÉM DE ESTUDO E CONHECIMENTO, LIVRO É ENTRETENIMENTO

Como já foi citado algumas vezes neste post, livro é uma forma de entretenimento sim. As pessoas não o verem desta forma, só é uma demonstrativa maior da falta de incentivo que não teve para apreciar a literatura.
Sim, livros são formas de estudar e de adquirir conhecimento, mas é também um entretenimento e muitas vezes conseguimos misturar o entretenimento com o estudo ao ler um livro. Quando assistimos um filme que fala sobre algo que precisamos estudar, estamos nos entretendo e também estudando, com os livros é a mesma coisa, as pessoas só não experimentam este método.
Tem os livros só de matemática, biologia e tudo mais e, claro, são livros de estudo e que não consegue ter um entretenimento voltado para a diversão, porém, um livro de ficção que fala, por exemplo, sobre uma doença que você precisa estudar pode te proporcionar uma nova visão, pode te ajudar a entender o assunto melhor e ainda tem entretêm, te faz imaginar e conhecer uma história que pode vir a ser uma das melhores da sua vida.
Muitas pessoas não conseguem relacionar livros com entretenimento porque, novamente, só foram ter contato com livros nas escolas, de forma obrigatória e muitas vezes teve que ler um livro que não queria e, justamente isso, faz com que as crianças cresçam vendo o livro como algo chato, tedioso e nada divertido.


ESQUEÇA A LEITURA OBRIGATÓRIA. LEIA O QUE LHE INTERESSA.

Infelizmente, as escolas são as responsáveis por muitas crianças não gostarem de ler. Existe um movimento, ainda pequeno que é contra a literatura obrigatória para uma criança e do meu ponto vista, não deveria existir literatura obrigatória. Reclamamos que nossas crianças e adolescentes não leem, mas não damos a eles o poder de escolher o que deseja ler. Se você pegar uma criança de 10 até 13 (ou até mais) e obrigá-la a ler Dom Casmurro porque é a literatura clássica e nacional, você estará fazendo com que a maioria das crianças odeiem a literatura. Não estou falando que um clássico é ruim, todavia, estou afirmando que devemos deixar a criança escolher. Se ela quer ler Harry Potter, ofereça Harry Potter.
É uma linguagem mais jovem, atinge totalmente o imaginário dela e vai despertar o interesse da criança pela leitura e isso é o importante. No futuro, ela pode ler Dom Casmurro, Romeu e Julieta e tantos outros, mas primeiro, permita com que ela sinta a alegria de ler uma história escolhida por ela mesma. 
Fora das escolas, muitas pessoas ao tentar ler, se obriga a ler algo que considera importante, clássico e tudo mais, tendo preconceitos com obras que lhe despertam o interesse e, por isso, essas pessoas acham que não gostam de ler.
A questão é, incentive a criança a ler o que ela deseja. Se preocupe, primeiramente, em despertar o interesse dela. Se você é mais velho e ninguém te incentivou, incentive a si mesmo e procure ler algo que lhe desperte o interesse.

INCENTIVE AS CRIANÇAS A LEREM

Já falamos das crianças diversas vezes aqui, pois é claro que precisamos incentivá-las. Ao se ter crianças lendo, teremos adultos lendo. Esse tópico parece bobo, pois não existem pais ou responsáveis que não saibam da importância de se incentivar a leitura, no entanto, a maioria só sabe disso, mas não realiza nada. Não incentiva de forma alguma. 
O mais triste é ver pais que não gostam de ler, dizendo na frente de seus filhos que ler é tedioso, é irritante ou algo do gênero. Eu fico horrorizada com isso. Cadê o pai que entende o que é importante para seu filho? Por que deixá-lo horas e horas concentrado em um joguinho no celular, mas não mostrar a ele que pode existir um mundo maravilhoso entre as páginas de um livro?
O pior é ver pais reclamando que seus filhos não saem da frente do computador, que não leem um livro sequer, mas não fizeram nada para que aquele filho enxergasse a beleza de um livro. É muito hipócrita.
É necessário que a criança tenha contato com livros, não só na escola. Isso tem que vir de casa, da família. E se a família não lê, passe a ler também. Além de ajudar a criança, estarão fazendo um bem a eles mesmos.

SE NÃO GOSTOU DE UM, TENTE OUTRO

Para encerrarmos, depois de tudo o que falamos, vamos para este tópico que parece bem clichê (como quase todos os outros), mas que não é realizado por muitos. Nenhum livro vai agradar todo mundo, então não desista porque não gostou de um certo livro. Muitos gostam de Crepúsculo, mas talvez para você ele não seja tão bom. Isso é normal. Muitos desistem no primeiro por, como falamos anteriormente, terem sidos obrigados a lerem algo que não os agradou. Infelizmente, pode ter sido uma aventura tediosa, mas tente novamente, procure outro que se pareça mais com você. Todo mundo já não gostou de uma série, mas nem por isso deixou de assistir séries, só foi para outra.
Falamos muito sobre incentivar os outros, mas também temos que nos incentivar. Comece por algo mais simples, por algo que você já conheça. Muitas pessoas começam a ler porque gostam do filme que foi adaptado de certo livro e assim, talvez, ela se identifique mais com a obra. E, novamente, se não gostar, tente de novo. Lembrem-se de que o livro é um entretenimento, que nenhum livro é bom para todos e que todos gostam de ler, talvez só não tenha encontrado o livro que o fará ficar pensando horas e horas na mesma história.
Todo mundo é um leitor... Só que alguns ainda não encontram seu livro preferido."
Não há o que se discutir ao afirmarmos que a literatura é importante, mas precisamos que ela atinga mais pessoas. Espero que pelo menos mais uma pessoa neste dia comemorativo esteja abrindo o livro que a fará ver a magia existente na história contada nas páginas de um livro.

E você? O que está fazendo para incentivar a leitura? Vamos conversar mais sobre isso? Comentem aqui sobre este tema, se concordam ou não e, com isso, vamos conversar sobre leitura.

24 comentários:

  1. Oi, Gabs
    Primeiramente, quanto tempo menina! E Feliz dia Mundial do Livro \o/
    Eu achei muito interessante o fato que você apontou. A gente sempre tenta incentivar a leitura mas os nossos esforços são muito aquém do que a gente pode realmente fazer. É importante a gente deixar todo o marketing de vendas de lado e se preocupar em trazer mais leitores para o mundo, principalmente aqui no Brasil onde as pessoas leem menos que dois livros por ano, o que convenhamos, é muito triste.
    Eu sempre tento dar aquelas dicas para minhas irmãs de alguns livros que leio, dizendo o quanto gostei e etc, mas só ás vezes dá certo. O desinteresse delas é frustrante demais, ainda assim posso afirmar que ao menos tento. Se a gente fizesse mais isso, tenho certeza que conseguiríamos bons resultados.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!
      Sim, quanto tempo!! Feliz dia do livro, mesmo atrasado!!

      Sim, Miriã, é justamente sobre isso o post. É legal você trazer novidades e promoções para o leitor, mas o que a grande mídia vem fazendo para conquistar novos leitores? O que a escola está fazendo para os alunos gostarem de ler? O que nós estamos fazendo para incentivar? Não é que obrigatório ser parte disso e incentivar, mas sabemos que o mundo será melhor se termos mais leitores. Sinceramente, fico muito feliz quando alguém diz que está gostando de ler porque eu o ajudei de alguma forma.
      Infelizmente, sei que é triste ver o desinteresse dos outros, mas ao fazer nossa parte, em algum momento, com alguém, dará certo.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oooi! Achei muito bacana a sua postagem. Eu sou uma defensora muito forte da literatura, amo ler e amo escrever e por isso também defendo os livros com unhas e dentes.

    Costumo dizer que os livros mudaram a minha vida. É ler é uma coisa mágica e fantástica e eu costumo observar o quanto a leitura fez por mim. Ela mudou a minha forma de ver o mundo, de perceber as coisas em minha volta, de respeitar mais a opinião de outras pessoas, de perceber que o mundo não é preto e branco e vai muito além do que eu penso :) Gostei do seu post e concordo com tudo que você disse! Um beijão. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Aléxia fico muito feliz em saber disso, de verdade. As pessoas (as que não leem) ainda não imaginam o quanto os livros podem realmente mudar as nossas vidas. Ler só tem a acrescentar na nossa vida.

      Fico feliz que você tenha gostado do post.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Gabi, tudo bem? Achei o seu texto com uma ótima discussão. Eu não sei bem se todo mundo gosta de ler mesmo, existem outras formas de conhecimento e cultura que não sejam exatamente a leitura e cada um tem lá seu gosto, mas eu amo demais ler e por mim todo mundo leria rs Tento incentivar bastante as crianças ao meu redor, mas acho que é pouco, de fato muito pouco.

    Adorei a postagem

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo bem e com você?

      Fico feliz que você tenha visto o post como uma discussão porque é para isso que estamos aqui. Expus minha opinião e gosto de ver a de vocês. Eu sei que tem outras formas de conhecimento e cultura, mas acredito que todos podem gostar de ler sim, mesmo que seja só pouco. Mas, de qualquer forma, por mim, todo mundo leria também.
      Também tento incentivar e mesmo parecendo pouco, já estamos realizando um pouco a nossa parte.

      Adorei seu comentário.
      Beijos.

      Excluir
  4. Incentivo a minha prima a ler e ela gosta, mas é muito difícil incentivar a leitura para quem não tem interesse, simplesmente não entendem o motivo de nós leitores fazermos isso, por mais que expliquemos que é uma forma de entretenimento como qualquer outra, a maioria não consegue ver isso... Uma grande pena =(
    Feliz dia do livro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dora!
      Eu também tento incentivar um priminho, mas nunca consigo algo de fato, no entanto, tem mais motivos para não conseguir que não vem ao caso agora. É realmente frustrante quando as pessoas nem se quer dão uma chance, não é?

      Feliz dia dos livros!

      Excluir
  5. Oi Gabi,
    Eu sou daquela seguinte opinião: você não gosta de ler? É porque não achou o livro certo. As pessoas tem a mania de ter preguiça, mas eu não entendo como só mexer os olhos e relaxar, pode ser cansativo ou entediante. Sério.
    São vários mundos a serem descobertos!
    Gostei muito do seu post, porque nos traz um pouco daquela responsabilidade de ajudar o outro a se encontrar.
    Feliz dia do livro para nós!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!

      Concordo plenamente com você. As pessoas que não gostam de ler é porque nem tentaram ou porque não encontrou o livro ideal ainda.

      Fico muito feliz que tenha gostado da proposta do post.

      Feliz dia do livro!
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi, Gabs!
    Adorei seu texto! ARRASOU FALOU TUDO LINDÍSSIMA!!!
    Menina, toda vez que alguém me diz que ler dá sono, 99% dos casos a pessoa lê deitada na cama antes de dormir. Claramente vai sentir sono, né colega..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!

      Fico feliz que tenha gostado tanto!!!
      Também penso nisso. Para alguém que já lê a muito tempo, ler deitado talvez seja algo que de certo (não funciona para mim), mas agora, quando está começando é melhor ler sentado, né?

      Beijos.

      Excluir
  7. Oie
    Uau, que lindo post e super completo, ameii.
    Eu amo ler e gosto de incentivar a leitura, faço tudo que posso para incentivar a leitura. Acho importante e necessário.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Fico feliz que tenha gostado do post!
      É maravilhoso ver cada vez mais pessoas incentivando a leitura,

      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, Gabi! Você arrasou no post!

    Nós, "blogueiras literários", acabamos passando por esse dia - muitas vezes - empolgadas com a possibilidade de comprar livros com descontos nas livrarias e coisas do tipo... e, assim, acabamos esquecendo o verdadeiro valor de uma data como essa. Sua publicação resgatou a importância do que fazemos em nossos blogs e enfatizou o que devemos fazer sempre. Afinal, para que nosso trabalho se não for para incentivar - com qualidade - a leitura, não é mesmo?

    Suas dicas foram certeiras e preciosas. Eu, enquanto blogueira e educadora, procuro estar sempre atenta a esses tópicos. O incentivo deve começar mesmo desde a infância. E, algo que me tocou muito em seu post, foi o fato de você mencionar que o leitor iniciante não deve desistir se o primeiro contato não foi satisfatório. Também bato muito nessa tecla. Se aquele não agradou, tente outro... E assim vai...

    Excelente post! <3

    Beijos!!!

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico muito feliz que tenha gostado do post!!!

      É justamente essa a proposta. Podemos ficar felizes por comprar livros novos com descontos, mas é também se perguntar: para que serve esse dia? Não seria para incentivar a leitura? A trazer novas pessoas para esse mundo?
      O nosso trabalho é justamente isso. É incentivar cada vez mais a leitura.

      Sendo eu apenas uma bogueira ainda nova perante a tantas outras, fico imensamente honrada por você ter gostado e ter concordado com minhas dicas. Também toco muito nesta tecla de que não é porque o primeiro livro foi
      "ruim" que você não gosta de ler. É só tentar outro.

      Muito, muito obrigada pelo comentário!

      Beijos.

      Excluir
  9. Olá, Gabi.
    Amei a postagem. Concordo com tudo o que você disse. A maioria das coisas é o que eu sempre pensei também. Eu fiz uma leitora assim, fui emprestando livros até ela achar um que ela gostou e depois quis ler vários outros. A unica coisa que as editoras fazem para incentivar novos leitores é relançar os livros com capa do filme para chamar a atenção. Mas acho que só isso não adianta.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Primeiramente, fico feliz que tenha gostado. Muitas vezes, nós que não temos tanta visibilidade, incentivamos mais a leitura do que as editoras e a grande mídia. Realmente você tocou nesse ponto da editora e eles poderiam fazer bem mais para incentivar a leitura.

      Beijos.

      Excluir
  10. A literatura é talvez, a arte mais importante que existe no mundo, é através de palavras que o mundo se movimenta, então acho que incentivar novos autores é bom e enão deixar os clássicos de lado ... ler tudo é o que há!


    https://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo que a literatura é uma das artes mais belas do mundo, talvez a mais.

      Beijos.

      Excluir
  11. Olá! Te marquei em uma Tag. Sinta-se a vontade para responder =D

    Link
    http://atocadalebre.blogspot.com.br/2018/04/tag-liebster-award.html?showComment=1524793263192#c8262026610864828551

    ResponderExcluir
  12. Eu tento sempre influenciar meus primos mais novos na leitura, inclusive uma de oito anos, que eu comprei o livro da Larissa Manoela (ela ADORA essa menina), para tentar incentiva-la a ler.
    Um dos ponto que você tocou foi o de ler algo que não seja obrigatório. É realmente muito chato para crianças começarem a ler obrigatoriamente livros clássicos, sendo que são leituras bem pesadas, acaba afastando as crianças da leitura ao invés de aproximar...

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, você ressaltou um ponto importante. Se a criança gosta da Larissa Manoela, é legal dar um livro da artista para a criança. Não importa se a gente acha bom ou não, o importante é despertar interesse. Vamos deixar a leitura obrigatória de lado.

      Beijos.

      Excluir
  13. AAAAA! Quero morder cada pedacinho dessa postagem; fui abraçada por ela! Que lindeza de compilado reflexivo. Concordo plenamente com o 'todo mundo gosta de ler, alguns apenas não sabem disso'. Falta mais a tentativa no mundo, falta o mergulho em diferentes estilos, falta o costume de querer saber sobre o que se gosta por meio das palavras. A leitura está em tudo: na letra de uma música, por trás de um roteiro de filme... basta o lembrete dessa importância. Como escritora, foi uma honra e alegria mergulhar em cada uma dessas palavras. <3

    semquases.com

    ResponderExcluir