3 Melhores Amizades dos Livros do John Green

Sou muito fã do John Green e muito fã de boas amizades literárias, então pensei: Por que não juntar esses dois em um só? E bom, é isso o que vamos fazer hoje.
Amizades literárias quando bem retratadas conseguem fazer uma história se tornar maravilhosa, muitas vezes se sobressaindo até ao romance. E, com isto, sabemos que John Green ama trazer grandes amizades em seus livros, por isto, separamos as três melhores amizades de todos os livros do John Green.

 MILES E CORONEL | QUEM É VOCÊ, ALASCA? – JOHN GREEN

Quem É Você, Alasca? foi o primeiro livro publicado pelo autor, mais especificamente em março de 2005. Porém, quando falamos de Quem É Você, Alasca?, falamos muito da relação do Miles com a Alasca, no entanto, é possível ver a grande amizade entre o Miles e o Coronel.
Dividindo o dormitório no colégio, Coronel é o melhor amigo de Alasca e se tornará também o de Miles. Sendo um garoto baixinho com a voz grossa, nós vamos acompanhando aos poucos a forma como ele e Miles se juntam para passar por aquele período escolar da melhor forma possível. A amizade deles é ainda mais interessante quando vemos as origens do Coronel e, depois, quando juntos vão procurar entender o que aconteceu com a Alasca, percebemos que por mais que possam ter se juntado por causa da Alasca, eles se tornaram grande amigos e passarão por tudo juntos, porque Coronel ensinou para Miles a importância de viver a vida e Miles mostrou para Coronel que estão juntos naquilo tudo.

Não existe dúvidas que a mais recente publicação de John Green é incrível e chamou a atenção por diversos motivos, seja pelo romance, seja pela forma como ele consegue representar uma protagonista com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), porém, o que tem muito a acrescentar nesta história é a amizade da Aza e da Daisy, mesmo que no início não pareça ganhar destaque, aos poucos ele vai mostrando como é essa relação de amizade, além de mostrar também as dificuldades desta amizade em uma cena que desvenda as diferenças sociais entre eles e a forma como o transtorno de Aza não permite que ela veja que as outras pessoas também tem problemas. Talvez não seja estar preso dentro da própria mente, mas ainda são problemas e isto é o que torna a relação delas uma grande amizade porque mostra tantos os pontos fortes, quanto as fraquezas e isto só vai fortalecer ainda mais a relação delas.
"Qualquer um pode olhar para você, mas é muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu."

Q, BEN E RADAR | CIDADES DE PAPEL – JOHN GREEN 

Por mais que quando a gente fale sobre Cidades de Papel, já pense em um romance amoroso entre Q e Margot, é necessário sempre lembrar que a base desta história é a amizade, principalmente a do Q, do Ben e do Radar. Estes três personagens entram nesta aventura para encontrar a Margot e por mais que Ben e Radar não achem certo isto tudo pela Margot, eles partem com Q, porque além de serem amigos, aquela era uma aventura para os três viverem juntos. 
A amizade deste três garotos é representada com muita leveza no livro e eles conseguem nos levar por toda a história, por isso para encerrar esta lista escolhemos eles, porque além de serem representativos, mostram como mesmo sendo excluídos na escola, juntos eles se divertem, com leveza. Como amigos de verdade.
E aí, vocês também são fãs do John Green? Ou de amizades literárias? Qual a sua amizade literária favorita?

4 comentários:

  1. Oi, Gabi
    Eu tenho problemas com as obras do Green, mas concordo que suas obras são referências em amizades. Eu só li Cidades de Papel dos citados e acho que os amigos do Quentin são fodas demais pra aguentar toda a chatice dele com a Margo.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amizade é tudo na vida de alguém.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Eu adoooro a amizade do Miles com o Coronel! Tbm citaria a amizade da Hazel, do Gus e do Isaac ♥
    Amo o John Green!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esses três livros do Green <3
    E é impossível não concordar com essa publicação.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir