6 Séries adaptadas de livros disponíveis na Netflix

Se as adaptações cinematográficas já provocam reações diversas nos leitores, as séries que são adaptadas de livros provocam ainda mais. Uns odeiam e outros amam. Porém, é inegável o sucesso que muitas delas fazem, por isto, neste post, temos 6 séries que são adaptadas de livros e que estão disponível na Netflix.

SHADOWHUNTERS

Depois de uma adaptação cinematográfica que não agradou nem ao público e nem aos críticos, os livros de Cassandra Clare seriam adaptados novamente, desta vez como série. Por isto, no dia 12 de janeiro de 2016 estreou a série Shadowhunters. No entanto, no dia 04 de junho de 2018, foi divulgado que a série chegaria ao fim, tendo o final na sua terceira temporada com dois episódios extras para concluir a série. Mesmo que tenha sido divulgado este cancelamento, muitos ainda não sabem se ela será mesmo cancelada por toda a movimentação que os fãs estão fazendo para que a história não chegue ao fim na terceira temporada. Por enquanto, nada foi pronunciado a respeito.
Sem contar os spin-off, a série literária contém seis livros e, já contando com o sucesso, em dezembro de 2015 – quase um mês antes do lançamento –, a Netflix adquiriu os direitos da série para uma exebição mundial, onde o novo episódio é lançado já no dia seguinte a exibição na televisão. Já com três temporadas disponíveis, Shadowhunters é a série mais vista na Netflix de Portugal.
Katherine McNamara, Emeraude Toubia, Dominic Sherwood, Alberto Rosende, Matthew Daddario, Harry Shum Jr. e Isaiah Mustafa interpretam e compõem o elenco principal

THE VAMPIRE DIARIES

Muito popular entre os jovens, a série The Vampire Diaries é baseada na série literária da autora L.J Smith, que começou a lançar a história em 1991, porém, o que era para ser uma trilogia, hoje conta com 13 livros e mais dois autores, um escritor fantasma e a última trilogia da série foi escrita por Aubrey Clark. Mesmo que sejam muitos livros e hoje eles tenham grande reconhecimento, antes da série, eles não eram tão populares como são agora. A série deu mais visibilidade para os livros.
Com sua estreia no dia 10 de setembro de 2009, a série conta com 8 temporadas e já teve exibido seu episódio final, que foi ao ar no dia 10 de março de 2017. Destas 8 temporadas, 7 estão disponíveis na netflix, porém, já foi divulgado que a série será retirada do catálogo no dia 30 de outubro, então quem quiser fazer maratona de The Vampire Diaries precisa começar logo.
Ian Somerhalder, Paul Wesley, Candice Accola e Kat Graham são alguns dos atores e das atrizes que compõe o elenco principal da série.

GOSSIP GIRL

O sucesso dessa série que marcou a vida de muitos jovens é inegável. Sendo lançada pela The CW, Gossip Girl teve seu episódio piloto lançado no dia 19 de setembro de 2007 e até hoje é um grande sucesso entre jovens que reveem ou que a assistem pela primeira vez. Responsável por dar nome a atores como Blake Lively, Gossip Girl teve seis temporadas e chegou ao fim no dia 17 de dezembro de 2012. Baseado na série literária, Gossip Girl, da Cecily Von Ziegesar, a série manteve a essência base da história, entretanto tem suas diferenças dos livros, o que agrada a muitos e nem tanto a outros. A série foi tão popular, até por conseguir trazer o glamour de Nova York, que foi citada pelo atual presidente, Barack Obama e pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que decretou o dia 26 de janeiro como "O Dia da Gossip Girl". Com todo este sucesso, as seis temporadas, completas, de Gossip Girl estão totalmente disponíveis na Netflix.
Blake Lively, Leighton Meester, Penn Badgley, Chace Crawford, Ed Westwick e Taylor Momsen interpretam os personagens principais da série.

13 REASON WHY

Provavelmente todos já ouviram falar desta série ou deste livro. 13 Reason Why é uma série baseada no livro de mesmo nome, escrito pelo autor Jay Asher. Sendo uma produção original da Netflix, a série tem como produtora executiva a cantora e atriz Selena Gomez. 
Tratando de assuntos fortes, a divulgação da série foi polvorosa na internet, chamando a atenção de todos e se tornando o sucesso que é. Lançada no dia 31 de março de 2017, a adaptação era para ser de apenas uma temporada, no entanto, foi lançada uma segunda temporada e, no dia 06 de junho de 2018, foi confirmada que 13 Reason Why terá uma terceira temporada, prevista para 2019. Por ser uma produção totalmente original da Netflix, a série está inteiramente disponível no catálogo.
Dylan Minnette e Katherine Langford interpretam os dois personagens mais principais da série

PRETTY LITTLE LIARS

Sucesso desde seu lançamento, Pretty Little Liars é uma série baseada na série literária de mesmo nome da Sara Shepard. Estreando no dia 08 de junho de 2010 na Freeform, que na época era conhecida como ABC Family, Pretty Little Liars ganhou por cinco vezes o Prêmio Teen Choice de Melhor Série de TV – Drama.
Contando todos os arcos e os extras, a série literária tem 19 livros e mesmo que a série tenha dado mais visibilidade a eles, ela teve um total de 7 temporadas, que foi encerrada no dia 27 de junho de 2017. Já com um spin-off garantido, todas as temporadas, completas, estão disponíveis na Netflix.
Sasha Pieterse, Lucy Hale, Ashley Benson. Shay Mitchell e Troian Bellisario interpretam o elenco principal da série.

THE 100

Baseado no livro de mesmo nome da autora Kass Morgan, a série The 100 é transmitida pela The CW desde 19 de março de 2014, dia de seu lançamento. Aclamada pelo público e pelas críticas, a série já alcançou 100% no Rotten Tomatoes na segunda temporada.
Mesmo não sendo tão fiel ao livro, que é só o primeiro de uma série literária da escritora, a série ganhou seu espaço, visibilidade e fãs, tanto que em maio de 2018, The 100 foi renovada para a sua sexta temporada. Ainda em exibição na sua quinta temporada, que estreou no dia 24 de abril de 2018, The 100 tem 4 temporadas inteiras disponíveis na Netflix, sendo que a próxima ainda não tem previsão de lançamento no catálogo.
Eliza Taylor, Marie Avgeropoulos, Bob Morley e Lindsey Morgan são alguns dos atores que compõem o elenco da série.
Com este post, independente se o leitor gosta ou não de ver seu livro sendo adaptado para uma série, é bom ver que a adaptação pode trazer mais visibilidade para os livros e de uma forma até incentivar a leitura, pois muitos leitores começam a ler um livro depois de gostar de uma série.
Espero que conheçam tanto as séries quanto os livros e se vocês tem alguma outra indicação de série adaptada de livro, comentem aqui para compartilhar com outros leitores. Comentem aqui se conhecem estas séries e se gostam ou não delas. Afinal, temos as duas opções – livro e série – para todos os tipos de público.

13 comentários:

  1. OI, Gabi
    Sempre deixo claro que não sou fã de série, se eu assisto é só porque realmente QUERO MUITO VER. Eu já assisti Diário de Vampiros e Gossip Girl, mas foram alguns episódios somente, nada demais. Mas PLL é minha queridinha. Eu amei essa série e assisti por causa da minha irmã de 14 anos que não parava de ver. Também assisto Desventuras em série, que eu também amo. As demais não tenho interesse.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Por incrível que pareça eu assisti a quase todas a estas séries, mas não li todos os livros.
    COnfesso que quando assisti Diário dos vampiros pela primeira vez eu não conhecia os livros e comprei o box, mas acabei me decepcionando pq curti mais a série que é um tanto diferente do livro.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Estou acompanhando duas séries citadas, mas só conheci o livro de uma que foi de TVD e achei o livro e a série totalmente diferentes.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gabi.
    Das séries citadas só não assisti a GOSSIP GIRL. The 100 e Shadowhunters eu gostei tanto dos livros como das adaptações, mesmo tendo fugido muito dos livros. Já TVD e PLL eu gostei muito mais das adaptações. Os 13 Porquês eu gostei muito da primeira temporada, já a segunda odiei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabi!
    Todas essas eu já assisti em algum momento da vida. Agora estou maratonando Gossip Girl. Larguei The 100 na terceira temporada porque olha... era muita burrice pra um personagem só.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi! Como está? Espero que bem <3 Estou bem feliz de ver Os Instrumentos Mortais na lista aaaaa. Li todos os livros dessa saga e da trilogia que a Cassandra escreveu no mesmo universo, tem um grande significado pra mim por ser a primeira saga que consegui terminar de ler. Muitas pessoas falam sobre o filme ser ruim e tal, até concordo em partes, porém eu adoro e foi por ele que eu conheci tmi.
    Quanto a adaptação da série para a televisão/netflix, eu não cheguei a acompanhar muito bem, assisti ao primeiro episódio e larguei por não ter conseguido despertar meu interesse, mas confesso que fiquei muito feliz porque como você falou, deu visibilidade aos livros e depois da serie varias amigas minhas começaram a falar sobre e eu adorei que meu tmi tava vivíssimo ahahah.

    Mais uma vez você arrasa nos posts, beijinhos e abraços <3

    ResponderExcluir
  7. Muitas dessas séries não sabia que eram os livros. Obrigado por compartilhar.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabi! <3

    Menina, eu não sabia que os livros de TVD já eram 13!!! Eu tive os 5 primeiros. Comprei de uma só vez porque eu AMAVA a série. Adivinha? Não consegui passar da metade do primeiro livro. Não me cativou, achei muito chato meeesmo. Nem parecia que eu estava lendo uma obra que originou uma série que eu tanto amava. Enfim, segui vendo a série e doei os livros.
    Das outras que você citou, só li "Os 13 porquês" antes de ver a série, e assisti Gossip Girl sem ler a obra. As outras ainda não li, nem vi. Mas estou louca pra ver "The 100".

    beijoooos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Adore o post! Particularmente, não gosto de assistir séries/filmes baseados em livros que gostei muito, pois, sempre fico chateada com alguma coisa kkk... Por isso, até hoje não assisti a nenhum episódio da série baseada em "Os 13 Porques."
    Agora, sem dúvida, Gossip Girl foi a melhooooor série que já assisti! Ameei demais todo aquele universo e sempre estou revendo alguns episódios <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hey Gabi! Tudo bom?
    Eu tô sofrendo até hoje por PLL ter acabado, mas vida que segue né.
    Tô na 3ª temporada de TVD e tô amando, tá preenchendo o vazio que PLL deixou kkk
    Já as outras séries, pretendo assisti-las em breve ao invés de ler os livros.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!
    Um abraço,
    miiistoquente

    ~ Sorteio Junino ~
    Participando do Sorteio você estará concorrendo a:
    Kit 1 (Livro O Navio dos Mortos, Livro Transformando Suor em Ouro, Livro Cinquenta Tons Mais Escuros e Mangá K-On Vol. 1); e ao
    Kit 2 (Mangá Love Hina Vol. 1 e 2, e Mangá Hetalia Vol. 1 e 2).
    Serão dois ganhadores, não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi! Eu adoro 13 reasons why e quero ler o livro por causa da série e quero tb conferir The 100 porque adorei a premissa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. OI, Gabi.
    Não vi nenhuma delas, mas quero muito ver Os 13 porquês.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hey Gabi! Tudo bom?
    Depois me conta o que achou de Siren se você assistir ela. Garanto que você não vai se arrepender.
    Obrigada pelo comentário.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir