1 Livro para cada música da Copa do Mundo

A Copa do Mundo que muitos esperam, finalmente está acontecendo e não há como negar a vibração que ocorre em torno deste evento. A música acaba sendo extremamente importante neste momento, pois até aqueles que não gostam tanto de futebol, acabam gostando de alguma música feita para a Copa do Mundo.
Por isto, vamos misturar um pouco de literatura com a Copa do Mundo e, para isto, separamos 4 músicas feitas para a Copa do Mundo de variados anos e relacioná-las livros com livros. Se preparem, pois todos os gêneros podem se encaixar neste momento e você irá aproveitar a Copa do Mundo para ler algo novo.

AOS DEZESSETE ANOS – AVA DELLAIRA | WAVIN' FLAG – K'NAAN


Lançada em 2009 pelo cantor K'naan, a canção foi escolhida pela Coca - Cola como tema da Copa do Mundo. Regravando-a no mesmo ano, o single recebeu o seguinte nome: "Wavin' Flag (The Celebration Mix)" e, mesmo não sendo a música tema oficial da Copa do Mundo de 2010, a música chegou em ótimas posições nas paradas musicais, chegando ao 1º lugar em países como a Áustria, Alemanha Suíça e Bélgica. No Brasil, a música se tornou muito conhecida, principalmente por ser regravada pela banda Skank. 
Na letra desta música, muitos trechos podem nos levar para o livro Aos Dezessete Anos, principalmente por representar tão bem a Marilyn, uma das nossas protagonistas. O trecho que melhor representa esta personagem é o seguinte: "Quando eu ficar mais velho eu serei mais forte / Eles me chamarão de liberdade / Como uma bandeira ondulando". A protagonista Marilyn, passa toda a sua adolescência desejando o dia em que poderá fugir da sua realidade e dos desejos da mãe, tornando se livre para realmente realizar o que deseja. É na ansiedade pela sua liberdade que vemos Marilyn nesta música.


SE EU FICAR – GAYLE FORMAN | LA LA LA – SHAKIRA ft. CARLINHOS BROWN

Sendo a primeira cantora a se apresentar três vezes na Copa do Mundo, Shakira é a cantora que mais provoca ansiedade nesta época, pois todos esperam uma canção dela para o evento. Por isto, em 2014, na Copa sediada pelo Brasil, a cantora lançou o hit "La La La" em parceria com o cantor brasileiro Carlinhos Brown, onde os dois participaram do show de encerramento da Copa aqui no Brasil. Hoje, o clipe oficial da musica já tem mais de 976 milhões de visualizações. 
Relacionando a música com a literatura, chegamos ao livro Se Eu Ficar, da Gayle Forman. A forma como a autora fala sobre a vibração do esporte, podemos transferir para as sensações que a Mia, protagonista do livro, sente com a música, principalmente ao tocar com Adam, misturando instrumentos diferentes. O trecho: "Sinta como o planeta / Se torna um / Bate como uma bateria / O destino está chamando", representa toda a emoção que Mia sente ao tocar sua música, mostrando a forma como seu destino está realmente à sua frente. Ela precisa segui-lo e talvez este seja um motivo para Mia ficar: a música a transforma, fazendo seu coração bater no ritmo da bateria e, claro, do violoncelo. 

O SEGREDO DOS BECKER - ALANE BRITO | DAR UM JEITO (WE WILL FIND A WAY) - CARLOS SANTANA e WYCLEF JEAN ft. ALEXANDRE PIRES e AVICII

Sendo também uma das músicas oficiais da Copa do Mundo de 2014, a música conta com 4 importantes nomes da indústria musical, tendo entre eles o cantor brasileiro Alexandre Pires e o falecido DJ Avicii. Teve ótimo desempenhos em paradas musicais de diversos países, chegando a 14º posição na Billboard Hot Dance Club Songs dos Estados Unidos.
Incrivelmente, o livro que vamos relacionar com esta música é de suspense e foi escrito pela autora brasileira Alane Brito. Mesmo que seja para o futebol, a canção fala sobre como mesmo em situações tristes, a alegria e a emoção existente naquele evento é contagiante e, é neste momento que conseguimos ver a história de Mike, personagem de O Segredo dos Becker, principalmente para quem já leu o livro e sabe o que de fato acontece com o personagem. 
"Quando você não tem nada para comer / E está difícil para dormir / A sua luta nas ruas / E não dá pra fugir do calor". "Mas seu coração sente a batida / E então você se põe de pé / Não há montanhas que você não consiga subir / Pegue uma estrela e faça um pedido". Estes dois versos da música nos mostra claramente Mike, com fome, medo e lutando, mesmo que pareça não ter uma saída. Porém, por Sarah e pela sensação de liberdade, ele se põe de pé e mesmo que já pareça derrotado, suas motivações não o deixam desistir. Talvez pareça confuso para quem não leu, mas os versos nos resumem bem a jornada deste personagem que precisa lutar, mesmo não tendo mais forças.

O LIVRO DE MEMÓRIAS - LARA AVERY | WAKA WAKA (THIS TIME FOR AFRICA) - SHAKIRA ft. FRESHLYGROUND

É muito difícil alguém que não tenha escutado a música mais famosa de todas as copas. O single foi lançado como a música oficial da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul e, até hoje, é considerada o hino em todos os anos do evento. O single hoje já tem mais de 1 bilhão em 891 milhões de visualizações no YouTube.
Sendo tão famosa, o livro relacionado tinha que estar a sua altura, por isso iremos falar de O Livro de Memórias, que nos traz uma protagonista que é muito bem descrita na música da cantora Shakira.
"Você é um bom soldado / Escolhendo suas batalhas / Levante-se / Sacuda a poeira / E volte ao caminho". "Você está na linha de frente / Todos estão olhando / Você sabe que é sério". "A pressão aumenta / Você sente / Mas vocês tem o que precisa". Foi impossível escolher apenas um trecho, porque vários versos desta música nos refere a Sammie, que é uma personagem lutando contra uma doença que destrói todos os seus sonhos, mas ela não se deixa vencer. Sammie se torna um soldado excelente, não se abatendo, sacudindo a poeira e criando possibilidades que permitem com que ela siga seu caminho. Ela sabe que é sério e que sua família está desesperada, justamente por isto, a pressão só aumenta, mas ela está fazendo o que for necessário para seguir em frente, afinal ela é inteligente e não deixará isso se perder.
O que nós já sabemos é que na copa do mundo não temos só futebol, temos música, temos literatura e diversos outros tipos de conteúdo. Afinal, o importante é que todos se divirtam de alguma forma, por isto, com essa brincadeira, espero trazer músicas e livros que alegrem pessoas que não curtem tanto futebol e, claro, para os que curtem também.
Comentem aqui! Gostam das músicas da Copa? Qual a favorita? Já leu algum destes livros?

11 comentários:

  1. Oi, Gabi!
    Achei legal você associar com cada livro uma música. Pra mim Waka Waka teria que ser a música oficial de todas as copas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi
    Acho sensacional sua ideia pra estes posts, eu não entendo muito de letras de músicas então não consigo pensar em muita coisa. Mas essa de Se eu ficar concordo com você com a escolha, mas a que realmente se encaixou foi Dezesseis Anos. Dá pra ver que a Merilyn quer parar de viver sob as expectativas da mãe e isso foi muito importante pra fazê-la tomar o caminho que tomou.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Post super original. Parabéns. Realmente Waka Waka é um marco. Gostei muito do livro que relacionou com ela.
    Gostei do seu blog! Estarei por aqui agora.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Que demais, muito criativo o post. Eu adoro esta música da Shakira.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Amei demais a ideia de seu post! Essa é uma época tão contagiante que até quem não curte futebol, vira torcedor <3
    Li boa parte dos livros que você mencionou e acho que combinam super bem com as músicas temas.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho esses seus posts muito incriveis, dá para ver como você pesquisa bem para indicar cada livro e falar sobre cada música! Eu sou super desligada da copa, mas curti muito ouvir essas músicas e ver a relação delas com os livros! Bem bacana. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gabi

    Adorei a postagem, achei muito criativa! :)
    Waka Waka deveria ser a música de todas as copas, hoje mesmo colocaram pra tocar aqui na rua no intervalo do jogo do Brasil! Hahahaha
    E a Sammie, muito amor por ela! <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gabi.
    Eu gosto de futebol mas essa copa não estou muito empolgada hehe. E acredita quem reparo nas musicas. A ultima que me lembro de copa foi uma que o Rick Martin cantou hehe. Mas achei legal você associar as musicas aos livros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi,
    Músicas da Copa sempre dão o que falar, mas nunca as vi relacionadas com livros.
    Adorei sua iniciativa. Porém, para mim, Waka Waka é a melhor melhor melhor melhor sempre! HAHAHAHAHA
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi, tudo bem?
    Muito bacana essa associação.
    Conhecia as músicas, mas não os livros, com exceção de "Se eu Ficar..."
    Eu não sou muito boa em associar livros e músicas, mas acho super bacana.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Acho essas suas postagens unindo música a literatura muito criativas e legais! Parabéns!!
    Sinceramente, o único livro que conheço da lista é Se eu ficar e as únicas músicas que adoro são as da Shakira, acho que as melhores músicas de copa são dela. =D
    Gostei da forma como você explicou as associações <3

    http://livrelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir